TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: Política de Proteção ao Idoso

Por:   •  21/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.404 Palavras (18 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        .................................................................................4

2.1 ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA.....................................................................4

2.2 CENTRO DE REFÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL...........5

2.3 BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA.....................................................6

2.4 PRESTAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO........................................................................8

2.5 PLANO DE ATUAÇÃO..........................................................................................9

2.5.1 ESTUDO DE CASO...........................................................................................9

2.5.2 ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL.....................................................11

2.5.3 ORIENTAÇÕES SOBRE DIREITOS SOCIAIS................................................12

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

REFERÊNCIAS.........................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

O Serviço Social caracteriza-se como uma profissão interventiva cujas atividades profissionais se sobressaem, na execução, articulação e planejamento das políticas sociais públicas de diferentes segmentos (saúde, assistência social, educação, dentre outras), perpetuando um posicionamento crítico diante das refrações da questão social entendida como as expressões das desigualdades sociais geradas pelas sociedades capitalistas.

O trabalho ora posto nasce das reflexões oriundas do estudo de caso proposto, versando sobre a Política de Proteção ao Idoso, as competências do órgão que ministrará tal reflexão o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e a atuação do Assistente Social frente a demando encaminhada.

Para a construção deste estudo foram revistadas obras que debatem acerca da Estratégia Saúde da Família – ESF; Centro de Referência de Assistência Social – CREAS; Benefício de Prestação Continuada - BPC; Proteção Básica; Plano de Atuação; e Leis que regem a Garantia da Qualidade de Vida para a idosa em questão assim como a responsabilidade da família para com a mesma.


  1. DESENVOLVIMENTO

2. 1 ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Ao se falar em estratégia de Saúde da Família trata-se da reorganização da atenção básica, onde imprime uma nova dinâmica de atuação nas unidades básicas de saúde por meio da responsabilidade entre os serviços e a população usuária do Sistema Único de Saúde. Essa estratégia precisa, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios na produção de resultados positivos.

Esta estratégia faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) o qual foi criado pela constituição federal de 1988. Onde nos seus artigos 196e 198 afirma que a Saúde é direito de todos e dever do estado, garantindo mediante políticas sócias e econômicas que visam a redução de risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação. O Sistema Único de saúde constitui de ações e serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e hierarquizada. “Tem como diretrizes a descentralização da gestão, o atendimento integral à saúde e a participação da comunidade” (BRASIL, p. 67)

Segundo o Ministério da Saúde 2012, este programa tem como principal proposta visar à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais, representados respectivamente pelo Conass e Conasems, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade, o mesmo é composto de uma equipe multiprofissional .

Cada equipe deve ser constituída por no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo acrescentar a esta composição, como parte da equipe multiprofissional, os profissionais de saúde bucal. (BRASIL, 2011)

Como se percebe na citação acima, a equipe de saúde da família é de fundamental importância na sociedade pois com essa forma de trabalho cada profissional contribui para o bem da comunidade, tendo como principal objetivo promover a prevenção de danos e agravos deixando assim a população conscientizada, onde os mesmos poderão dar continuidade a esta prática da prevenção evitando possível danos referentes a saúde da família.

Neste estudo de caso observa-se a importância da rede que é formada pela equipe de saúde onde o ACS age fazendo este ligamento, ou seja, ele é a ponte auxiliadora entre o indivíduo e a equipe agindo na prevenção e resolução de diversos problemas.

2. 2 CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é protegido e regido por Lei. É um sistema público que organiza de forma descentralizada todos os serviços, benefícios e a rede socioassistencial nacional. Esse sistema, traz uma política pública unificada, com regras claras e papéis estabelecidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (383.5 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com