TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social

Por:   •  26/11/2021  •  Dissertação  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE DE ESTUDO 01

Acadêmico: Fabiane Paiva da Silva de Los Santos

R.A. 21126768-5

Curso: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I

Valor da atividade: 2,0 pontos

Prazo:

A formação profissional dos primeiros assistentes sociais do Brasil está intimamente ligada à igreja católica. Suas ideias e princípios são "caridade", "bondade" e "assistencialismo", que surgiram de um período em que as massas descartáveis, excedentes e marginais eram crescentes.

O Serviço Social, atualmente, é uma profissão abrangente na sociedade brasileira, ganhou popularidade nas atuais circunstâncias e está amparado por um projeto de política ética que lhe permite formular respostas profissionais qualificadas às questões sociais. Os assistentes sociais são profissionais que atuam nas questões sociais e em suas diversas formas de expressão, formulando e implementando recomendações para tratá-las por meio de políticas sociais, públicas, empresariais, da sociedade civil e dos movimentos sociais.

Para Netto (1992, p.71), “As questões sociais, enquanto questão do trabalho, não refletem exaustivamente”. Sem dúvida, ajuda a pensar o processo de trabalho em que os assistentes sociais são os "executores terminais da política social" de um ponto de vista conservador, oriundo do Estado ou da organização privada que os emprega.

No processo de se livrar do conservadorismo, os serviços sociais passaram a lidar com o campo da política social, que não é mais o campo da relação entre as necessidades dos pobres e o sistema capitalista, mas antes para obtenção de políticas sociais, direitos sociais e defesa da democracia.

Desta forma, não se trata apenas da operacionalidade da política social, embora importante, é preciso entender as contradições da sociedade capitalista, os problemas sociais e os desafios diários dos profissionais, e considerar a política social como uma resposta a situações indignas. Atender as necessidades dos usuários e assim compreender o papel mediador da política social no processo de trabalho dos profissionais.

Bibliografia:

BARROS, E. L. Os governos militares. 5 ed. São Paulo: Contexto, 1997.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. 5º Ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 19-69, 86-91.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (167.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com