TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  14/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        11

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        13

6        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19

INTRODUÇÃO

O estágio é tido como um processo importante na realização do desenvolvimento e do aprendizado academico, promovendo a possibilidade de viver em condições de prática os conteúdos e práticas acadêmicas, garantindo conhecimentos em práticas voltadas a área escolhida pelo estagiário. Com isto, programa de estágio realiza a troca de experiência entre docentes e estagiários, além do intercambio de ideias, conceitos, planos e estratégias.

A realização do estágio relaciona conhecimento universitário com a experiência vivenciada no ambiente de trabalho, elucidando e complementando, na prática, os temas e assuntos abordados nas aulas pelo professor. Com isto, o aluno pode desenvolver melhor o conhecimento relacionado a função ou carga desempenhado escolhido por meio da experiência durante o período de estágio.

O estagio supervisionada é a promoção de estimulo a prática docente, pois se tem um maior contato com a relação entre a teoria estudada em sala de aula com a prática realizada em estágio. O referido trabalho busca relatar a experiência de estágio como acadêmico de curso de Licenciatura Plena em História.

Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos durante esse treinamento de estágio para a profissão, configurando-se como documento requisito para a avaliação final dos alunos na disciplina. O referido relatório está organizado em capítulos, onde estão listadas: dados gerais de estágio; capítulo de introdução; leituras obrigatórias.

Tem-se como capitulo três: caracterização do PPP (Projeto Político Pedagógico); planejamento anual; Abordagem dos Temas Transversais Contemporâneo da BNCC; Proposta de Atividade para Abordagem dos Temas Contemporaneos Transversais da BNCC.

Tem-se como capítulo seis: atuação do professor e sai relação com a equipe administrativa e pedagógica; Conhecer Metodologias Ativas com uso de tecnologias Digitais; o processo de Gestão Escolar; atuação da equipe pedagógica no acompanhamento de desenvolvimento da disciplina. Tem-se como capitulo dez: plano de aula; Regimento Escolar; Atuação da Equipe diretiva e plano de ação. Para finalização do trabalho temos as considerações finais referencias bibliográficas.

Tem-se como objetivo com do referido trabalho de relatório de estágio: Entender os processos e práticas de desenvolvimentos de atividades realizadas no campo de estágio para que os acadêmicos desenvolvam condições favoráveis para a continuação da formação.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

ATIVIDADE A – Ler os textos indicados

Após a leitura do material indicado, você deve produzir um texto, analisando as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos a serem destacados no segmento no qual você realiza o estágio.

Levando em consideração a leitura realizada dos textos orientados, pode-se considerar que os referidos textos apresentam análises e observações a partir das investigações e averiguações realizadas por uma pesquisa realizada em uma escola do Ensino Fundamental. Tem-se como fundamentação o campo de estágio analise Educação.

Analisa-se segundo as observações textuais que a aula de História: como os alunos e o docente encaram e estudam os relevantes desafios e dificuldades da mudança das séries5º e 6º ano. Em relação a utilização da bibliografia didática e a seleção de conteúdos pode-se evidenciar que os docentes se utilizam de certas habilidades de referencia didática relacionado ao  pensamento histórico.

A condição de conteúdo é realizada de maneira fragmentada, com isto a individualidade da aprendizagem do pensamento fica desviada. Com isto, é importante que a escolha dos conteúdos sejam realizada mediante ciência da história como fundamentalização, analisando como importância o método na narrativa.

Na atualidade, a forma em que o professor sugere o registro do conhecimento histórico promove uma separação das formas de aprender, pensar e as formas de pensar a partir da historia, entre a aprendizagem e o objeto. A maneira de ensinar pode ser considerada como algo pronto e acabado, com disciplinas e conteúdos predefinidos e sem levar em conta o contexto e a subjetividade dos envolvidos. Porém de maneira diferente deve-se pensar na forma de aprender com diversidade de fatores que promovem a referida atividade.

O artigo 2 tem como temática abordada um olhar sobre as obras como unidades indiferenciadas, com isto os autores não consideram o lugar de cada campo, reduzindo as condições de flexibilidade docente. A escola é considerada como uma porta de entrada que possibilita identificação de um passado representado como um passado distante, abstrato e intangível. Deve-se levar com consideração a referida diferenciação para um eficiente e eficaz ensino aprendizado.

 


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

ATIVIDADE B – Conhecer a função e a estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com