TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em serviço social

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

   

 O presente trabalho é um projeto de pesquisa que tem como propósito formular, coletar dados, obter o conhecimento, tendo como base as bibliografias e apresentar a relevância da pesquisa social e seus diversos métodos de utilização para o trabalho do profissional assistente social associando a teoria e prática.

   O tema escolhido foi trabalho com idosos na questão dos direitos e apresentar soluções práticas, para conscientização desses direitos e consequentemente assegurar seus direitos.

Tema

Idoso: Conhecimento e Garantia de Direitos

No site http://www.opovo.com.br/ de 29/09/2013, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País tinha 21 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos em 2012. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o País seja o sexto em número de idosos em 2025, quando deve chegar a 32 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Isso é consequência da longevidade e por isso ganhou notoriedade para estudos da terceira idade. O Estatuto do Idoso tem o objetivo promover a Inclusão Social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas publicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Será que estamos preparados? Para que as necessidades mínimas da população idosa sejam cumpridas são necessárias políticas públicas de curto, médio e longo prazo para atendê-los de forma digna concedendo os direitos fundamentais, assegurando seus direitos sociais, promovendo sua autonomia e respeito.

Objetivos:

Verificar o grau de conhecimento dos idosos com relação a seus direitos e através da presente pesquisa qualitativa, apresentar dados que esclarecem a questão da problemática apresentada. O objetivo é:

  • Esclarecer aos idosos que ainda não tem esse conhecimento, de modo fácil entendimento, como garantir seus direitos.
  • Incentivá-los a buscar esses direitos conforme o Estatuto do Idoso e Constituição Federal 88
  • Conscientizar órgãos públicos, privados e cidadãos em geral a respeitá-los e tratá-los de forma merecida e que fizeram e faz muito pelo nosso país.
  • Aprofundar o conhecimento sobre o Estatuto do Idoso

Justificativa

É de suma importância que o profissional assistente social realize pesquisas sociais na intenção de aprofundar seus conhecimentos acerca dos problemas sociais e através da pesquisa social avaliar de forma mais segura a problemática para posteriormente planejar e buscar políticas sociais que ajudam a população pesquisada. A pesquisa social de acordo com Gil (2010) pode-se definir pesquisa como processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. A partir dessa conceituação, pode-se, portanto, definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social.

No Brasil, considera-se idoso quem tiver atingido os 60 ou mais anos de idade, homem ou mulher, nacional ou estrangeiro, urbano ou rural, trabalhador da iniciativa privada, de serviço público, livre ou recluso, exercendo atividades ou aposentado, incluindo o pensionista e qualquer que seja a sua condição social (Martinez, 2005, pg. 20).

Metodologia

Esta é uma pesquisa quantitativa com coleta de dados, elaborada pelo grupo com perguntas informais e questões abertas. Também realizamos pesquisas bibliográficas em vários sites como: scielo, globo, Fapesp e  Unesp e buscamos algumas referências bibliográficas como o Estatuto do Idoso e Guia Prático de Direitos da Pessoa Idosa, entre outros.  Com a finalidade de deixar os entrevistados a vontade e evitando constrangimento, escolhemos um local onde duas componentes do grupo fazem estágio, pensando em deixar a entrevista mais familiar e calorosa. Realizada no período da tarde do dia 05 à 09 de setembro 2014, devidamente autorizado pelas idosas através do termo de consentimento livre e esclarecido e pela representante da Instituição Maria de Lurdes Batista, da Associação Mulheres de Pirituba, estabelecida na Av. Benedito de Andrade, nº 516 – Pirituba – São Paulo – SP. A pergunta pertinente foi: Conhece os direitos do idoso? Número de entrevistados: 6 (seis), escolhidos aleatoriamente, sendo 5 mulheres e 1 homem com idade superior a 60 anos.

  • Maria Deusdete da silva -  68 Anos

Resposta: conheço direito a aposentadoria, de ir e vim, respeito, direito de muitas prioridades e respeito dos filhos e da população.

  • Ione de Oliveira –  71 Anos

Resposta: conheço direito transporte gratuito, fila preferencial nos bancos, aposentadoria, leite do governo, direito de ser respeitada pela população e pelos filhos e direito ao leve leite etc...

  • Maria da Gloria Porfiro Santos – 71 Anos

Resposta: conheço direito do bilhete único (metro e ônibus), cadeira reservada no ônibus, ser respeitada pela idade , saber respeitar não importa a idade, apoio da população e direito do leito.

  • Francisco Mello – 73 anos

Resposta: conheço direito no ônibus, trens, metrô, aposentadoria, cinema, teatro, SESC Pompéia e viagens.

  • Maria Ap. M. Barbosa – 72 anos

Resposta: conheço direito a passagem gratuito, leve leite, integração social, teatro, cinema, viagem p outras cidades com passagem antecipada de 5 dias.

  • Hermínia Lins Malucherfe – 70 anos

Resposta: conheço direito de ser respeitado pela sociedade e principalmente pela família, teatro, cinema, remédio, leite, passagem trem e metrô.

Cronograma

Pesquisa Social

mês

dia

dia

dia

dia

dia

dia

dia

dia

dia

Set/14

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Reunião/contato com o grupo

x

x

x

x

x

x

x

x

Discussão do problema

x

Coleta de dados

x

x

x

Bibliografias e leituras

x

x

x

x

x

x

Fabricação do questionário

x

Aplicação do questionário

x

x

Revisão e finalização

x

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com