TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em serviço social

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

     

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

LEME – SP

24 DE SETEMBRO DE 2015

Metodologia científica:

Estudo os métodos e instrumentos que são necessários para elaboração de um trabalho científico.

É um conjunto de técnicas e processos, colocados para dar inicio a uma pesquisa e a formulação de uma produção científica.

Metodologia:

É o estudo dos métodos, em especial os métodos das ciências. Ela é um processo utilizado para seguir uma investigação da verdade, podendo ser no estudo de uma ciência ou também para se alcançar um fim determinado.

Na Metodologia científica são abordadas as principais regras para se ter uma produção científica, fornecendo assim todas as técnicas, os instrumentos que serão utilizados e os objetivos para assim ter o melhor desempenho e qualidade possível de um trabalho científico.

Já a pesquisa é uma atividade de muita importância para a elaboração dos trabalhos que serão realizados com base na metodologia científica. Esta é a fase das investigações e da coleta de dados sobre o tema que ira ser estudado.

Ciências Humanas

Esta relacionada a todas àquelas ciências que tem o ser humano como seu objeto de estudo ou foco. Ciências Humanas consistem em todas as profissões e as carreiras que tratam primariamente dos aspectos humanos.

Elas estão apoiadas na Filosofia que basicamente é a tentativa do homem em entender a humanidade e seus mistérios, artes em geral, podendo estar relacionadas ao entretenimento e também na área da comunicação tendo relações com a informação e também nas politicas e línguas.

As ciências Humanas Geralmente são definidas como uma ciência não exata e de vaga margem subjetiva, elas são também bastantes profundas e complexas sendo-as de uma grande importância na sociedade.

Ciências Sociais

É a área da ciência direcionada ao estudo da humanidade, estudando os aspectos sociais do mundo humano, de uma forma mais clara ela estuda toda a vida social de indivíduos ou grupos humanos.

 Estão incluídas nas ciências sociais as áreas da antropologia, biblioteconomia, estudos da comunicação, marketing, administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, economia, direito, psicologia, filosofia social, sociologia e serviço social.

O profissional de Serviço Social trabalha com a questão social no planejamento, gestão e execução de politicas públicas, é um profissional que também trabalha para manter o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade.  

É de sua responsabilidade como assistente social integrar as crianças e adolescentes que se encontram em um estado de vulnerabilidade social. Acompanhar essas crianças, analisar a situação e assim criar um ambiente saudável, até que tanto a família como a criança, estejam prontas para retornar ao convívio.

Sendo assim o Assistente Social pode implantar um projeto social quando se depara com uma problemática, esse projeto de pesquisa tem como objetivo a busca da causa do problema para assim poder colocar em pratica as politicas publicas que são oferecidas para tentar solucionar o problema buscando assim o bem estar social.

Diante todos os problemas existentes a pesquisa social é muito importante para a tentativa de soluciona-lo, tendo em vista que ela ira fazer com que você como profissional busque a solução para aquela problemática, nos como estudantes de serviço social escolhemos um tema para a elaboração de uma pesquisa social com base no trabalho infantil.

Trabalho infantil é todo trabalho realizado por pessoas que ainda não possuem idade suficiente para poder exercer essas funções. Cada lugar do mundo tem a sua regra em relação à idade permitida. No Brasil, crianças e adolescentes de zero a 13 anos não estão permitidos sob qualquer condição a realizar qualquer tipo de trabalho, quando atingida a idade de 14 anos o adolescente pode-se trabalhar como aprendiz, entre os 16 aos 18.

As atividades laborais são permitidas, porem não podendo trabalhar no horário das 22h às 5 horas, que não sejam insalubres ou perigosas e não façam parte da lista das piores formas de trabalho infantil.

Geralmente nas áreas urbanas podemos nos deparar com crianças e adolescentes em faróis, balcões de atendimento, fábricas e depósitos. Porem o mais comum é o trabalho infantil doméstico, pelo qual, majoritariamente, as meninas têm a obrigação de ficar em casa cuidando da limpeza, da alimentação ou mesmo dos irmãos mais novos. Esses casos são mais difíceis de serem percebidos, por quem esta de fora, justamente porque acontecem dentro da própria casa onde a criança mora, de modo a ser visto por poucas pessoas. Também existem situações mais perigosas como o aliciamento de crianças e adolescentes pelo tráfico ou para exploração sexual.

Em áreas rurais também vemos esses problemas, entre os trabalhos mais comuns feitos por crianças estão o torno de atividades agrícolas, mineração e carvoarias, além do trabalho doméstico.

Pensando nisso escolhemos nosso tema, o trabalho infantil, com o problema ainda persiste formulamos uma hipótese de que o trabalho infantil ainda existe por conta que muitas famílias ainda estão com a renda afetada sem condições de se manter, por isso colocam seus filhos para exercerem funções para conseguirem dinheiro ao invés de coloca-los em uma escola.

O presente trabalho tem como principal objetivo conscientizar a sociedade e a própria família sobre a gravidade dessa questão que aflige as crianças comprometendo seu futuro.

Podem-se ser adotar como objetivos específicos: possibilitar o cumprimento de exigência da lei; reunir dados sobre o trabalho infantil para possível discussão; conscientizar pais e familiares acerca de prejuízos psicossociais do trabalho infantil.

A base teórica na qual se fundamenta este projeto de pesquisa se constitui principalmente na legislação e alguns autores. Dessa forma os institutos legais Constituição da República Federativa do Brasil e Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA foram as fontes de base dos direitos fundamentais da criança e do adolescente no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (156 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com