TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão do meio ambiente na escola

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO (TG)

Estudos Disciplinares IV

A inclusão da Educação Ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro do Brasil quando há conciliação da proteção do meio ambiente        como o desenvolvimento econômico que é o grande desafio da atualidade para proporcionar uma qualidade de vida ordenada na sociedade, podendo assim, formar cidadãos conscientes desde as series iniciais da Educação escolar é fundamental para mostrar que o mundo em que vivemos entra em desordem quando o lixo descartado de forma incorreto degrada todo o meio ambiente contaminando o solo e a agua que são essenciais para nossa sobrevivência.

A Educação Ambiental visa mostrar que o capitalismo precisa se preocupar com condutas e atividades que podem prejudicar o meio ambiente, e que a destruição do ambiente que vivemos, pode prejudicar nosso presente, e nosso futuro como exemplo podemos citar; queimadas nas Florestas, desmatamento sem limite, destruição de nascente de rios, causando aquecimento global, poluição do ar, destruindo a biodiversidade ambiental, que na maioria das vezes não pode ser recuperada, agindo com descaso causando uma desordem Ambiental. Se nossos ancestrais tivessem mais conhecimento, ensino de como preservar o meio ambiente não estaríamos sofrendo as consequências do mau uso e desrespeito com a natureza. Hoje a natureza já vem reagindo contra os desmandos das ações do homem, como; calor excessivo, tempestades, racionamento de agua, destruição da camada de ozônio, geleiras derretendo. Por isso a urgência da inclusão da Educação ambiental nas series iniciais, a escola é o espaço social onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, o que se faz, se diz, e se valoriza representa nosso futuro.

 Um comportamento ambiental correto que pode ser apreendido no cotidiano da vida escolar contribui para a formação de cidadãos responsáveis sendo de grande importância para a preservação do meio ambiente e para auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro. Os alunos vão aprender a importância de plantar uma árvore, fazer a reciclagem do lixo, deixar o carro em casa, comtemplar a natureza, e levar todo esse aprendizado para suas casas, seu filhos, no seu trabalho enfim no seu dia-a-dia construindo um futuro melhor.

A geração passada não teve a mesma oportunidade que temos hoje, você pode tem o poder de mudar tendo responsabilidade, cooperação, solidariedade e respeito pela Vida e pelo Meio ambiente. Assim diz Paulo Freire e Mahatma Gandhi...

“Não é possível refazer este País, democratiza-lo, torna-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”   Paulo Freire

“Seja a mudança que você quer ser no mundo...”   Mahatma Gandhi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com