TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Nem Serviço Social

Por:   •  4/4/2016  •  Abstract  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 3

1. Avaliação I - Redação Individual (322485)

Pesquisa em Serviço Social (SES02)

QUESTÃO:

1. Todo profissional de Serviço Social precisa ter claro que sua intervenção reflete diretamente na vida do ser humano, ou seja, todo ato tem consequências positivas ou negativas, dependendo do posicionamento do profissional. Para tanto, é importante que o assistente social tenha clareza sobre sua atuação e busque constantemente aperfeiçoamento técnico, fundamentando sua intervenção. Com base nesse pressuposto, escreva uma redação com o tema: A INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E A CONTRADIÇÃO DO SENSO COMUM.

RESPOSTA ESPERADA:

O assistente social é capacitado para intervir nas mais variadas expressões da questão social, aprimorando-se para minimizar os impactos da sociedade capitalista. Nesse sentido, faz-se necessário que o profissional conheça cada situação na sua totalidade, para analisar as partes, mantendo a imparcialidade e um posicionamento profissional, buscando aproximar sempre a teoria da prática. É necessário ainda que o profissional sempre busque fundamentar suas ações através dos referenciais já existentes, que justifiquem seus métodos de trabalho. Diante disso, o senso comum desqualifica a intervenção profissional, colocando em risco aquele que utiliza os serviços, pois este atendimento é baseado no imediatismo, na parcialidade e em valores culturais, não técnicos.

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (322487)
Pesquisa em Serviço Social (SES02)

QUESTÃO:

1. O Conhecimento Científico contribui para a construção de respostas, com o objetivo de atingir o ideal do conhecimento em um processo de conquistas consciente e ordenadas. Neste processo, o sujeito atua através da prática e do intelecto sobre o que está sendo investigado e passa a construir novamente no seu pensamento. Este processo passa por etapas. Partindo desse pressuposto, cite as três etapas do conhecimento.

RESPOSTA ESPERADA:

A identificação do mundo da forma como se apresenta no real.
A identificação da realidade  através do processo mental.
O pensamento abstrato à prática, que é a identificação do mundo real através da possibilidade de transformação da realidade, que consiste na prática partindo de novas teorias.

QUESTÃO:

2. No desenvolvimento de uma pesquisa, é imprescindível que o pesquisador tenha clara a temática que estará desenvolvendo. Diante desse pressuposto, tendo por base as etapas de uma pesquisa, descreva os seguintes passos: tema, problemática, objetivo geral e objetivos específicos (mínimo 3) com a temática: O USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS.

RESPOSTA ESPERADA:

TEMA: O uso de substâncias psicoativas.

PROBLEMÁTICA: A violência intrafamiliar motivada pelo uso do álcool.

OBJETIVO GERAL: descobrir se o uso indevido do álcool contribui na violência intrafamiliar das famílias inseridas no programa de atendimento às mulheres vítimas de violência, do CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social. (Não se esquecer de delimitar o local que seria desenvolvido o projeto). 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Perceber se o público atendido compreende o abuso de álcool como determinante em situações de violência.
• Identificar se o usuário de álcool consegue perceber a própria dependência química. 
• Levantar as consequências que o alcoolismo gera na família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com