TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Socialização

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual a importância da vida em grupo para os seres humanos?

R: A necessidade de enfrentar os perigos externos, que obrigou o convívio humano, adveio outras, que tornaram imprescindível a convivência social. Podemos afirmar que sem contato com um grupo social, o animal homem dificilmente desenvolveria as características que chamamos ‘humanas’.

2) Do ponto de vista da sociologia, como definimos personalidade?

R: Personalidade significa a soma das tendências de comportamento do indivíduo e que o tornam diferentes dos demais na sua atuação cotidiana.

3) O que é uma ‘personalidade normal’ em determinada sociedade?

R: Cada indivíduo desenvolve uma ‘personalidade normal’ – aceita pelos demais membros da sociedade – que foi produzida pela experiência total de uma pessoa criada nessa sociedade.

4) O que são os tipos positivamente sancionados de personalidade?

R: São heróis que se tornam referências dentro de uma sociedade. Os heróis são tipos positivamente sancionados de personalidade que os sujeitos sociais são levados a copiar e que contribuem para o processo de socialização.

5) Do ponto de vista do processo de socialização, o que é melhor para o indivíduo, viver na diversidade ou homogeneidade cultural? O ‘melhor’ que está sendo utilizado nessa pergunta não é um juízo de valor? Discuta o problema.

R: Através do processo de socialização o indivíduo sai da homogeneidade e passar a ter contato com outras pessoas, costumes (diversidade). Logo ele não deve se limitar ao comum, a mesmice, ele deve buscar sempre se atualizar e procurar manter o processo de socialização contínuo. O “melhor” está fazendo sim um juízo de valor, pois dá a entender que temos que escolher um ou outro (homogeneidade ou diversidade), não sendo possível estar aberto ao processo de socialização, devendo ficar apenas em um.

6) O que é status? Exemplifique.

R: Status é a posição que um indivíduo ocupa numa sociedade, como ele é visto pelos demais. Por exemplo, um indivíduo qualquer ocupa vários status ao mesmo tempo e ao longo da sua vida. Poderá ser filho, pai, esposo, diretor de um clube, professor e cidadão.

7) Qual a diferença entre um status atribuído e um adquirido?

R: O status atribuído é quando não depende da capacidade do indivíduo para sua obtenção, ele recebe este status quando nasce. E o status adquirido é quando depende do esforço pessoal de cada um para sua obtenção.

8) Como se caracterizam os grupos de status?

R: Os grupos de status diferenciam-se pelo consumo de bens e são representados por estilos de vida específicos. A estratificação social fica evidenciada pelo prestígio e pela honra desfrutados. Tanto para o lado positivo como para negativo.

9) Cada grupo de status apresenta um comportamento específico? Explique.

R: Sim, cada grupo de status se caracteriza pelo seu estilo de vida. Pelo seu jeito de ser, jeito de fazer as coisas. Seja algo bom ou ruim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (296.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com