TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Fundamentos Históricos

Por:   •  30/6/2022  •  Ensaio  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de Caso Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social V.

A trajetória do Serviço Social perpassa vários momentos significativos de renovação dentro de sua estrutura conforme as mudanças conjunturais existentes. Em sua gênese, como já pontuamos em diversos momentos da disciplina de Fundamentos históricos e metodológicos, temos o início conceitual, influência da igreja católica e uma ação profissional moralista e confessional. A partir da profissionalização essas perspectivas iniciais são superadas por conceitos filosóficos, metodologias e aprofundamento teórico. Diante das transformações do Serviço Social brasileiro, relacione na tabela abaixo os seguintes aspectos: 

Período histórico  

Período  

Aspectos político-econômico  

Matriz teórica - Ação Profissional 

Década de 30  

Regime da Republica Velha 

Com a implementação do capitalismo e a exploração da força de trabalho houve a consolidação das expressões da questão social devido a as crises econômicas, embora o Estado negava a existência da questão social, e a classe burguesa tentando controlar a classe trabalhadora.

 O Serviço social nesta época de forma conservadora influenciado pela igreja com uma pratica baseada nos interesses da burguesia, o serviço social não sendo criado para atender a classe trabalhadora, mas sim para apaziguar conflitos com ações caritativas. Estado Laico da igeja

Década de 40 – 50  

  Consolidação do capitalismo industrial no qual a forca de trabalho faz o capital ganhar força, a exploração da classe trabalhador para gerar um ganho de capital, neste período a classe do proletariado e a classe burguesa tem um crescimento.

 Neste período de Estado Novo tem o surgimento de “Politicas Sociais” que em seu processo de “Reprodução da Força de Trabalho” visava o “Controle Social”, politicas assistencialistas que controlavam a classe trabalhadora em favor a classe burguesa

Surge o plano desenvolvimentista na era Vargas e em  1954 a Leis que regulamenta o ensino de Serviço Social e assinada

Podemos notar neste período uma forte influencia norte-americana na metodologia do Serviço Social.

“Foi no processo de emergência das classes sociais – proletariado e burguesia nacional – que o Serviço Social se desenvolveu e se legitimou como profissão. O assistente social apareceu como uma categoria de assalariados, direta ou indiretamente vinculado ao Estado, devido à da implementação de suas políticas sociais, via entidades sociais e assistenciais.” (ANDRADE, 2008, p. 270).

No contexto as politicas assistencialistas que tinham por meta controlar a classe trabalhadora reflete no aumento de instituições assistencialista controlada pela classe burguesa, vendo o profissional de Serviço Social como agente recuperador ou solucionador de problemas que surgiam e tidos como do individuo, com reflexo o surgimento da tríade do Serviço Social, SSC o individuo como problema, SSG o grupo se ume para solução do problema, SSC ou Desenvolvimento de Comunidade, “(...) de como o método de Serviço Social de comunidade foi nas discussões sobre desenvolvimento e processo de industrialização eu a atuação profissional do assistente social ganhou fundamentos para sua intervenção na comunidade (...)” (SOUZA, 2017, p.154).

“Os professionais não conseguiam atender as demandas apresentada da profissão” (ALVES, 2017), a partir deste pensamentos se te inicio do e movimento de reconceituação.

“No período de 1947 a 1961, o contingente atingiu um patamar tal que as lutas, os enfrentamentos do corpo profissional, já não se dirigiam mais para aqueles primeiros objetivos, mas passaram a configurar uma luta pela especificidade da sua intervenção (ANDRADE, 2008 p.290).

Década de 60 – 70  

Período Ditatorial - criação de politicas em diversas áreas econômicas, redução de inflação mantendo o capital no país, apoio as áreas rurais para exportação de seus produtos, arrocho salarial, prejuízo aos trabalhadores e superexploração da força de trabalho, lei Antigreve para coibir os sindicatos, extinção da estabilidade de emprego, em contrapartida em 1966 criação do FGTS. Instaurados os Atos Instrucionais - mecanismos utilizados pelos governos usados para dar legitimidade em suas ações. “Os “anos de chumbo” reverberam na vida social dos brasileiros até os                                    dias atuais, sobretudo no que se refere às concepções de participação sociopolítica e ao controle social da sociedade civil” (SOUZA et al., 2017 p.124).

Década 1970 no Governo de  Médici houve a consolidação do Capitalismo com aumento da desigualdade social e as expressões da Questão Social.

“Ernesto Geisel (1974-1979) Processo de Democratização no Brasil, período em que os militares sentem a necessidade do ofertar respostas efetivas á questão social, dado o aumento das reinvindicações populares e as pressões cada vez maiores contra o regime” (BURAKOSKI, 2021).

Nomeação do general João Batista de Oliveira Figueiredo (1979-1985).

 “Enfrentamento a ditadura e a repressão do militarismo, mudança nas matrizes do teóricas com a intenção de ruptura que se deu nas direções de, modernização, atualização do conservadorismo e intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional “ (IAMAMOTO, 2000).

O movimento de reconceituação traz aos profissionais uma visão mais aprofundada das teorias Marxistas e rompimento definitivo com o conservadorismo ligado a igreja católica de uma ideia assistencialista

Na década de 1970 se consolida o movimento de reconceituação, pelos congresso e seminários, Seminário de Latino (1965) marco do Movimento de Reconceituação. Criação da Revista “Debates Sociais”, Seminário de Araxá (1967) foi o “[...]primeiro seminário de teorização do Serviço Social brasileiro e teve como objetivo estudar e teorizar a metodologia da área[...]” (ALVES, 2017p.59) resultando na publicação do “Documento de Araxá”, Seminário de Teresópolis (1670) foi o segundo seminário de teorização do Serviço, trouxe a trouxe novas propostas acerca do processo do fazer profissional, Seminário de Sumaré (1978) “[...]dando prosseguimento as discussões acerca da teorização do Serviço Social como ocorrida nos seminários anteriores”(ALVES, 2017), III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (1979), realizado em São Paulo o “Congresso da Virada”. Segundo NETTO, 2003 este congresso representa um marco no rompimento com o conservadorismo e, instituindo o pluralismo politico, propiciou uma nova configuração em varias dimensões de organização vinculadas ao Serviço Social, como ABESS (hoje ABEPSS) e CFESS,  Seminário de Alto da Boa Vista(1984) evento marcante proporcionando discussões que lançaria novos olhares acerca das matrizes  teóricas e filosóficas do Serviço Social (ALVES, 2017 p.67), ponto decisivo para o movimento de ruptura.

Década de 80-90 

 Em 1985 Trancredo Neves o primeiro civil eleito Presidente da Republica marcando o final do período ditatorial, não chegando a assumir o poder devido seu falecimento, quem assumiu foi o vice Jose Sarney que criou o “Plano Cruzado” e “congelamento de salários” visando o combate a inflação, em 1988 é promulgada a “Constituição Cidadã”.

com o final do mandato de Trancredo Neves assume Fernando Collor, implementando o Neoliberalismo.

Na década de 1980 um aumento considerável da pobreza, chamada a “Década Perdida”.

Neste período se dá a aproximação com a teoria social Marxista, esta teoria apreende o ser social a partir de mediações.” Ou seja, parte da posição  de  que  a  natureza  relacional  do  ser  social  não  é  percebida  em  sua imediaticidade” (YAZBEK, 2010)”[...]” Isso porque, a estrutura de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que põe  o  ser  social  como  ser  de  relações,  no  mesmo  instante  e  pelo  mesmo  processo, oculta a natureza dessas relações ao observador" (NETTO, 1995).

Inicio do Projeto ético-politico com valores fundamentais a quidade, a justiça social, os direitos humanos e a defesa da liberdade como valor ético central, em 1993 a Lei que regulamenta a profissão e o código de ética profissional atualizado.

O ensino de Serviço Social passa a ter uma visão mais aprimorada.

Surgimento de politicas sociais voltadas a tríade de Seguridade Social, a Saúde, Previdência e Segurança Social, um exemplo é a elaboração e implementação da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, dentre outras politicas sociais publicas o profissional passa a ter outra direção.

“É  nesse  contexto  histórico,  pós  Constituição  de  1988  que  os  profissionais  de serviço  social,  iniciam  o  processo  de  ultrapassagem  da  condição  de  executores  de políticas sociais, para assumir posições de planejamento e gestão dessas políticas” (YASBEK, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com