TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme 3 Idiotas

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  4.924 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ

Área: Ciências Humanas e Jurídicas - ACHJ

Disciplina: Iniciação Científica

Professora: Camila Sissa Antunes

Aluna: Rosane Groff Civa

Data: 20 ago. 2015.

Vamos conversar sobre o filme?

“3 Idiots” Índia, 2009.

  • A partir do filme “3 Idiotas” problematize a relação entre ensino, pesquisa e conhecimento.
  • Qual das formações acadêmicas (profissional, científica e política) citadas por Severino (2007) é privilegiada na Faculdade Imperial de Engenharia? Por quê?
  • Comente as diferenças e semelhanças entre os métodos de aprendizagem e relação com o conhecimento dos personagens do filme Chatur (Silencioso) e Rancho, levando em conta a seguinte citação: “Do ponto de vista do estudo, o que conta não é mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados, fatos e noções, mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados, os fatos e as noções” (SEVERINO, 2007, p. 27).

O filme “3 Idiotas” me chamou muito a atenção por mostrar a gentileza e o carinho genuíno entre três amigos. Esses três amigos são Raju, Rancho e Farhan, que se conheceram na faculdade de engenharia, na qual estão por razões distintas e não exatamente por vontade própria. O filme mostra de maneira perceptível a educação rígida da Índia e as diferentes formas de obtenção de conhecimento, seja pelo árduo ensino e memorizações mecânicas ou pela pesquisa e forma questionadora de Rancho.

O filme além de tratar da questão dos métodos de ensino e conhecimento, também nos faz discutir várias outras questões, como o direito dos filhos à escolha do curso ideal (que era o caso de Farhan que desejava ser fotógrafo e só cursava engenharia por causa do pai) e também fala de atitudes drásticas como o suicídio (que é o caso de Raju que tenta tirar a própria vida ao ver que corre o risco de desapontar a mãe necessitada).  Tudo isso faz do filme uma constante e importante discussão sobre temas mais que interessantes.

Entre as formações acadêmicas citadas por Severino (2007), a que prevalece na Faculdade Imperial de Engenharia é a formação científica, pois disponibiliza os métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento. No filme isso era retratado pela forma de ensino aplicado através das memorizações mecânicas e do árduo ensino, e não mostrava as outras duas formações citadas por Severino em seu artigo.

Conforme SEVERINO, 2007, p. 27, “Do ponto de vista do estudo, o que conta não é mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados, fatos e noções, mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados, os fatos e as noções”. Tendo em vista esta frase, concluo que as semelhanças e as diferenças entre os personagens Chatur e Rancho são notáveis e estão destacadas abaixo.

As semelhanças entre os métodos de aprendizagem dos personagens Chatur e Rancho é que ambos eram submetidos as regras do diretor que tinha forte influência e não permitia que ninguém pensasse fora do seu horizonte de expectativas, limitadíssimo. A diferença entre eles é como os dois personagens agiam perante tal atitude.

Rancho manifestava seu inconformismo, era questionador dos métodos adotados e dos conteúdos ministrados pelos professores da faculdade que envolvia memorizações mecânicas (além de os professores apenas passarem os conteúdos e se considerarem os detentores da razão).  Já Chatur era o oposto. Ele restringia seus estudos a decorar fórmulas e conceitos para repeti-los mecanicamente nas aulas e nas provas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com