TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  11/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  2.166 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1.        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2.        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3.        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

4.        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

5.        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6.        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

 O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

  1. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Como

  1. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer.

A docência e rotina do professor é agitada e movimentada, já que possui diversas especificações ao longo da sua atuação diária, semanal e até mesmo anual. Como exemplo da sua rotina, destaca-se que o planejamento é uma atividade fundamental na atuação como docente, já que constrói os planos de aula contemplando as diversas áreas do conhecimento a serem trabalhados, sendo usado o Projeto Político Pedagógico, inserido os conhecimento Base Nacional Comum Curricular e as Diretrizes da educação que trabalham com a ludicidade. Como exemplo, em toda rotina de educação infantil são trabalhadas atividades de acolhimento e recepção das crianças, com atividades lúdicas como brinquedos e jogos espalhados pela sala, músicas, teatros e qualquer atividade que instigue a criança logo que ela chegue. Por conseguinte, o momento das atividades planejadas é a hora do docente aplicar o que escreveu no planejamento e plano de aula, lembrando que essas atividades possuem relação com o PPP da escola e a BNCC. Por fim, o conselho de classe também se faz presente na rotina do professor de educação infantil, mas não como caráter de avaliações quantitativas e de reprovações, mas sim como um momento de conversa entre docentes e equipe pedagógica a respeito das crianças, sendo uma troca de experiências.

Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular.

Como já mencionado, a escola tem papel na formação das pessoas para inseri-las na sociedade. O pedagogo possui uma extrema importância nas relações de alunos e professores. O pedagogo é a pessoa que organiza o trabalho pedagógico dependendo da realidade da escola. Nesse sentido, deve possuir vasto domínio sobre a teoria da pedagogia, para poder orientar os professores em questões educacionais e de relacionamentos interpessoais, já que a escola é um lugar divergente, plural, dinâmico e vivo. Além disso, o profissional deve guiar, ajudar e orientar os professores a respeito das questões burocráticas e de ensino que estão intimamente ligadas com o PPP e a Proposta Curricular. Caso os docentes possuam dificuldade ou dúvidas, o pedagogo deve procurar promover cursos preparatórios, palestras ou reuniões objetivando instruir e orientar os professores, sempre por dentro do que está acontecendo dentro e fora da sala se aula, desde os planejamentos até as execuções de atividades, para que assim possa ser um braço direito de auxílio aos docentes.

No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar.

A direção trabalha em rede, é conectada a tudo que acontece no ambiente escolar. Com relação a equipe pedagógica, o diretor deve se inteirar nas questões pedagógicas, como problemas de evasão, de rendimento, de comportamentos ruins e da realidade e perfil dos seus discentes. Desse modo, precisa juntamente com a equipe pedagógica elaborar estratégias para os diversos problemas ou questões que possam aparecer. Assim, o diretor conduz os trabalhos e ações pedagógicas, dando por exemplo suporte de materiais que a escola necessita, salas que precisam ser reorganizadas ou equipadas, evoluir a escola para a tecnologia da informação, entre outros. Portanto, a relação entre direção e equipe pedagógica deve ser um time de identificação do que a instituição precisa e de ações.

  1. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Após a reunião com a pedagoga da escola, passei a refletir sobre as questões apresentadas pela mesma e como eu iria realizar minha regência, desse modo passei a refletir sobre qual metodologia usar e como instigar as crianças. Como fiquei responsável pela turma do C3, analisei que o problema do uso ilimitado dos celulares não era uma realidade nesse grupo de alunos, já que são muito pequenos para possuírem esse tipo de aparelho, entretanto ainda precisava levar em consideração os problemas de evasão e falta de interesse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (211.6 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com