TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Célula e seus Processos de Identificação

Por:   •  19/4/2016  •  Abstract  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 01 - A Célula e seus Processos de Identificação

Como já foi dito, a Histologia é o estudo dos tecidos, e estes são compostos por um conjunto de células, que se diferenciam e são capazes de realizar diversas funções.

A diferenciação celular ocorre, normalmente, já no útero materno nos primeiros estágios da gravidez, em um processo conhecido como organogênese. São vários os processos envolvidos na diferenciação celular, mas existem três principais:

a) Interação célula-célula: faz com que células muito próximas umas das outras passem a secretar substâncias que irão fornecer um ambiente propício à diferenciação, como o que ocorre durante o processo de gastrulação na embriogênese, em que as células se diferenciam para formar os três folhetos embrionários que darão origem aos diferentes órgãos do corpo.

b)Divisão celular: as células podem dividir-se de duas formas distintas:

Na divisão simétrica, uma célula dá origem a duas células-filhas, que são idênticas entre si e exatamente iguais à célula-mãe. Neste caso, não ocorre diferenciação. Na divisão assimétrica, a distribuição dos componentes celulares no momento da citocinese ocorre de forma desigual. Sendo assim, as células formadas são diferentes entre si, podendo uma delas ser igual ou diferente da célula-mãe e, desta forma, participar da formação de diferentes tecidos.

c) Regulação gênica: existem muitos processos envolvidos na regulação gênica. Os dois processos principais envolvem a acetilação da cromatina, responsável pela diferença entre heterocromatina — em que os genes encontram-se “escondidos” e, portanto, inativos, devido à formação dos nucleossomos e superenrolamento observado em determinadas regiões do genoma —; e eucromatina — que é a região do genoma que se encontra geneticamente ativa, ou seja, seus genes estão sendo expressos; assim, células diferentes expressam diferentes proteínas, o que as torna distintas umas das outras (BYDLOWSKI et al, 2009).

As células, depois de diferenciadas em suas especializações, constituem-se das seguintes partes: citoplasma (onde se encontram a membrana plasmática e as organelas citoplasmáticas) e o núcleo (onde o material genético fica armazenado). A membrana plasmática é composta por duas camadas de fosfolipídios e proteínas integrais e periféricas inseridas ao longo e aderidas à membrana, respectivamente. A distribuição das proteínas em mosaico na bicamada lipídica deu origem ao modelo de mosaico fluido para as membranas celulares (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2008). As trocas de substâncias entre as células e o meio onde elas vivem têm lugar através da membrana. Quando isso ocorre sem o consumo de energia, denomina-se transporte passivo; caso contrário, transporte ativo (JUNQUEIRA; CARNEIRO, 2008).

Dispersas no citoplasma, encontram-se as organelas citoplasmáticas, como:

Mitocôndrias (responsáveis por toda a produção de energia e respiração da célula, estando presentes em maior quantidade em tecidos que necessitam de uma quantidade de energia maior).

Ribossomos (responsáveis pela síntese de proteínas dentro de uma célula).

Retículo endoplasmático rugoso (nome dado devido à inserção de ribossomos em suas cisternas, sendo sua principal função o transporte de proteínas para uso intracelular).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com