TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sociologia

Por:   •  21/1/2019  •  Tese  •  5.360 Palavras (22 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

O crime e a violência é algo que já está presente na sociedade portuguesa há muitos anos. Com o tempo tem vindo a aumentar e a diminuir, mas sempre existiu em Portugal. Contudo, a criminalidade violenta e grave em Portugal têm vindo a diminuir ao longo destes últimos anos. Neste sentido, surgem questões como se “Portugal é um país seguro?” ou se estamos realmente a ter um bom sistema penal para que consigamos reabilitar os criminosos e quebrar um pouco a criminalidade. Para responder a estas questões é necessário estudar e compreender a população-alvo, neste caso, a população portuguesa. O presente trabalho pretende esclarecer todas as dúvidas que possam existir sobre a criminalidade na nossa sociedade (tipos de crimes, onde haverá mais, porquê? etc..) e não só, mas também, sugerir medidas e estratégias de forma a combater a criminalidade.

Palavras-chave: Crime, Criminosos, Sistema Penal, Segurança, Reabilitação, Trabalho em equipa.


Índice

Introdução        3

Metodologia        6

Emile Durkheim        6

Thorsten Sellin        9

Max Weber        10

Os crimes mais praticados em Portugal        12

Fatores que levam a população à criminalidade        15

Localidades com maior índice geral de crimes        16

LISBOA        16

PORTO        17

Estrutura Etária mais presente na criminalidade        18

Será Portugal um país seguro para viver?        19

Será que Portugal possui um sistema penal justo?        21

Medidas para combater a criminalidade na sociedade Portuguesa        22

Principais programas de prevenção        22

Prevenção sobre áreas geográficas         22

Prevenção dirigida à reflexão axiológica .        22

Prevenção do delito de inspiração político social .        22

Policiamento ostensivo e eficaz.        22

Conclusão        23


Introdução

O seguinte trabalho de investigação está inserido na disciplina de Sociologia.

O presente trabalho é sobre a criminalidade na sociedade portuguesa, mais concretamente, os tipos de crimes mais praticados em Portugal, as localidades onde os mesmos são mais frequentes, a estrutura etária mais presente na criminalidade na nossa sociedade e os aspetos que mais motivam as pessoas a praticarem esses mesmos crimes. Não só, mas também, vamos procurar responder a perguntas constantes, como por exemplo, “será Portugal um país seguro?” ou “Portugal possui um sistema penal justo?” e evidenciar algumas teses de sociólogos para que consigamos perceber outras opiniões deste problema.

O objetivo geral deste trabalho é investigar, perceber e explicar como funciona a criminalidade na sociedade Portuguesa, a maneira como acontece e o porquê, dado que é um tema bastante permanente no nosso quotidiano e assim a provocar algumas reações em pessoas de altos cargos, de forma a sensibilizar a população para que consigamos quebrar um pouco a criminalidade na nossa sociedade.

Procuramos perceber se Portugal é um país seguro para se viver. Até porque sendo Portugal um país bastante ligado ao turismo, a segurança é algo essencial para a atração dos turistas. É um setor no qual Portugal investe bastante pois cria novos postos trabalhos, há muita procura (…) o que também melhora a economia do país.

Este trabalho está organizado em 2 partes:

A 1º parte compreende a Metodologia utilizada para a realização do estudo do mesmo, onde iremos abordar algumas teses de sociólogos, os tipos de crimes, as localidades, a estrutura etária e os aspetos mais provocadores da criminalidade, responder a algumas das mais frequentes perguntas para que consigamos definir o problema e estudá-lo de forma a percebermos melhor e, aí sim, definir soluções para o conseguir melhorar. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa na internet, livros e notícias em jornais Portugueses, conjugado com o inquérito que propusemos a toda a população.

Na 2º Parte é a apresentação e análise das informações que recolhemos dos inquéritos que propusemos à sociedade Portuguesa.

Um crime é a violação de uma norma penal - lei penal, não punível pela lei ou por um estado ou outra autoridade quando os factos são determinados por uma ilegalidade.

O crime e a violência estiveram sempre presentes na história da humanidade, contudo, atualmente, o seu aumento tem causado alguma preocupação na sociedade e nos seus respetivos governantes. Ao pensarmos na criminalidade pensamos no que pode levar a essa prática.

Para compreendermos melhor este fenómeno é preciso que tenhamos a perceção de que vivemos numa sociedade complexa e que são diversos os fatores causadores da criminalidade e violência, quais que sejam: fatores individuais, sociais, psicológicos, psiquiátricos, económicos, coletivos, entre outros. Até chegarmos à sociologia, que é neste momento, a forma predominante deste estudo e que abrange maior conhecimento na criminalidade em Portugal ou no mundo atualmente.

É também, necessário que lancemos sobre esse fenômeno, uma busca constante com o auxílio de vários campos do saber, ou seja uma visão abrangente, pois atualmente o direito penal, isoladamente, não têm conseguido prevenir e combater a criminalidade, pois, essa luta há que se travar não só por governantes, mas pela sociedade como um todo.

 A criminalidade em Portugal é todos os dias sentida pela população em geral, por isso, não é estranho o facto de que as palavras crime, criminosos, bandido etc., estejam em destaque nos discursos dos políticos, dos media e das pessoas com grandes responsabilidades na orientação de diversas instituições da sociedade portuguesa.

Haverá mais crimes nas capitais distritais (Coimbra, Lisboa, Porto e Faro) do que nas cidades do interior? Portugal sendo um país com maior densidade populacional no litoral, onde se localizam as capitais distritais, pode surgir a ideia de que há mais crimes nas respetivas cidades do que nas interiores devido a esse mesmo fator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (674.6 Kb)   docx (680.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com