TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme: As Vinhas da Ira

Por:   •  15/8/2016  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 2

2º Serviço Social – Diurno

                                                   As Vinhas da Ira

O filme passa na época da grande depressão dos Estados Unidos e conta a historia de uma família de trabalhadores rurais que vão para a Califórnia em busca de uma vida melhor.

A minha impressão do filme é que o tempo toda a família esta indo atrás de uma vida melhor porem cada parada é uma nova frustração. Há uma ilusão de que ao chegar à Califórnia tudo vai melhora, de que a vida ficaria mais digna, mas infelizmente isto não passa de uma ilusão.

A família esta tão desesperada por uma mudança que se arrisca em uma caminhonete, sem dinheiro, com o combustível contado e com uma superlotação e pessoas. Sem levar nenhum móvel e poucas roupas deixando tudo que foi vivido nas suas terras para trás.

O capitalismo cria uma imagem de que a vida é boa, de que tudo vai melhorar e que existe um paraíso, uma terra prometida, só que a grande realidade é que o capitalismo vai destruindo as vidas e as famílias aos poucos. É uma competição onde aquele que tiver mais dinheiro manda naqueles que tem menos.

Para mim o personagem com mais destaque no filme é a mãe da família, diferente do que os filmes passam a mulher é forte, tem uma persistência e não se tem aquela imagem de mulher frágil. O tempo todo ela esta procurando soluções, ditando o que deve ser feito e acima de tudo tentando manter a família sempre unida.

Cada personagem representa um sonho esquecido, cada um tem sua historia e elas acabam se ligando. Com a correria de ir atrás de um sustento, de sobreviver nessa loucura em torno do capital cada personagem vai perdendo sua identidade, tornando somente mais um trabalhador sem esperança e sem vontade, seguindo a maré da sociedade.

Por fim fica claro que não existe essa coisa da terra prometida, do lucro a todos, de uma vida digna e assim cada um precisa ir atrás da sua historia, escrevendo um futuro inserto.

"Caminhamos porque somos obrigados a caminhar. É o único motivo por que todos caminham. Porque querem alguma coisa melhor do que têm. E caminhar é a única oportunidade de se obter essa melhoria. Se querem e precisam, têm de ir buscar. É pena que se tenha de lutar tanto assim." (Frase retirada do filme)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com