TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA EMPRESA PRIVADA.

Por:   •  6/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

 EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA EMPRESA PRIVADA.

                                                                               Fernandes, D.P.M[1]

                                                                                Machado, G.T[2]

                                                                                Oliveira, J. O    

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar como vem se dando a atuação do assistente social nas empresas privadas. Neste trabalho, viemos com a proposta de demonstrar o papel do Assistente social vinculado a empresa privada e demonstrando as expressões sociais que o mesmo atua em seu cotidiano com seu fazer profissional.

PALAVRAS CHAVE: questão social, expressões, assistente social.

INTRODUÇÃO

A proposta de nosso trabalho, tem como tema, abordar as expressões da questão social vinculadas a empresa privada, para que pudéssemos obter os resultados, nosso objetivo principal foi conhecer a função dos Assistentes sociais na empresa privada. Com este trabalho tentamos compreender como o papel do profissional de serviço social como mediador entre a questão social e suas expressões no âmbito empresarial, entra em conflito com a pratica do assistente social e o Código de Ética dos Assistente Sociais de 1986, onde a categoria havia expressando clara opção por uma prática profissional vinculada e compreendida aos interesses da classe trabalhadora. E no atual Código de Ética, aprovado em 1993 pela lei n° 8.662, foram mantidos os princípios e valores que expressam esse compromisso dirigido a construção de um projeto ético-político profissional articulado com a luta geral dos trabalhadores.

DESENVOLVIMENTO 

2.1 ASSISTENTE SOCIAL NA EMPRESA PRIVADA

A atuação do assistente social nas empresas privadas remonta a meados dos anos 1940, proveniente da luta dos operários por melhores condições de trabalho, visto que passaram a se reconhecer enquanto classe trabalhadora com necessidades em comum. O trabalho do assistente social nas empresas privadas desde aquela época tem como intuito minimizar a contradição entre empresa e trabalhador (capital x trabalho). Nesse sentido, o profissional é requisitado a atuar junto à gestão de benefícios para suprir a carência material, como também com caráter educativo, por meio de orientações relativas aos direitos do cidadão e através de programas e projetos sociais.

    o assistente social é reconhecido pelo seu trabalho de integração junto ao trabalhador, sendo requisitado para atender as necessidades humanas, auxiliando na construção da sociabilidade, o que acarretará em um comportamento produtivo de acordo com os preceitos das organizações. Dessa forma, o Serviço Social é considerado pelas empresas como mecanismo de promoção de um melhor desempenho dos trabalhadores. Onde possui também atividades voltadas às orientações quanto a direitos e serviços sociais, por meio da concessão de benefícios, encaminhamentos a rede sócio assistencial, análise socioeconômica, além das novas atividades relativas à otimização e racionalização de recursos, inclusão das avaliações de desempenho e trabalho com a comunidade.

  Em muitas empresas os assistentes sociais passam a ser considerados como, mais um profissional de recursos humanos, que desenvolve atividades de caráter educativo e de prestação de serviços sociais ao corpo sócio funcional. “esta área tem sua razão de ser consolidada no gerenciamento científico da força de trabalho mediante um padrão de eficiência”  Segundo Motta (1987, p. 66). As empresas por sua vez, limitam o trabalho do assistente social de acordo com seus interesses. Além do fazer profissional do Assistente Social, o mesmo tem como prática, adaptar o projeto ético político do serviço social, as demandas organizacionais da empresa ao qual ele trabalha, entrando em conflito com o Código de Ética da categoria e suas funções como colaborador de determinada empresa.

METODOLOGIA

(Jocimara arrumar – com algum argumento do livro que pegou na biblíoteca)

Pesquisa de campo com um (a) Assistente social no âmbito empresarial, para conhecer a realidade e identificar o papel do Assistente social nas empresas privadas. A pesquisa de campo é o tipo de pesquisa que pretende buscar a informação diretamente com o campo estudado. Ela exige do pesquisador um encontro mais direto. Nesse caso, o pesquisador precisa ir ao espaço onde o fenômeno ocorre, ou ocorreu e reunir um conjunto de informações a serem documentadas [...].

Para embasar o presente projeto usamos a metodologia bibliográfica afim de, conceituar a pesquisa e dar fundamentos a ela. A bibliografia é a descrição e o conhecimento de livros, artigos, revistas, sites e qualquer outra informação que se refere ao tema pesquisado. Trata-se da ciência que se encarrega pelo estudo de referência dos textos. A bibliografia inclui portanto os textos catalogados que pertencem a uma determinada matéria.

A Pesquisa foi realizada com um formulário de caráter semi-aberto com um conjunto de questões, buscando as respostas da relação entre o trabalho do assistente social e as exigências das empresas privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com