TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  13/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.279 Palavras (14 Páginas)  •  1.113 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11

6        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

O Estágio curricular obrigatório I: Ensino fundamental ll desempenha um papel fundamental na formação de professores de biologia. É através dele que se constituem as oportunidades das vivências específicas da docência, tornando-se um momento de excelência na articulação entre as experiências profissionais e reflexões teóricas sobre a atuação docente.

“Á pratica educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e transforma-los em função de necessidades econômicas, sociais e politicas da coletividade.” (LIBÂNEO, 1994)

O contínuo processo de refletir sobre a prática educativa proporciona que o licenciando articule os saberes específicos com os saberes inerentes à docência, compreendendo os desafios que irá encontrar na profissão. Faz-se necessário, nesse processo, que os estagiários compreendam a escola não somente como um local de exercer as suas atividades como possíveis “transmissores de informações”, mas, também, como um espaço no qual eles terão a oportunidade de aprender diariamente através da convivência com os alunos e com os outros professores.

O ensino de ciências prepara o estudante para os desafios que surgem em uma sociedade. O ensino é importante, pois conceitos e procedimentos desta área contribuem para a ampliação das explicações sobre fenômenos da natureza como também ações do cotidiano.

O objetivo deste estudo consiste em analisar o processo de construção da docência por meio da análise de relatórios de estágio comparando as concepções de ensino e aprendizagem manifestas pelos licenciandos com as práticas educativas que desenvolveram e suas colocações sobre elas, assim como a inserção dos seus processos de planejamento diante da complexa rede de possibilidades presentes nas escolas em que atuam.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O artigo referido trata de uma visão a respeito de desafios colocados á formação de professores de ciências na atualidade. Entretanto essa discussão foi dividida em três ordens de desafio.

Na 1ª ordem foi abordado: Condições de trabalho e as finalidades do ensino. Os professores enfrentam dificuldades no âmbito escolar, contudo, se tem a continua desvalorização desta profissão, o docente em si, não tem a mesma imagem social que possuía a algumas décadas, essa desvalorização da profissão acaba refletindo na sociedade, tais como o numero de alunos matriculados nos cursos de docência.

A desvalorização de professores também se da a baixa remuneração, levando o mesmo a um aumento de sua jornada de trabalho, que, por sua vez afeta a qualidade de atuação em função do acumulo de trabalho, além da falta de materiais pedagógicos (laboratórios e computadores) impossibilitando o professor  desenvolver uma aula dinâmica devido a falta desses materiais essas más condições favorecem a práticas pedagógicas consideradas menos produtivas. O professor de ciências fica preso a uma pratica de ensino que leve apenas os alunos para aprovação no vestibular e a continuidade nos estudos em nível superior

Na 2ª ordem foi abordada a formação básica e a formação continuada: Se não existisse uma determinação marcante no ensino de ciências pelos vestibulares, haveria outros desafios a serem enfrentados? Sim! O professor tem que ser qualificado profissionalmente, as necessidades formativas dos professores de ciências, é um desafio a ser enfrentado pelas instituições e pela sociedade em geral, não basta ao professor o saber disciplinar, não há manual ou padrões metodológicos que sejam aplicáveis em qualquer situação do processo de ensino e aprendizagem.

É importante o professor conhecer diferentes abordagens presentes no ensino de ciências, as tendências da pesquisa em ensino que procuram oferecer diferentes perspectivas teórico-metodológicas, sem querer esgotar a temática usada na formação de professores de ciências. Usar resultados de pesquisa da área de didática das ciências, assim como as implicações desses estudos para a sala de aula, faz se necessário a qualificação satisfatória compreendida em termos de um conjunto de saberes necessários (disciplinar, pedagógico e didática de ciências) a profissão, é um importante desafio quando pensamos na formação desses profissionais.

A formação profissional de professores de ciências não se deve se restringir a um curso de licenciatura com quatro anos de duração, a formação deve ser continua, mediante a interação entre instituições formadoras e escolas, assim, haveria uma maior valorização do conhecimento gerado na escola, uma verdadeira troca de saberes e reflexões nos cursos de formação continuada ou de capacitação. O professor deve refletir a sua pratica, reorientando-a, encontrando em estado permanente de formação, necessitando incorporar essa perspectiva, acreditando que sua qualificação e o desenvolvimento de sua autonomia profissional são buscas continuas e sem fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (161.6 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com