TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos teóricos Metodológicos do Serviço social I

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO: Serviço Social

DISCIPLINAS: Formação social, econômica e Política do Brasil

Fundamentos Históricos teóricos Metodológicos do Serviço social I

                                           

 

Acadêmicos:

Letícia Lucena da Silva                     RA 2856154480

Poliana Codogni                                 RA 2809650745

Rebeca Laís de Souza Silveira          RA 2809662805

Sonia Aparecida Silva Macedo          RA 0139529104

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor Presencial: Deborah Gaspar

Tutor à Distância: Ireny Sorge Pereira do Nascimento

                                                                Vânia Britez de Carvalho          

Ribeirão Preto

Setembro/2015

Sumário

A - Questões proposta no passo 1

B - Questões proposta no passo 2

C - Texto Elaborado com a proposta do passo 1 e 2

D- Bibliografia

A – Passo 1  

    O Brasil na década de 1980 passou por grandes transformações por causa da redemocratização da sociedade, uma época muito conturbada, pois foi ali que começou a grande revolução, o povo saindo nas ruas depois de muitos anos de silencio por causa da ditadura militar e um movimento dos “direitos já” que reivindicava o processo democrático.

    O assistente social nesta época não tinha uma ordem a seguir nem um instrumento de trabalho como temos hoje em dia, um serviço que era limitado, com poucas informações.

    A importância do movimento de conceituação para o Serviço Social é a transformação, a renovação dos conceitos e ao agir profissional, que buscava uma formação qualificada com técnicas precisa fundamentação e cientificidade para a profissão.

    O movimento de reconceituação do Serviço Social deu-se como um esforço para que a ação dos profissionais se tornasse condizente com a realidade de cada sociedade, da mesma forma em que trouxe uma revisão mais critica sobre a configuração desta profissão. A partir da realidade da América Latina o Movimento trouxe aos assistentes sociais a necessidade de romper os laços conservadores que já eram decorrentes da profissão e constituir uma nova proposta de ação profissional, voltado aos interesses populares. Essa nova fase do Serviço Social traz uma discussão e uma revisão em nível teórico-metodológico, para que se possam desenvolver as lutas dos segmentos populares, visando a transformação social.

B - Passo 2

    Nos anos 2000, a conjuntura provoca novas disputas em torno da “questão social” e do papel a ser cumprido pelas políticas sociais. Assistimos à diversas formas de precarização da formação profissional, como parte do processo de precarização da educação brasileira. Os números de cursos e de vagas para Serviço Social crescem exponencialmente. A capacidade de mobilização em torno de projetos coletivos se reduz. Com isso, surgem novos desafios na luta pela consolidação dos direitos da população usuária dos serviços prestados por assistentes sociais.
Esses elementos apontam para a necessidade de fortalecer o projeto ético-politico profissionais, que vem sendo construído pela categoria há mais de três décadas. E entendemos que essa luta só é possível com o aprimoramento intelectual e com a organização coletiva de assistentes sociais em suas entidades, bem como com o conjunto da classe trabalhadora.

    Os parâmetros para atuação como Assistente social na atualidade seria o avanço na tecnologia de forma a utiliza-las na intervenção profissional na política de assistente social, não tendo como horizonte somente a execução das atividades nos documentos institucional, limitando suas atividades sobre a ótica da individualização das situações sociais, ou seja, abordar a questão social de acordo com a sua complexidade e diferenciação das necessidades sociais.

C - Texto Elaborado com a proposta do passo 1 e 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (184.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com