TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Serviço Social

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Prof.ª: Ma. Ana Lúcia

                                                           

                                                            Maria de Fátima Silveira RA: 406765

Acaraú – CE

/ 2015

[pic 2]

Serviço Social

Projeto de Pesquisa em Serviço Social

Prof.ª: Ma. Ana Lúcia

Uma Análise da Participação da Família na rotina do Idoso

                                                                   Maria de Fátima Silveira/ RA: 406765

                                                                                   Projeto de Pesquisa apresentado                                                        na disciplina de Projeto de Pesquisa em Serviço Social como requisito para a conclusão da disciplina

Acaraú – CE

/ 2015

RESUMO

Quando se passa a analisar a situação das políticas públicas no Brasil surge à necessidade de conhecer sua trajetória, a forma como a mesma interferiu e interfere no processo político brasileiro, desenvolvendo um olhar abrangente e aprofundado das inquietações que desde os primórdios fazem parte da sociedade.

 Em primeira análise às políticas de saúde não deveria manter-se restrita ao olhar setorial, porque para potencializar um debate aberto e reflexivo sobre a orientação de tais políticas, é preciso ampliar as discursões de forma aprofundada para além dos órgãos governamentais, ou seja, trazer tais discursões para a sociedade em geral.

No entanto, surge o desafio de desenvolver conceitos e abordagens que possam dar conta do modo de construção das políticas públicas brasileira, reconhecendo que a mesma surgiu de um processo cultural e social, para que através disso seja desenvolvido modos de abordagem que rompam com a herança conservadora, desenvolvendo uma visão crítica de forma a adaptá-las as políticas públicas existentes de maneira inovadora.

A aposta feita é incentivar mais pessoas para que façam análises de políticas, ampliando seu escopo a partir do reconhecimento do outro como sujeito político, do entendimento das especificidades locais e regionais e da construção de referenciais e metodologias de pesquisa que aprofundem a reflexão sobre a realidade política, social e cultural.

Pois a melhor forma de abordar as políticas públicas é conhecer diferentes olhares e percepções, e principalmente usando metodologias e as inúmeras formas de conhecimento, como base e referencial para desenvolver um olhar crítico de forma a contribuir para que as políticas respondam as inúmeras necessidades que a sociedade brasileira apresenta.

INTRODUÇÂO

A família é a mais importante instituição na construção de valores morais, éticos e espirituais, desenvolvendo entre seus membros sentimentos de cuidado e solidariedade, sendo responsável pela formação de padrões e comportamentos, de proteção social primária.  Portanto, em se tratando de pessoas com idade avançada, são identificadas algumas situações em que seus membros se distanciam dessa proteção social primeira, que deveria ser encontrada no seio familiar.

Em vista disso, este trabalho foi desenvolvido no NASF – (Núcleo de Assistência a Saúde da Família), usando como metodologia de pesquisa uma entrevista feita com o HIPERDIA, (Hipertensos e Diabéticos). Dentre o grupo foi selecionado quatro usuários para fazer parte da entrevista, contendo perguntas sobre dados básicos e familiares, como; nome, idade e convivência familiar.

Durante a entrevista foi observado que todos os idosos se referiam aos filhos (as) e netos (as) como principais membros da família, apresentando uma carência acentuada na falta de participação dos mesmos em suas rotinas, mostrando assim, a família se escusando do papel de protetora e cuidadora, direcionando essa responsabilidade para os órgãos públicos e trazendo para os profissionais do Serviço Social a exclusão do idoso como questão social.

 

JUSTIFICATIVA

Ao indagar aos idosos sobre suas atividades diárias e quais parentes conviviam e participavam de pelo menos parte dessas atividades, foi perceptível o fato de que viviam cada momento de suas vidas sozinhos, uns até moravam com filhos e netos, mas os mesmos viviam atarefados com ocupações rotineiras, não tendo tempo para estar com o idoso.

No entanto, é evidente que a realidade enfrentada pelos idosos cotidianamente, é decorrente de ideologias, de preconceitos internalizados e expressos na sociedade, enfatizando que cada vez mais a família se distancia do seu papel de protetora, pois segundo PNAS- Política Nacional de Assistência Social, a família é apontada como suporte da rede social da pessoa idosa, sendo convidada a assumir seu papel de proteção social, desempenhando uma importante função na proteção social primária, no espaço doméstico dos cuidados, nos apoios afetivos capazes de potencializar os efeitos da proteção social pública.

Portanto, esse projeto de pesquisa tem como intuito sensibilizar os familiares desses usuários para que se disponibilizem a participar de atividades rotineiras, como acompanhar seu idoso no SCFV- (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), ofertado pelo CRAS – (Centro e Referência de assistência Social) e o HIPERDIA – (Diabéticos e Hipertensos), realizados pelo NASF - (Núcleo de Assistência a Saúde da Família), pois esses serviços são realizados por uma equipe de multiprofissionais, como psicólogos, enfermeiros e Assistentes Sociais, que tem como objetivo dá suporte a famílias e indivíduos que se encontram expostos a alguma vulnerabilidade social, com o intuito de que os mesmos desenvolvam capacidades e potencialidades, atribuindo-lhes assim uma melhor qualidade de vida.

OBJETIVO GERAL

  • Fortalecer as relações familiares entre o idoso, seus filhos e netos a fim de promover uma convivência fraterna e de cuidados entre os mesmos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Sensibilizar a família a fim de conviverem com os anseios e dificuldades apresentadas na rotina de seus idosos, oferecendo-lhes a atenção merecida;
  • Estimular os familiares a compreender e entender o processo de envelhecimento;
  • Propor ações de inclusão da família na rotina de seus idosos com o intuito de promover-lhes uma melhor qualidade de vida.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As funções da família são históricas, elas foram se constituindo ao longo do tempo, de acordo com as peculiaridades e particularidades de cada geração, mas apesar dessas particularidades nunca deixou de ser a estrutura psíquica do indivíduo, como espaço de geração de cuidado, segurança, sentimento de pertença de determinado grupo, desenvolvendo a relação primária de afeto e solidariedade entre seus membros.

No entanto, a transição do estado adulto para a velhice é um processo que provoca grandes alterações na auto estima e auto imagem destas pessoas, que deixam não só de ser valorizadas pela sociedade, como também na maioria das vezes passam a sentir-se solitários e excluídos da própria família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (333.1 Kb)   docx (144.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com