TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Social, Econômica e Política do Brasil Fund. Históricos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I

Por:   •  16/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

EaD - Educação a Distancia

CURSO: SERVIÇO SOCIAL Serviço Social I

DESAFIO PROFISSIONAL

Formação Social, Econômica e Política do Brasil

Fund. Históricos e Teóricos Metodológicos do

NOME: ROSEMEIRE NUNES

RA:8520906516

TUTORA EaD: DÉBORA GERALDI

PIACATU

19/09/2014

SUMÁRIO

Passo 1.................................................................................................................3

Passo 2.................................................................................................................4

Passo 3.................................................................................................................5

Referências Bibliográfica....................................................................................8

PASSO 1

O Serviço Social vivencia a expansão profissional através de novos espaços sócio ocupacionais e a reinserção no cenário da política educacional, tem revelado um enorme desafio à profissão,pois aos assistentes sociais apresenta-se a necessidade de engajar se nas instituições escolares, de elaborar e de programar projetos de integração dos aspectos sociais e educacionais vividos pelos destinatários dessa política social, de inserir-se profundamente na dinâmica do conhecimento pedagógico e das suas legislações que marcaram a construção de políticas educacionais nesse país.

O assistente social da atualidade busca fundamentar sua formação profissional a partir das novas Diretrizes Curriculares, com uma flexibilidade das disciplinas, podendo visualizar especificidades regionais e demandas geradas pelas necessidades, através de interlocuções com outras áreas do saber, a indissociabilidade nas dimensões do ensino, pesquisa e extensão e a adoção de uma teoria social crítica que possibilite a apreensão da totalidade social em suas dimensões de universalidade,particularidade e singularidade.

Nessa perspectiva, é que o Serviço Social busca construir um perfil profissional na política educacional, conquistando espaços, protagonizando ações que permitam intervenções profissionais criativas, propositivas, estratégicas, ousadas, destemidas e comprometidas com a transformação social.

O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo.

É uma renovação teóricoprático social com propostas de intervenção e compreensão da realidade social. Esta intenção se daria com a aproximação ao Marxismo, no entanto, deu-se em sua versão simplista, por conta da censura no transcorrer do Movimento, devido ao contexto da Ditadura Militar.

Um destacado movimento de renovação do Serviço Social surgiu nas sociedades latino-americanas, a partir da década de 1960, como manifestação de denúncia e contestação do Serviço Social Tradicional.Não foi um movimento homogêneo, havia uma fragmentação da categoria entre Revolucionários e Conservadores, um visava uma Modernização Conservadora e o outro uma renovação transformadora para construção de uma nova ordem societária.

Os documentos como de Araxá (1967), Teresópolis (1970) e de Sumaré (1980), foram elaborados na busca de propostas de teorização para o Serviço Social, contendo as primeiras expressões de renovação da profissão.

A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão.

Disso tudo resulta na Reforma Curricular e na condução dos destinos das organizações profissionais e intervenção profissional expressas no Código de Ética Profissional que faz uma opção clara pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e seus interesses.

PASSO 2

O projeto profissional possui um compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, o que exige uma abertura das decisões institucionais à participação dos usuários.

No Brasil, o Serviço Social tem-se vindo a afirmar em contextos diversos, e a sua expansão encontra-se legitimada pela crescente massa crítica e redimensionamento da formação, sobretudo,à reconquista dos direitos cívicos e sociais que auxiliaram a restauração democrática da sociedade brasileira.

O projeto profissional é um processo contínuo que se constitui no dia a dia, e que assenta numa proposta de resgate da centralidade da ética na formação profissional.

A defesa e a reprodução dos princípios e valores éticos que estão sendo desenvolvidos exige sujeitos profissionais ativos e autônomos.

Como referem algumas autoras a formação ética, pela sua natureza filosófica, é pressuposto essencial, tanto para o desvelamento crítico do significado das escolhas individuais em face dos projetos coletivos, quanto para orientar a construção de respostas profissionais que, diante dos desafios, tenham a capacidade objetiva de romper, em algumas situações, ou de resistir aos limites da ordem burguesa.

A contribuição essencial deste estudo está no fato de considerar a existência ética como um recurso teórico acessível aos quadros profissionais que estão em formação, rompendo com a ausência de reflexão ética sobre a prática profissional.

Desde 2000 até os dias atuais muitos progressos foram vislumbrados na profissão de Assistente Social e na perspectiva de Seguridade Social pautada no projeto ético-político da categoria que é concebida como parte de uma agenda estratégica da luta democrática e popular no Brasil, visando à construção de uma sociedade justa e igualitária.

A saúde foi uma das áreas em que os avanços constitucionais foram mais significativos. O Sistema Único de Saúde (SUS), integrante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com