TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética profissional

Por:   •  2/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.826 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP PIRACICABA - SP

SERVIÇO SOCIAL – FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

AUREA PEREIRA RA: 6924396303

BRIELE MARTINS GOMES RA: 6275258463

CRISTIANE RENATA FORTI RA: 7542590941

ISABEL CRISTINA TOLEDO RA: 4997025318

ISLEINE APARECIDA MARCONDES XIMENES RA: 6502282007

VILMA MARIA GIUSTI STOLLAI RA: 6716482623

Tutora a distância: Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor |presencial: Rosimeire Aparecida Bueno Gorge

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA: RELATORIO CIENTIFICO

Piracicaba, 14/09/2014

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................02

Serviço Social e a Política........................................................................................03

O papel do Educador Social.....................................................................................05

Aspectos marcantes do filme Gandhi.......................................................................06

As políticas Sociais e a Constituição de 1988.........................................................08

Considerações finais.................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão do trabalho do Assistente Social junto às Políticas Sociais, bem como o papel exercido pelo profissional do Educador Social na atualidade..

A sociedade, atualmente, é composta por uma série de atribuições profissionais imprescindíveis em nosso meio principalmente ao que se refere às questões sociais, visando trazer respostas e suprir as necessidades dos cidadãos. As instituições governamentais e privadas, organizações não governamentais, entre outras, são primordiais para a promoção de uma sociedade desenvolvida e com mais qualidade de vida. Desta forma o assistente social tem como desafio principal compreender a realidade das Políticas Sociais; e construir propostas coerentes com as necessidades em questão, sendo capaz de preservar e tornar na prática a efetivação dos direitos dos indivíduos.


O SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA

Política é uma atividade ligada ao poder e que tem a ver com o mando. Visa àquilo que diz respeito ao Governo e ao Estado, por oposição às outras formas de vida social. É uma atividade humana de caráter competitivo cujo objetivo é a luta e o exercício pelo poder, a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A política é uma atividade orientada ideologicamente para tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Mas para Norberto Bobbio o poder estaria ligado à ideia de posse dos meios para se obtiver vantagem (ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros. Assim, a política tem como objetivo estabelecer princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo em atendimento as necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações relacionadas à assistência social, saúde, educação, segurança etc.,implantando e efetivando políticas sociais por parte do mesmo. A política e a política social respondem aos interesses das classes dominantes.          

Política social é um tema amplamente discutido na esfera das ciências sociais, principalmente nas ciências políticas e na economia pública, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. O surgimento das políticas sociais aconteceu gradualmente, com o capitalismo no século XIX emergindo com toda força nas potências econômicas, e foi um momento de expansão das revoluções industriais. A classe operária que saiu do campo para trabalhar na indústria, em condições insalubres, começa a reivindicar por melhores condições de trabalho. A classe trabalhadora levanta-se contra em forma de resistência à exploração do capital. As políticas sociais surgem como uma necessidade do capital, a partir da intensificação do trabalho nas indústrias, pelo avanço das forças produtivas e do modo de produção capitalista.

O que temos é uma sociedade capitalista, que não corresponde a uma ordem natural de produção de vida social. Com o crescimento do capitalismo, evidenciam-se as desigualdades sociais e, consequentemente a necessidade de um novo agir frente às demandas que se apresentavam naquela época. A questão social surge para explicar um determinado fenômeno surgido nessa nova organização social da produção: a generalização da pobreza em meio à abundância. O que se observa é que: "pela primeira vez na história registrada, a pobreza crescia na razão direta em que aumentava a capacidade social de produzir riquezas". (NETTO, 2007a, p. 153).

A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes. Até a Constituição de 1988 a política social brasileira se caracterizou por oferecer cobertura aos que se encontravam no mercado de trabalho. Fora do mercado de trabalho só havia a caridade privada ou alguma esmola pública precária na forma de auxílios. Após esse período surgiu o aprofundamento da crise econômica, havendo necessidade de novos movimentos e mobilizações por parte da sociedade visando assegurar os direitos conquistados até o momento. É importante ressaltar que mesmo havendo interesse do Estado, todas as políticas e direitos sociais foram conquistados através de muita luta e reivindicações por parte da classe trabalhadora Diante de tantas mudanças e oscilações no cenário social e econômico do Brasil, as políticas sociais devem estar sempre sendo avaliadas e melhoradas para assegurar que estão atendendo as necessidades e direitos dos usuários. O papel do assistente social é imprescindível nesse processo de criação e melhoria das políticas sociais, pois mesmo trabalhando em constante pressão por parte do governo, ele defende a execução e ampliação dos direitos humanos. O profissional do serviço social precisa conhecer a realidade política, bem como as implicações desta na sociedade em que atua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (183.6 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com