TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  23/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.503 Palavras (15 Páginas)  •  3.811 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11

6        PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

Esse trabalho apresentar relatório sobre a relação entre prática e teoria adquirida a partir das disciplinas, ofertada no 4º semestre, sendo um componente obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A apresentação do estágio realizado esta voltada na pratica relacionada à docência na Educação Infantil, tendo como objetivo olhar de perto como acontece o ensino e aprendizagem das crianças nessa faixa etária. Levando assim, a ter oportunidade de coloca tudo aquilo que foi ensinado em sala de aulas em ação.

Em primeiro momento foi realizado um leitura do material indicado, após a leitura, foi produzido um texto relatando as principais ideias apontadas pelos autores e os aspectos utilizados na área da educação infantil. Em seguida foi analisado um Projeto Politico Pedagógico da Escolar (PPP), sendo observada a abordagem dos Temas Transversais Contemporâneos da BNCC. Depois argumentado a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica. Com base em metodologias ativas e uso de tecnologias digitais, foi resolvida uma situação-problema e elaborado dois planos de aula.

Com isso pode ser visto o quando é importante faz um levantamento dos materiais de apoio específicos para abordagem dos temas transversais contemporâneos. E que são vários os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados pelo professor, o mesmo pode contribuir para melhoramento no ensino e aprendizagem. Também é essencial que equipe pedagógica procurar realizar suas decisões no coletivo.

Portanto os resultados adquiridos na elaboração desse relatório foi que, proporcionar vivenciar experiências que ajudaram na aprendizagem e serão essenciais na prática pedagógica. O conhecimento é uma experiência muito boa que ficara na lembrança e leva a pensa no melhoramento das escolhas referente à profissão docente.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Ao realiza a leitura do material indicado pode ser percebido que o texto procura explicar o que é desenvolvimento infantil, em quais os aspectos a educação escolar pode ajudar. Aponta como ideias principais o papel do professor no ensino, relatado por Vigotski, Leontiev e Elkonin. É explorada a literatura contemporânea, voltada à educação infantil e o ideário anti-escolar e o que a psicologia fala sobre histórico-cultural em relação o desenvolvimento infantil e o ensino.

Em primeiro momento é argumentado que antes a educação era vista como uma preparação do aluno, apenas voltada para o ensino fundamental e não tinha um valor próprio. Sendo assim, houve um dialogo em razão do ensino para as crianças pequenas, os pesquisadores chegou à ideia que a especificidade da Educação Infantil tem que gira em torno do cuidar e educar, negando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo.  

A concepção de Vigotski é que, não como meio determinante, a biologia explicar o desenvolvimento da criança, sendo que percorre um caminho natural, determinado pelas leis da natureza universais.  Nesse sentido Leontiev e Elkonin têm umas ideias semelhantes quando aprovam que é necessário levar em conta a relação da criança e o vínculo entre criança e sociedade. Para Vigotski a descrição de cultura, é que tudo é mudado pelo ser humano na natureza, ele argumenta que nesse sistema de mudança do meio, os seres humanos modificam o seu próprio comportamento, e que o domínio de tal comportamento é definido por uma função psicológica maior concedida exclusiva do homem. O domínio é dado pela definição dos signos e o mais importante no desenvolvimento é a linguagem.

A lei genética do desenvolvimento cultural é definida com uma operação organizada sendo a significação, uma característica primeiramente social e depois transferida para o interior do homem. Nesse sentido Leontiev e Vigotski acreditar que capacidade unicamente do homem é contraída pelas crianças após introdução dos signos e apropriação da cultura não é passada biologicamente. O procedimento de apropriação de cultura acontecer por meio da mediação do adulto, sendo definido como a educação, pois essa mediação não se pode ser formada espontaneamente na criança.    

Para Vigotski a imitação é fundamental no ensino, aprendizagem e desenvolvimento. Desse modo para que a criança possa compreenda a ação do outro e após reproduzir, consequentemente a suas capacidades mentais estará impedida. De acordo com Leontiev para o desenvolvimento chegar a um potencial total, é preciso que a criança seja cultivada psicologicamente com rumo e associação da atividade da mesma, para além da habilidade mecânica.

Conclui que as ideias defendidas por Vigotski, Leontiev e Elkonin, leva o educador a assume um papel direto na melhoria do desenvolvimento da criança. Ao discursar sobre os estágios pode ser percebido a importâncias do educador no desenvolvimento da criança. Sendo que para um bom andamento no processo educativo depende da ação realizada pelos adultos. O que transmitir experiência social é os educadores. Através dessa interversão dos adultos, que as crianças conseguem adquirir conhecimento e habilidades que ajudaram a entender a conduta da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (245.9 Kb)   docx (554.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com