TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Cultural de Moçambique

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  7.872 Visualizações

Página 1 de 6

Hermenegildo António Mmira

 

Actividade 1 da Antropologia Cultural de Mocambique

(3º De Curso de Licenciatura em Ensino de Biologia com Habilitacoes em Quimica)

Universidade Pedagógica

Campus de Nacala

2017

Hermenegildo António Mmira

Actividade 1 da Antropologia Cultural de Mocambique

Trabalho de Antropologia Cultural de Mocambique No Curso A Distancia, De Licenciatura Em Ensino De Biologia, Orientado Pelo Mestre Inacio Tarcisio, Para Fins Avaliativos.

Universidade Pedagógica

Campus de Nacala

2017


Actividade 1

  1. Definição etimológica e contextualmente do conceito Antropologia.

Etimologicamente o termo Antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa estudo do homem.

De acordo com Siqueira (2007, p.17) Antropologia é o estudo do homem buscando um enfoque totalizador que totalizador integre os aspectos culturais e culturais biológicos, biológicos no presente e no passado, focalizando as relações entre o homem e o meio, entre o homem e a cultura e entre o homem com o homem.

Segundo P. Armando Ribeiros (1998, p. 8) - "É a ciência do homem como ser cultural, entendendo por CULTURA o conjunto das tradições”.

Para Bernardo Bernardi (1978, p. 19)- "A Antropologia indaga o significado e as estruturas da vida do homem como expressão da sua actividade mental".

  1. Definição Antropologia Cultural.

Antropologia Cultural é um ramo da Antropologia que dedica-se mais a problemas de relativismo cultural; do estudo das relações que se estabelecem entre os diferentes níveis numa dada sociedade e do fenómeno da transmissão da cultura.

  1. Objecto de estudo da Antropologia Cultural

P. Armando Ribeiros (1998, p. 8) defende que

"É a ciência do homem como ser cultural, entendendo por CULTURA o conjunto das tradições”.

Enquanto Bernardo Bernardi (1978, p. 19) diz que

 "A Antropologia indaga o significado e as estruturas da vida do homem como expressão da sua actividade mental".

Ao meu entender Antropologia cultural tem como objecto de estudo as culturas humanas e  a sua relação entre elas.

  1. Ramos da Antropologia.

A Antropologia divide-se em:

  • Antropologia Cultural;
  • Antropologia Social;
  • Antropologia Económica;
  • Antropologia Politica;
  • Antropologia Física;
  • Antropologia Aplicada; e
  • Antropologia Psicanalítica.

4.1. Na Antropologia Física, falarei de: 

  1. Somatologia

Somatologia (do grego soma, corpo + logia, estudo) que estuda o corpo humano nas suas variedades existentes, nas diferenças físicas e na sua capacidade de adaptação

  1. Paleontologia humana

a Paleontologia que estuda a origem e a evolução da espécie humana

  1. Antropometria

A Antropometria (do grego anthropos, homem + metria, medida) que trabalha com técnicas de medição do corpo humano, especialmente de esqueletos (crâ- nio, ossos, etc.), usando instrumentos especiais de precisão, com o objetivo de fornecer informações detalhadas acerca de pessoas ou de achados arqueoló- gicos, sendo muito usada no âmbito forense para tentar identificar corpos e esqueletos;

  1. Raciologia.

A Raciologia que se interessa pela historia racial do ser humano

  1. Na Antropologia Cultural falarei de:
  1. Arqueologia

Arqueologia que tem como objeto o estudo das culturas extintas que viveram em épocas, em tempos e em lugares diferentes, de modo particular as que não deixaram documentos escritos. Por isso o estudo da Arqueologia consiste basicamente na análise de vestígios e de restos de materiais dessas culturas encontrados em escavações e que resistiram à destruição através do tempo.

  1. Etnografia

Etnografia (do grego éthnos, povo e graphein, escrever) que se ocupa com a descrição das sociedades humanas por meio da observação e da análise dos grupos sociais, tentando, na medida do possível, fazer a reconstituição fiel de suas vidas. De um modo geral a Etnografia se ocupa com as culturas simples, denominadas “primitivas” ou “ágrafas” (não possuidoras de escrita).

  1. Etnologia.

Etnologia que, utilizando os dados coletados e oferecidos pela Etnografia, procura fazer a análise, interpretação e comparação das diversas culturas pesquisadas, tentando perceber as semelhanças e diferenças entre elas, buscando a existência ou não de inter-relações do ser humano com o seu ambiente, da pessoa com a cultura, em vista da percepção de mudanças e de ações.

  1. Relações da Antropologia Cultural com outras Ciências Sociais e Humanas.

A Antropologia Cultural é de fundamental importância a sua interacção com a Sociologia, com a Psicologia, com as Ciências Económicas e Políticas e com a História, porque através da interacção entre Antropologia e Sociologia é possível conhecer melhor a condição humana e social dos indivíduos e dos grupos a que pertencem.

A Antropologia vai trabalhar mais o enfoque cultural, enquanto a sociologia analisa tanto o conceito como a experiência de vida em sociedade. O cruzamento de dados e informações contribui significativamente para o conhecimento do ser humano na sua globalidade. Já a interacção entre Antropologia e Psicologia se dá pelo interesse acerca do comportamento humano.

A Psicologia analisa mais o comportamento individual, enquanto a Antropologia aprofunda os comportamentos grupais, sociais e culturais.

Assim a Psicologia ajuda a Antropologia a compreender a complexidade das culturas a partir da avaliação do comportamento dos seus indivíduos. Essa, por sua vez, auxilia a Psicologia a perceber cada indivíduo como ser inculturado que recebe influência do ambiente onde vive e do grupo cultural a que pertence. Os dados resultantes desse processo ajudam a desvendar melhor o mistério da existência humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com