TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  4.523 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        5

3        PLANEJAMENTO ANUAL        6

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        7

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        8

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        9

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        10

8        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        11

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        12

10        PLANOS DE AULA        13

11        REGIMENTO ESCOLAR        14

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        15

13        PLANO DE AÇÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

               

                  O presente trabalho se fundamentará na prática e na vivencia e no espaço não escolar e serão abordados aspectos relevantes em relação ao espaço e a sua funcionalidade bem como a formação dos profissionais para atuarem no espaço não escolar e tudo que pode ser resgatado para a reflexão com a prática. A  formação dos professores e gestores há um compromisso com as políticas públicas para educação os efeitos da globalização envolvendo aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais e os avanços tecnológicos que vão sendo observados com maior ênfase nas areais educacionais as quais prezam pelas melhorias nos indicies de real inclusão social e a implementação de ações que possam levar os alunos a educação de qualidade.

     A resolução CNE/ CP nº 1, de 15 de maio de 2006. art.4º; nos mostra que as atividades docentes também compreendem a participação na organização e gestão de sistema e instituição de ensino englobando.

   I – Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação;

 II - Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiencia educativas não escolares;

 III – Produção e difusão do conhecimento cientifico tecnológico do campo educacional, em contexto escolares e não escolares.

   Dessa forma o princípio básico da docência remete a gestão, que conforme a Resolução 01/2006, implica em planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação, assim como em produção e difusão do conhecimento nos mais diversos espaços sociais havendo a necessidade de percepção de que as atividades educativas não podem estar restritas ao espaço escolar e que o gestor da educação pode muito bem atuar no planejamento e execução destas atividades.

       Nesse enfoque fica assegurada a formação de profissionais da educação em conformidade com a LDB (Lei 9394/96), que em seu artigo 64, estabelece a formação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, em cursos de graduação em pedagogia ou em pós-graduação, devendo esse nível ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação.

    Certos de que, os projetos pedagógicos tem a docência como base para formação, a gestão na perspectiva democrática e a pesquisa como elemento articulador do currículo de forma a promover a interlocução entre as áreas de conhecimento, são propostos projetos como componente curricular para efetivar o princípio da indissociabilidade entre a teoria e a prática, o ensino e a pesquisa. Nessa linha, à docência consiste de uma ação educativa que se configura nos processos de ensino e aprendizagem e na construção de conhecimentos.

  Dessa forma, em termos gerais, o que configura um espaço escolar é o ambiente propício para aprendizagem em que a formalidade educacional se constitui, já no espaço não escolar a aprendizagem acontece em ambiente não formais segundo as especificidades das leis vigentes para estes espaços.

  Em 15 de maio de 2006 foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução CP/CNE nº. 1/2006 que instituía as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, propiciando discussões sobre novas demandas de trabalho que possibilitam a atuação desse profissional em diferentes espaços, trazendo uma nova proposta para a formação do pedagogo que rompe com a concepção dicotomização de formação do pedagogo como professor, que lecionava educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, e do pedagogo como gestor, visto como especialista ou técnico.

Segundo o Conselho Nacional da Educação:

Compreende-se à docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo. (2006, Art2, inc 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (164.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com