TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

JOANNY MICHELLE DOS SANTOS LIMA

SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

PARELHAS

2017

INTRODUÇÃO        

A maioria dos indivíduos, logo após o nascimento, na primeira infância tem um primeiro contato com o mundo através da família, não necessariamente composta por um pai e uma mãe. A família é uma instituição que tem um importante papel no processo de aprendizagem, é nela onde aprendemos a língua, normas e valores básicos, onde passamos por uma preparação para ter contato com outras instituições e outros indivíduos, basicamente é onde recebemos (ou pelo menos deveríamos receber) educação. Isso tem um nome: “socialização primária”. Logicamente, depois da primeira socialização, vem a “socialização secundária”, ocorrendo quando a criança passa a ter contato com outros grupos sociais e outras instituições, como o grupo de amigos, a igreja, o trabalho e a escola.


O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOS INDIVÍDUOS

Socialização é o ato de socializar, processo em que o indivíduo é integrado na sociedade de algum modo, tendo que adaptar-se à um conjunto de regras criadas por um determinado grupo de pessoas para viver em sociedade. O sociólogo pernambucano Gilberto Freyre, escreveu sobre a socialização: “É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.” A maior parte do comportamento humano é determinada pelo meio em que se vive.

Como foi falado na introdução, existe a “socialização secundária”, O exemplo mais visto e vivido dessa socialização é a escola, pois lá é o ambiente em que passaremos boa parte de nossas vidas. Algumas crianças começam a ir à escola mais cedo, desde os primeiros anos, ou até na fase do “berçário”, porém algumas só passam a ir numa idade mais avançada, direto para o primeiro grau. Querendo ou não isso influencia em como a criança irá se socializar, tendo em vista que aquela que vai desde mais cedo será mais acostumada com a diversidade que a escola proporciona, enquanto a que nunca foi antes, terá mais dificuldades de se adaptar, estranhando no início, as vezes apresentando comportamentos agressivos.

A escola pode ser considerada um segundo lar para muitos, é lá onde muitas vezes passamos maior parte de nosso dia-a-dia, onde mais trocamos ideias com outras pessoas, onde aprendemos novas coisas, que muitas vezes não vão de acordo com aquilo que estávamos acostumados. Por exemplo, quando uma  criança ainda não frequenta a escola, ela geralmente aprende os ensinamentos apenas dos pais, só existe aquela visão de mundo para ela, porém a partir do momento em que ela passa a conviver com outras crianças, cada uma com uma diferente opinião sobre a vida, ideias diferentes vão entrar em contato, nesse contexto é preciso haver o respeito para com a opinião do próximo (ato que deve-se aprender na “socialização primária”), pra que não haja conflitos maiores.

A escola é um ambiente coletivo, ou seja, onde muitas pessoas vão conviver com muitas pessoas. É uma instituição muito importante, pois lá adquire-se conhecimentos científicos, por isso a existência das matérias como matemática, física, história, entre outras. Mas também é importante para ajudar no crescimento das pessoas em termos de cidadania, preparando o indivíduo para, além de ser uma pessoa inteligente, ser também uma pessoa com qualidades como respeito, tolerância, solidariedade, qualificando-a para ter uma boa socialização com outras pessoas e preparando-a para ocasiões futuras, como o trabalho, tornando assim a sociedade melhor, com mais harmonia.

Fatos sociais, segundo o sociólogo francês Émile Durkhein, um dos fundadores da sociologia, são ações que exercem poder de coerção sobre o indivíduo, portanto, toda educação dada aos indivíduos é uma tentativa de impor maneiras de ver, sentir e agir às quais sem a escola, eles não chegariam espontaneamente, a escola é um fato social, pois nela há interação de indivíduos organizados sobre um sistema.

Para a maioria das pessoas, uma instituição consiste em um conjunto de valores, de regras sociais e de práticas comuns a um grupo de indivíduos. A igreja, as empresas, a família e a escola são consideradas as instituições mais relevantes na sociedade, nas diversas culturas as instituições sociais têm grande influência na vida dos indivíduos. Essas instituições citadas, têm o objetivo de socializar as pessoas, na escola por exemplo, a criança passa a fazer parte de uma sociedade, deixando de ser única e convivendo com outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com