TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos históricos e teóricos- metodológicos do serviço social

Por:   •  13/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Ao passar dos tempos as famílias são modificadas e influenciadas pela realidade social a que pertencem, dessa forma principalmente as mais carentes necessitam do apoio das políticas públicas bem como dos profissionais do serviço social na busca efetiva dos direitos que são garantidos na teoria porém dificultados na prática, tendo como conseqüência o desamparo social dessas famílias.

A família é o lugar onde iremos ouvir e aprender as primeiras palavras com quais iremos construir a auto-imagem e a imagem do mundo exterior. É através da família que conseguimos filtrar e entender o mundo, processando e levando por toda a vida.

O campo de reflexão sobre os laços familiares precisam de reforço tanto no plano da pesquisa quanto na intervenção para encontrar uma solução dessas situações complexas de significados.

Em pouco tempo a família passou por inúmeras e marcantes transformações na sociedade contemporânea brasileira como, por exemplo, a busca de uma vida melhor. Por meio dessas buscas as famílias começaram a ter algumas carências, aumentando o convívio entre as gerações somadas aos conflitos familiares. As mulheres que tinham o papel de cuidar da casa e dos filhos foram inseridas no mercado de trabalho diminuindo o tempo para o cuidado com a família e reduzindo o número de filhos. Nesse novo molde os avôs passam a cuidar dos netos. Outras mudanças como as novas tecnologias, e os exames de DNA completam os aspectos que foram importantes na construção do vínculo familiar atual.

Os novos modelos construídos sobre os papéis femininos e masculinos mudaram significativamente os acordos, as estruturas de poder, as formas de expressão da sexualidade e os afetos na família.

  Por meio de tantas mudanças e modificações na família as mulheres passaram a ter um papel ativo no aspecto financeiro da família, deixando para traz a total dependência do marido. O que provocou outra mudança radical na família devido o aumento do número de divórcios que são considerados alterações passada pela vida familiar.

Todas essas mudanças que ocorreram não se dão de modo linear, mas com várias contradições e conflitos. As transformações e continuidade se aliam quando se tratam da família. Este percurso não só sinaliza para as mudanças do ponto de vista sociocultural que é introduzido que é introduzido no núcleo da vida familiar, mas também aponta para as diversas mudanças no modo de viver em família, ou seja, não há uma única configuração familiar. Toda família tem que ser assistida em seu modo de viver, em suas culturas e trajetórias.

Além disso, não podemos deixar de relatar as famílias carentes que são mais prejudicadas por essas mudanças. Os seus membros são excluídos muitas vezes do convívio familiar, onde as crianças desistem da escola por não ter condições ou apoio para continuar, começando a trabalhar precocemente sem a mínima condição humana referida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As moradias também são desestruturadas para o acolhimento familiar.

Mesmo a família alcançando grande importância na vida das pessoas, as desigualdades sociais acabam por impedir que crianças e adolescentes desfrutem do convívio em família.

As famílias brasileiras acentuando suas fragilidades e contradições faz-se primordial sua centralidade no meio das ações das políticas de assistência social. Tendo grande importância a proteção e socialização primária promovedora de cuidados aos seus membros que precisam também ser cuidados e protegidos. Esses direitos que são garantidos por lei e que traduz a família como sendo o núcleo natural e fundamental da sociedade com direito a proteção do estado.

Embora haja reconhecimento explícito sobre a importância da família na vida social e por tanto merecedora da proteção do estado, essa proteção tem sido cada vez mais discutida na medida em que a realidade tem sinais cada vez mais claros no processo de penalização e desproteção das famílias brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com