TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  23/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL - DIMENSÃO HISTÓRICA

SIMONE ALMEIDA DE LIMA

RU: 2788497

ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL

O trabalho a ser apresentado tem como referencia  o livro (Servico Social no Brasil Panorama histórico e desafios da autora  Eliana Aparecida Goncalves Albonette. O respectivo livro trata a origem do Serviço social como profissão orientando e esclarecendo a profissão acabando com  o que se tem ate hoje que serviço Social e muito mais que dar esmola e fazer  caridade.

 Segundo a autora Albonete (2017), Em 1936 sob influência belga surge e a primeira escola de nível superior de Serviço Social em São Paulo fundada por uma das estudantes brasileiras formadas na Bélgica, sob influência da igreja católica em seguida o Instituto de Educação Familiar e Social sediado no Rio de Janeiro. Castro 1993 sustenta que o serviço social teve origem no movimento da ação Católica. Acrescenta:

Ação Católica – intelectualidade laica, estritamente ligada à hierarquia católica – […] propugna, com visão messiânica, a recristianização da sociedade através de leigos, orientados por um projeto de reforma social. Estes núcleos de leigos, orientados por uma retórica política de cunho humanista e antiliberal, lançam-se a uma vigorosa ação dirigida para penetrar em todas as áreas e instituições sociais, criando mecanismos de intervenção em amplos segmentos da sociedade, com a estratégia de, progressivamente, conquistar espaços importantes no aparelho do Estado. (Castro, 1993, p. 42)

Além dos interesses da igreja católica em recuperar a hegemonia e seus privilégios, o forte crescimento da indústria contribuiu para a demanda do serviço social. Muitos eram atraídos para as capitais com propósito de melhores condições de vida e de trabalhos, o que fez com que a população crescesse de maneira rápida e logo faltasse moradia, saneamento básico e condições  dignas de vida.

Na era Vargas Se deu o inicio da consolidação das leis de trabalho (CLT), mas ainda sob forte influência de escolas do exterior que tinham por filosofia ajustar o individuo à sociedade ou responsabiliza-lo pelo seu desalinho. Iamamoto e Carvalho (2006) afirmam que, ao menos em suas fases iniciais, o trabalho do assistente sociai é cooptado pelos interesses do capital, destacam que:

O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão reconhecida na divisão social do trabalho, tendo por pano de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos esses apreendidos sob o ângulo das novas classes sociais emergentes – a constituição e expansão do proletariado e da burguesia industrial – e das modificações verificadas na composição dos grupos e frações das classes que compartilham o poder de Estado em conjunturas históricas específicas. (Iamamoto; Carvalho, 2006, p. 77, grifo do original)

O Serviço Social é uma profissão jovem comparada a outras profissões no Brasil, mas a classe trabalhadora sofria a desigualdade num regime de ditadura. Pouco se fazia à população e sempre era tirado proveito para o enriquecimento dos patrões.

O Serviço Social nada mais era que ações filantrópicas e caridade. Foi criado pelo controle social exercido pelo estado, influenciado pela igreja católica e o interesse do estado capitalista. Já os trabalhadores eram vistos pelo capital como desalinhados e desajustados e que precisavam ser corrigidos pelos seus “erros”, para se engajarem a classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com