TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.466 Palavras (14 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior em Serviço Social

Disciplina: 6ª Série - Serviço Social

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

        

  • ADRINELLE CAMILA SILVA: RA - 432963
  • ELAINE APARECIDA RAMOS SOUZA: RA-7941712139
  • LUCIENE JESUINO: RA - 7903676371
  • MARIA APARECIDA SANTOS: RA- 435498
  • RAQUEL ADRIANA SOUZA MOTA: RA - 423666
  • RAQUEL RODRIGUES FIGUEIREDO: RA - 8113727061        
  • VERA LUCIA DA SILVA: RA - 432962

Uberlândia/MG, Setembro/2015

RESUMO

O Serviço Social na atualidade atua em cenários sociais que retratam desafios históricos encontrados ao longo de sua jornada na construção do Projeto Ético Político e o Projeto de Intervenção. Analisar o Serviço Social na contemporaneidade exige pensar no compromisso com o cidadão e nos desafios encontrados na busca por caminhos norteadores para cumprir com o compromisso social. Atualmente, a pesquisa tem ocupado um papel de grande relevância para o desenvolvimento do Assistente Social e confere ao mesmo um cunho científico, na medida em que ele investiga para poder intervir.

Palavras-chave: Serviço social. Pesquisa. Projeto.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NO CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL        

3 JUSTIFICATIVA        

4 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        

5 HIPÓTESE        

6 OBJETIVOS        

6.1 Objetivo Geral        

6.2 Objetivos Específicos        

7 METODOLOGIA        

9 REFERENCIAL TEÓRICO        

9 CRONOGRAMA        

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

Muitas mulheres ainda acalentam em seu íntimo o sonho de ser mãe, frito de um instinto natural da vida, milagre da continuação e perpetuação da humanidade.

Juntamente a esse sonho encontram-se os direitos e garantias da gestante, proteção para as futuras mamães e seus bebês, mas ainda há muito desconhecimento acerca desses direitos: preferência em filas, direito a ser atendida em caixas especiais em bancos, prioridade no atendimento com crianças de colo, direito garantido a amamentar seus bebês quando retornam ao trabalho, direito à licença maternidade, às consultas de pré-natal e etc.

Diante disso, esse estudo tem como objetivo, esclarecer às mamães gestantes e puérperas que utilizam a rede pública de saúde, por meio de grupos educativos e para os profissionais que atuam no atendimento às futuras mamães.

O estudo tem ainda a intenção de discorrer sobre a importância e relevância da pesquisa social na atualidade no campo do Serviço Social.

2 A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NO CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

A pesquisa é um elemento primordial em qualquer área da ciência, seja ela na economia, história, engenharia, direito, serviço social, entre outras. Ela é um instrumento eficaz para auxiliar o Assistente Social na elaboração de planos e ações, visando atingir metas e objetivos na área social. Sem o uso da pesquisa esse profissional dificilmente conseguirá desenvolver um trabalho eficiente e eficaz.

Dentro de um contexto histórico, a aproximação do Serviço Social com a pesquisa, inicialmente ocorreu de modo muito superficial, por consistir apenas em coletar dados apenas das condições de vida de certos grupos, sendo a investigação desconsiderada. Mas atualmente, as pesquisas têm assumido um lugar importante na profissão do Assistente Social, pois ao mesmo tempo que ele coleta os dados, automaticamente já vai em busca da compreensão das causas de determinada situação, levantando ainda possíveis soluções. ou seja, o Assistente Social passou a buscar compreender a realidade social e todas as demandas existentes. A partir do momento que nos cursos de formação de Serviço Social, a pesquisa foi colocada como uma disciplina única, os profissionais tiveram acesso a técnicas de pesquisa e aperfeiçoamento que permitem elaborar uma pesquisa social efetiva (ROCHA, 2009).

De acordo com o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de Minas Gerais, os curso de Serviço Social

abordam pontos como a interlocução da pesquisa no processo de construção do conhecimento no campo social e o desvelamento dos sentidos atribuídos à pesquisa no interior do Serviço Social. Por se tratar de uma atribuição e competência do assistente social, a pesquisa deve ser um assunto constantemente debatido pela categoria e, precisa ser entendida como algo inerente à intervenção. É por meio do processo investigativo que se pode conhecer a realidade e decifrá-la naquilo que ela se manifesta de imediato (CRESS-MG, 2012, s.p).

O instrumental utilizado predominantemente pelo Assistente Social preponderantemente em suas pesquisas era a visita domiciliar e também a aplicação de inquéritos sociais (entrevistas) com trabalhadores, familiares, vizinhos, patrões, amigos de pessoas que buscavam ajuda desses profissionais ou eram encaminhadas por órgãos de assistência. Mas foi somente na transição dos anos de 1970 aos anos de 1980 que essa a discussão sobre novas formas de buscar respostas assumiu no Brasil uma posição de destaque, talvez pelo constante enfrentamento da Ditadura Militar e da categoria profissional (ROCHA, 2009)

De acordo com Iamamoto (1993, p.104),

[...] este rumo intelectual e político vêm alimentando a conformação de uma nova face para o Serviço Social, distinta da herança das suas origens, seja no campo da produção teórica, seja no campo do exercício profissional, na busca de ampliação de suas bases de legitimidade para além das esferas patronais, no sentido de incorporar interesses e necessidades dos segmentos populacionais subalternizados que são alvo do seu serviço (IAMAMOTO, 1993, p.104).

Desta forma, segundo Soares (1996), a pesquisa passou a se constituir como dimensão da prática do Assistente Social e se tornou um instrumento fundamental para a construção de um campo teórico-metodológico, visando atender às novas exigências da atuação deste profissional e se consubstanciando como atividade intrínseca ao Serviço Social, principalmente, a partir da inclusão da disciplina de pesquisa como já dito antes, no processo de formação do profissional, e também, na criação de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, a partir da década de 1970 e 1980.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (260.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com