TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  20/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.250 Palavras (13 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

7     CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

8     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................17

INTRODUÇÃO

O presente portfólio apresenta o primeiro contato do estagiário com a educação infantil. Através do mesmo, conhecemos a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin sobre o papel do professor e do ensino na educação infantil, o Projeto Político Pedagógico como importante instrumento de trabalho.

Conhecemos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é o documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. A abordagem nos temas transversais da mesma.

A atuação do professor junto à equipe pedagógica e o uso de metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais, enfatizando sua importância na resolução da situação problema apresentada.

Podemos observar dois planos e de ensino, e finalizar com os conhecimentos adquiridos através da realização do presente trabalho.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin.

Conforme o texto à questão da especificidade da educação infantil esta em torno de dois eixos: o binômio cuidar-educar e a perspectiva anti-escolar, alimentos fundantes da denominada pedagogia de infância. Para essa perspectiva teórica, a Educação Infantil “faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino e, sim a educação de crianças pequenas.”

O ensino parece ser entendido como processo voltado exclusivamente ao aspecto cognitivo e prejudicial ao desenvolvimento da criança na primeira infância e idade pré - escolar.

Vigotski afirma que o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas, o desenvolvimento biológico e o cultural. Para ele, é a sociedade e não a natureza que deve figurar em primeiro plano como fator determinante da conduta e do desenvolvimento humanos.

Nesse sentido, o aspecto fundamental da perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin é a historicidade. Dessa forma o desenvolvimento infantil não é determinado por leis naturais e universais, o mesmo encontra-se intimamente ligado ás condições objetivas da organização social.

Para Leontiev “não é a idade da criança, enquanto tal, que determina o conteúdo de estágio do desenvolvimento; os próprios limites de idade de um estágio, pelo contrário, dependem de seu conteúdo e se alteram com a mudança das condições histórico – sociais”.

Conforme Leontiev e Elkonin é necessário considerar na investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo entre criança e sociedade. Na mesma direção Vigotski afirma que a situação social de desenvolvimento, é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas que serão processadas no desenvolvimento durante uma determinada idade ou período, determinando por inteiro as formas que permitem a criança adquirir novas propriedades de personalidade.

O que determina diretamente o desenvolvimento da psique de uma criança são sua própria vida e o desenvolvimento dos processos reais desta vida.

Ao longo do seu desenvolvimento, a criança assimila as formas sociais de conduta e as transfere para si mesma. De acordo com Vigotski essa lei é válida para todo emprego de signos, com a introdução dos signos culturais, as operações psíquicas da criança se reorganizam, na direção do autodomínio de seus processos de comportamento.

As funções psíquicas superiores constituem, relações interiorizadas de ordem social.

A análise dos autores acerca do desenvolvimento psicológico traz implicações diretas para o trabalho pedagógico. Vigotski afirma que a aprendizagem constitui um elemento necessário e universal no desenvolvimento das características humanas formadas historicamente na criança.

O ensino e aprendizagem são compreendidos com fonte de desenvolvimento. Atuar sobre aquilo que ainda não esta formado na criança significa atuar no desenvolvimento potencial (ZDP). As funções psíquicas que hoje estão situadas na ZDP, e cujo emprego pela criança só é possível com ajuda, irão em um segundo momento, converter-se em desenvolvimento real.

Referindo-se ao ensino escolar, o pesquisador afirma que a aprendizagem na escola se organiza amplamente com base na imitação.

Na perspectiva de Vigotski, o desenvolvimento cultural tem sempre como ponto de partida a atuação de outras pessoas sobre a criança.

As funções psicológicas devem ser cultivadas na criança pelo educador, e isso não significa submeter a criança a um tratamento mecânico.

O professor é compreendido com aquele que transmite a criança o resultado do desenvolvimento histórico, esclarece os traços da atividade humana cristalizada nos objetos da cultura, e organiza a atividade da criança, promovendo seu desenvolvimento psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (320 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com