TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Ensino Público

Por:   •  12/2/2017  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Vitor Carlos de Aguiar       Turma: AUT 142              [pic 1]

O Filme “Falcão. Os meninos do tráfico” relata uma realidade de todo o país com relação à política de encarceramento no Brasil e sobre a vida do favelado.  É certo que a estrutura educacional na favela/periferia é mais precária do que em qualquer outro lugar de qualquer cidade, fazendo com que a vida “fácil” (entre aspas devido à organização e dureza do corre) seja a escolha da maioria das crianças e adolescentes, que ainda têm os traficantes criminosos como inspiração para um futuro. E pra entendermos o problema da maioria negra, pobre, e jovem na cadeia, temos que começar pela raiz.

Nas salas de aula das faculdades podemos ver uma grande maioria branca, e isso acontece porque o sistema educacional brasileiro incentiva e aumenta a desigualdade. E Por que isso? Por que o maior investimento é feito no ensino superior, e o ensino básico com acesso à cultura, que é o que as crianças mais pobres das comunidades precisam, não tem qualidade nenhuma ou elas simplesmente não têm ensino. E esse investimento na maioria das universidades públicas é aproveitado por pessoas que não ocupam a camada mais pobre financeiramente da sociedade e que tiveram uma educação básica de qualidade. Então nosso sistema transfere o dinheiro dos pobres, que são quem pagam mais impostos, proporcionalmente (por que nosso imposto é baseado no consumo), e quando vão buscar esses impostos na educação, não encontram. Isso seria corrigido com uma igualdade de oportunidades, criando uma proporcionalidade do investimento no ensino superior com o ensino básico, levando educação gratuita e de qualidade à favela e tirando os olhos das crianças da vida do crime, que começa cedo, mas é curta, e na maioria das vezes não passa dos 25 anos, pra uma projeção de vida mais correta, com mais qualidade e mais longa.

No documentário víamos as crianças e adolescentes da favela com um desejo e mentalidade totalmente diferente das nossas crianças, que na maioria das vezes sonham em ser médicos, advogados, veterinários, às vezes super-heróis, etc., enquanto essas crianças brincam de tráfico, de cobrar dívidas na boca, de matar X9, entre outras atitudes incabíveis para a inocência de uma criança pra quem não vive a realidade do tráfico. Essa diferença de pensamentos se deve à falta de acesso à cultura e educação, como dito acima.

Se o criminoso é branco ele tem que ser preso, e se o criminoso é negro, tem que ser preso do mesmo jeito. A questão é: temos sim falhas na Polícia Militar e que é direcionada em 90% das vezes para fazer operações na favela, onde a maioria da população é negra e pobre, e também na Polícia Federal que também tem parte da corporação corrompida, esquecendo de alguns casos em que o tráfico é em enormes quantidades, sendo mandado por homens com grande poder aquisitivo que não se encontram na favela. Como no caso do ex-deputado estadual, e hoje Secretário Nacional de futebol, Gustavo Perrella, nomeado pelo Ministro Leonardo Picciani, que teve um helicóptero de sua empresa apreendido por transportar 445 Kg de cocaína e foi liberado por “não ter envolvimento” com o produto.

Temos que entender que não existe panaceia, ou solução mágica que vá resolver o problema da desigualdade da noite para o dia. É um problema totalmente estrutural, que começa na base cultural e educacional, passa pelos ensinos fundamental e médio e que só depois tem que ser pensado no ensino superior, que falhamente tenta ser resolvido por cotas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com