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FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  164 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar as influências dos Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Tendo como objetivo compreender as habilidades que constam as diretrizes curriculares nacionais descritas: compreensão do significado da profissão, desenvolvimento sócio-histórico no cenário brasileiro, entendimento dos pressupostos filosóficos influências no Serviço Social e conhecer o movimento de reconceituação dentro e fora do Brasil. Colocaremos em prática todo o aprendizado desenvolvido numa sequência de idéias reflexivas e críticas a respeito do tema.

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil, se iniciou por volta de 1965, era um processo de ruptura com o Serviço Social norte-americano. Foi uma proposta no sentido de adequar o Serviço Social à problemática dos países latino-americanos, buscando um marco referencial e teórico para a prática do Serviço Social e elaboração de uma literatura autônoma. A crítica da ligação com os países dominantes, com seu caráter importado da Europa e EUA, foi o momento mobilizado pelo centro brasileiro de cooperação e intercâmbio de serviços sociais – CBCISS, promovendo os seminários de Araxá (1967) e Teresópolis (1970). Foi a apresentação do Serviço Social voltado para a integração social na perspectiva da modernização (neopositivista). O questionamento sem ligação do Serviço Social com os valores e classes dominantes foi o período dos novos paradigmas científicos, do ressurgimento dos movimentos sociais e estudantis na política brasileira.

O resgate das teorias marxistas, pelas obras de Iamamoto e outros. Com base no pensamento de Gramsci, coloca-se a instituição como o espaço das lutas de classes, procurando-se fortalecer a prática do Serviço Social aliada aos movimentos populares. Enfim, o movimento de reconceituação envolveu reelaborações por um grande número de profissionais na busca de fundamentos, de novos, conhecimentos e teorias. O Serviço Social posteriormente ao desenvolvimentismo difundiu uma nova visão das possibilidades da profissão e das funções do assistente social, no sentido de reformulações teóricas e práticas, o que é uma conquista que surgiu através do movimento de reconceituação. A fase da reconceituação foi marcada por análises e críticas ao Serviço Social tradicional e ao sistema vigente que envolveu impasses, crises e ganhou vitalidade com questionamentos, contestações, reelaborações que delinearam diferentes fases, provocando rupturas e reclamando novas abordagens.

TEORIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL: DOCUMENTO ALTO DE BOA VISTA

Na década de 60, os assistentes sociais organizaram vários encontros, para por em prática varios assuntos de grande interesse para a categoria. Surgiram então os primeiros passos para o movimento de reconceituação onde as escolas passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade. Isso com grandes projetos apoiados por grandes instituições. A primeira expressão do processo de renovação do serviço social no Brasil foram os eventos de Araxá (19-26/03/1967) e Teresópolis (10-17/01/1970), esses dois documentos podem ser considerados a tentativa de adequar o serviço social às tendências políticas ditadoras e dominantes. A fase de reconceituação foi marcada por análises críticas ao serviço social tradicional, gerando críticas, contestações e questionamentos. Durante a ditadura militar foram realizados dois seminários de teorização do Serviço Social, o Seminário de Araxá (MG) e o Seminário de Teresópolis (RJ), constituindo uma importante fonte de pesquisa.

O seminário de Araxá, ou primeiro seminário de teorização do Serviço Social foi realizado em Araxá (MG), no período de 19 a 26 de março de 1967. Entre outros temas, o documento de Araxá, publicado pelo CBCISS, trata-se dos níveis da microatuação e da macroatuação do Serviço Social. O nível da microatuação discute a prática profissional voltada para a prestação de serviços diretos. Na macroatuação, o Serviço Social está voltado para a política e o planejamento. Essa integração supõe a participação no planejamento, na implantação e na melhor utilização da infraestrutura social. De fato, o assistente social, ao participar da política e do planejamento para o desenvolvimento, deixa de atuar apenas na execução.

O seminário de Teresópolis promovido pelo CBCISS, ou segundo seminário de teorização do Serviço Social, cujo tema era a metodologia do serviço social, foi realizado de 10 a 17 de janeiro de 1970, em Teresópolis (RJ). A ditadura exigia que o profissional fosse preparado para atuar nas instituições que foram adaptadas ao projeto da autocracia burguesa, vinculado ao capital internacional. Nesse sentido, Teresópolis situa o assistente social como um funcionário do desenvolvimento. As elaborações que constam dos documentos de Araxá e de Teresópolis objetivavam instrumentalizar o assistente social para responder às demandas do regime ditatorial; por isso, não buscavam uma nova organização para a sociedade. Os seminários foram de grande importância para determinar o que é o Serviço Social, qual seu papel no campo do conhecimento humano, quais os pontos de aplicabilidade de seus postulados para uma mudança efetiva da realidade humana e quais são os gargalos, até então intransponíveis que dificultam ou até mesmo impedem a efetiva prática profissional.

AS INFLUÊNCIAS DAS CORRENTES POSITIVISTAS NO SERVIÇO SOCIAL

Os positivistas não têm organizado grupos de assistência social assim como a igreja católica fez, embora tenham realizado vários programas de assistência social em determinadas ocasiões. O positivismo foi coroamento na evolução do ocidente, começada na grécia, seguida em roma durante idade media até a revolução francesa, paris foi a capital do mundo contemporâneo, pois todos os grandes impulsos vinham de paris. O positivismo iniciou-se no brasil em 11 de maio de 1881. Quando Miguel Lemos e Teixeira Mendes fundaram a igreja positivista do Brasil. O positivismo ganhou força no Brasil agraças aos estudantes de matemática, tendo augusto comte como professor, cujo teve grande influencia no positivismo.

O positivismo participou ativamente do movimento abolicionista e do movimento republicano, o que deu o positivismo um grande projeção social e política trouxe abolicionismo e argumentação sociológica que escravidão constitui um monstruoso crime ocidental. O apostolado positivista apresentou para organização estatais inicialmente a proteção ao trabalho da mulher, proteção ao trabalho para

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