TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICO E TEÓRICO – METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  7/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.771 Palavras (20 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ANHANGUERA EDUCACIONAL ANÁPOLIS

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICO E TEÓRICO – METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL I

ATPS

Anápolis

2012

ETAPA 1

No cumprimento dessa Etapa, seguimos todos os passos e produzimos o primeiro relatório parcial, estabelecendo as relações entre, o texto Serviço Social e Assistência Social no Brasil e o filme Tempos Modernos. Esta atividade foi importante para nossa equipe, para conhecermos as questões sociais decorrentes das mudanças pós Revolução Industrial.

PRIMEIRO RELATÓRIO

        Este relatório foi elaborado por nossa equipe, que é composta de 05 alunas, onde, cada uma, assistiu ao filme Tempos Modernos. Assim, fizemos as anotações e discutimos a respeito das questões sociais retratadas ao longo do filme. Fizemos ainda, a pesquisa sobre o texto sugerido, o Serviço Social e Assistência Social no Brasil, procurando as relações entre o texto e o filme.

        O filme Tempos Modernos é de 1936, de autoria de Charles Chaplin com seu personagem “Carlitos”. Faz uma abordagem crítica ao capitalismo, mostrando a crise da década de 30, ocasionada pela queda da bolsa de valores de Nova Iorque.

        A mensagem do filme é mostrar os efeitos negativos que a Revolução Industrial deixou, a obrigação da produção em massa nas empresas. Outra questão analisada é a realização das tarefas de forma rápida, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do trabalhador. Com isso, surgiram, os problemas sociais relacionado à época, como o desemprego, o estresse do trabalho, a greve trabalhista, a habitação precária, a fome e a miséria.

              A Revolução Industrial trouxe desenvolvimento técnico e transformações na política, na economia e no campo social. De maneira muito rápida, transformando toda sociedade mundial, como vimos anteriormente, principalmente pela maneira em que o trabalho era executado.

        Quanto ao texto pesquisado mostrou as origens do Serviço Social e das instituições sociais, na década de 30.  Nessa época, o Distrito Federal estava localizado na cidade do Rio de Janeiro, onde, havia um grande número de população, devido ao êxodo rural, as pessoas foram obrigadas a abandonar o campo, pela escassez de emprego, procurando as áreas urbanas.

         Neste contexto, a economia brasileira passava por uma transição de mão de obra agrícola para industrial. Eram muitas, as vagas de empregos oferecidos pelas indústrias, mas, necessitava de disciplina para executar o trabalho.

         Assim, o Governo faz o papel de disciplinador e cria estratégias institucionais e ideológicas, onde o Serviço Social foi agente de grande importância nesse processo. Como podemos ver o seu surgimento no Brasil, com o amplo movimento social, com sua origem na Igreja Católica. A sua função era prestar assistência aos trabalhadores, onde, passa a controlar a massa operária.

        Procuramos fazer a relação entre o filme e o texto: em relação ao desemprego - O filme mostra a industrialização e o novo modelo de execução de trabalho. Um dos problemas enfrentados pelos trabalhadores foi o desemprego na década de 30, devido a grande depressão das bolsas de valores. Já no texto, nesse mesmo período, mostra a escassez de emprego no campo e o crescimento da oferta de emprego na cidade devido à industrialização.

        Quanto a greve trabalhista - O filme mostra a reivindicação salarial por parte dos operários, que eram vistos como subversivos por parte do governo. Já texto mostra que, quando se trata de direitos trabalhistas e greves. O governo brasileiro obtinha o controle e passa a intervir na política salarial e sindical, como também na pratica assistencial.

        Em relação à fome e a miséria – No filme, por causa da crise, mostra pessoas roubando comida para sobreviver. No texto, surge a pobreza e a miséria, devido a falta de organização nas cidades para receber os trabalhadores que vieram do campo.

        Quanto ao controle da massa operária – O filme mostra que havia o perigo em se manifestar, os trabalhadores poderiam ser presos. No texto, o governo manipulava e dominava a população ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, por leis sociais e salariais.

        Ainda, em referência ao texto é importante analisar, que o Serviço Social no Brasil, nesse período, era visto como uma profissão que atuava no processo de reprodução das relações sociais, a serviço da classe dominante.

        Baseadas nas pesquisas, concluímos que as questões sociais decorrentes das mudanças pós Revolução Industrial, mostra como foram atingidos e alterados o cenário mundial. Como o novo modelo econômico e a relações de trabalhos, fez com que surgissem novos problemas sociais e o governo manipulando e controlando os trabalhadores.

ETAPA 2

Esta atividade tem a finalidade de mostrar a importância de compreendermos e refletirmos sobre o movimento do Serviço Social frente ao fortalecimento do capitalismo. Produzimos o segundo relatório parcial, com os apontamentos elencados por nossa equipe.

                

SEGUNDO RELATÓRIO

                Nossa equipe pesquisou e discutiu sobre o movimento do Serviço Social frente ao fortalecimento do capitalismo. Lemos e discutimos o texto sugerido, o Serviço Social: a ilusão de servir, para poder responder as seguintes questões: o significado mudar; Quais conseqüências do desemprego enquanto questão social; E porque o conhecimento especializado é importante.

                Em relação ao texto, vimos o capitalismo como categoria de interpretação histórica, acabou influenciando toda sociedade mundial. Os impactos que provocaram, mexeram na estrutura social, principalmente nas instituições econômicas.

                 Observamos que o mundo da época, mostra em seu contexto, a sociedade capitalista, principalmente em relação às transformações no mundo do trabalho. Tudo se deu por causa da Revolução Industrial, que contribuiu para consolidar o capitalismo como processo histórico e também de modo de produção dominante.

                 Para entendermos o fortalecimento do capitalismo, achamos necessário, analisar o próprio termo, que serviu como inspiração para alguns estudiosos, com diferentes significados. Que apresentaram em três vertentes na historiografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com