TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme “O Carteiro e o Poeta”

Por:   •  18/2/2019  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O Filme “O Carteiro e o Poeta”, lançado em 1995, conta a história real de Mario Ruppolo, um pescador, de uma vila, na Itália. O longa-metragem dirigido por Michael Radford,  relata a transformação da vida de um homem simples e sonhador, de um pequeno povoado.

Esta “metamorfose social” acontece no momento em que Mario insatisfeito com a sua profissão de pescador, decide procurar novas oportunidades. Ao passar em frente aos correios da cidade, existe uma vaga de emprego, que foi sua chance de transformação social. O fato ocorreu quando ele exercendo a profissão de carteiro conheceu o poeta chileno ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, no ano de 1971, Pablo Neruda, que estava exilado na ilha, devido à questões políticas.

Observamos na narrativa verídica o poder que a palavra exerce nas pessoas, tanto no fato de Neruda ter sido exilado por seus textos causarem grandes impactos sociais, ao ponto do poeta ser perseguido e obrigado a sair da sua pátria amada. Como também, na percepção de um tímido carteiro que desejava usar da palavra como artificio para uma conquista sentimental.

Assim, a comunicação oral e escrita são abordadas na forma implícita e explícita no decorrer da história. Na forma implícita percebida no fato de Pablo ter sido exilado, por fazer o uso de metáforas em seus poemas para demonstrar sua insatisfação social. Na forma explícita no fato de Mario querer conhecer e fazer uso de metáforas nas suas relações pessoais.

Portanto, o filme relata em distintas histórias que se cruzam, como os mecanismos de comunicação escrita e oral tem um forte poder na coletividade. Seja em grandes proporções sociais ou apenas em relações interpessoais. Conhecer os mecanismos oferecidos pela palavra como: intertextualidade, procedimentos argumentativos, figuras de linguagem, léxico, entre outros recursos que compõem a estrutura textual são fundamentais para uma comunicação efetiva e sem ruídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com