TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.625 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753

Solange Cristina Freitas-RA 7567598872

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

BAURU/ SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753

Solange Cristina Freitas-RA 7567598872

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Profª Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.

BAURU / SP

2015

SUMÁRIO.

  1. Introdução..................................................................................................................04
  2. Metodologia Cientifica..............................................................................................05
  3. A relevância da Pesquisa Social................................................................................05
  4. Projeto de Pesquisa....................................................................................................06
  5. A Humanização no Atendimento a Gestante_

5.1Objetivos Gerais

5.2 Objetivos Específicos

5.3 Justificativa e hipótese.........................................................................................07

  1. Cronograma...............................................................................................................09
  2. Considerações Finais.................................................................................................10
  3. Bibliografia................................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O presente estudo traz como objetivo principal a construção de um projeto de pesquisa. Tem entre suas propostas o debate em grupo e a exposição de ideias que foram formuladas mediante as pesquisas em sites especificados.

Através destas compreender a ação e habilidades que serão requeridas no decorrer da atuação do profissional do Serviço Social. 

METODOLOGIA CIENTIFICA

        O emprego de procedimentos metódicos utilizados para dar respostas aos fatos é conhecido como Metodologia Cientifica.

        Ela se utiliza de diversos instrumentos e técnicas para possibilitar uma visualização mais clara e também o alcance de novos objetivos. No uso da metodologia cientifica  é descartado a opinião pessoal, já que ela sofre influencias ligadas ao campo emocional e cultural. Para aplicação metodológica são utilizados informações e números baseados em fontes de pesquisa.

        Sendo assim a Pesquisa Social tem como papel principal desenredar e denunciar no campo da realidade social os causadores e indicadores do publico ou da comunidade em questão. Fazendo o uso de tais ferramentas o profissional poderá ser mais assertivo em cada intervenção.          

A RELEVANCIA DA PESQUISA SOCIAL

        As respostas e fontes assertivas quanto aos fenômenos sociais tem como base a pesquisa, pois ela rompe om o senso comum ou um fato isolado e de forma lógica utilizando-se de processos metodológicos busca responder os “porquês” da sociedade de formal global.

Por meio dela o profissional do Serviço Social, pode visualizar de forma mais clara o antecedente e resultante individual das diversas expressões sociais.

Os profissionais da Assistência tem importante papel como vetores, no qual podem favorecer a implantação e desenvolvimento de  politicas publicas que atendam e transformem a realidade social.

Observar, estudar e aprender as dimensões sociais e seus resultados deve ser uma prática cotidiana, já que o Serviço Social tem um espaço determinado e importante dentre as Ciências Humanas e Sociais.

Concomitantemente a pesquisa é capaz de afirmar ou desconstruir um conceito existente. No campo do Serviço Social ela é de extrema importância nos dois sentidos.

Para afirmar as politicas e programas que tem gerado desenvolvimento social, e para desconstruir e romper com o conceito de “Assistencialismo e paternalismo” no qual o Serviço Social teve como alicerce no passado.

Foram resultantes de questionamentos e pesquisas tal ruptura dentro do cotidiano e prática do Assistente social, e a resposta e desenvolvimento da profissão estão totalmente ligados ao método cientifico de pesquisa.

PROJETO DE PESQUISA FORMULADO DENTRO DAS NORMAS DA ABNT                                       

As normas para elaboração de trabalhos acadêmicos são estabelecidas pela  Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT),que é o órgão responsável por toda normativa técnica no país.        

É uma instituição sem fins lucrativos é um documento privado, protegido por direitos autorais é uma norma vendida pela própria associação.

O objetivo das normas utilizadas nos trabalhos acadêmicos brasileiros é de manter a padronização e ordenação que possibilite uma linguagem com esclarecimentos.

O projeto é a etapa do processo que elabora, executa e apresenta a pesquisa dentre os seus componentes em plano de ação por um determinado tempo.É fundamental que uma pesquisa tenha como objetivo principal, descobrir respostas mediante o emprego de procedimentos científicos, segundo a ABNT NBR 15287/2011.

O planejamento é um instrumento utilizado no projeto de pesquisa, dele constituiu os procedimentos dos planos e ações que resulta o trabalho final de conclusão.

A investigação do problema, sua natureza, situação e o espaço-temporal a ser analisada gira em torno do planejamento mediante análise, tanto do nível de conhecimento do assunto quanto á sua natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com