TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  12/12/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.912 Palavras (20 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

4        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        10

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        12

6        PLANOS DE AULA        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

INTRODUÇÃO

Apresento o relatório de estágio obrigatório, realizado a partir de instruções sobre a escola E. M. Fausto Figueiredo de Oliveira, localizada na R. Piracicaba, 45 - Sra. de Fátima, Betim - MG, 32672-206. Seu horário de funcionamento é de 07:00 as 17:30 horas, sendo que n o turno da manhã são as turmas 1° ao 5° ano e de 13:00 as 17:00 o turno da tarde para os alunos do 6° ao 9° ano.

A instituição foi construída e inaugurada em 1999 devido ao apelo da comunidade, pois as escolas mais próximas eram longes e o caminho até elas eram perigosas. Seu nome é em homenagem a uns dos moradores da comunidade, era muito querido e que lutou para a construção da escola na comunidade, e que veio a falecer antes da inauguração da escola.

A comunidade local é caracterizada por famílias de classe baixa. Essas famílias são compostas por pais desempregados, operários assalariados, ou trabalhadores informais. As pessoas que compõem o grupo familiar possuem baixa escolaridade e a maioria possui somente o ensino fundamental.

Sua infraestrutura foi sendo modificada com o passar dos anos, se adaptando para melhor acesso de seus alunos. A escola conta com 24 salas dentre essas 14 são de aula que possuem quadro a pincel e armários para os professores guardarem alguns objetos e ventiladores, biblioteca, sala de informática equipada como computadores para uso dos alunos, sala da coordenação pedagógica, sala da direção, sala de professores, sala AEE (atendimento educacional especializado), secretária, almoxarifado. Além de disso a instituição conta com auditório com vídeo e projetor, banheiros para os alunos e para os professores, cozinha e cantina, e rampa de acesso para alunos com dificuldade de mobilização e elevador. Possui também quadra coberta e uma área com brinquedos para as crianças menores, além de ter bebedouros, coletores lixo, extintores, pátio, e uma ampla área verde na instituição. A escola possui internet banda larga.

Em seu quadro de funcionários a escola possui no turno da manhã 23 professores de P1 (em sua maioria graduados em pedagogia), e uma professora especialista na sala AEE, e 10 atendentes de apoio pedagógico destinados a trabalharem com alunos com necessidades educacionais especiais. Além dos funcionários da cozinha, secretária, e os responsáveis pelos serviços gerais da instituição.

 No turno da manhã a escola possui 14 turmas entre o 1° e 5° ano. Tendo aproximadamente 315 alunos matriculados no ensino fundamental I. O Estágio Supervisionado é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia, o estágio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão amplas das áreas que os alunos poderão inserir ao decorrer após a conclusão da sua graduação. Ao realiza este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e compreender sobre o processor educativo escolar e o funcionamento de uma instituição pública de comunidade periférica.

.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto da leitura obrigatória do texto de Juares da Silva Thiesen, sobre a temática “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, traz pensamentos sobre o quão importante é interdisciplinaridade não só na educação, mas em diversos campos da sociedade como setores da vida social como a economia, a política e a tecnologia. Trata-se de uma grande mudança paradigmática que está em pleno curso.

O termo começou na segunda metade do século passado em resposta à necessidade de confirmação principalmente no campo das ciências humanas e da educação: superar a descentralização e a especialização do conhecimento causado pela epistemologia positivista, cujas raízes são o empirismo e o naturalismo E o mecanismo científico onde a modernidade começa.

De acordo com Segundo Saviani (2003), "A educação não transforma de modo direto e imediato e sim de modo indireto e mediato, isto é, agindo sobre os sujeitos da prática." Quando as disciplinas são usadas para a compreensão dos detalhes, os alunos percebem sua natureza e utilidade.

Portanto, o ponto de partida e o ponto final da prática interdisciplinar estão em ação, no diálogo estabelecido entre duas ou mais disciplinas e entre atores, a natureza interdisciplinar "restaura a identidade da disciplina e fortalece a disciplina" e mostra Mude a postura na prática de ensino. Alunos e professores. Baseados em suas próprias ações, eles participaram do processo de investigação do conhecimento, redescoberta e construção coletiva, que ignorou a proposta de dividir o conhecimento em disciplinas, mas propôs a criação de um movimento que pudesse estabelecer vínculos entre as disciplinas. Reflita sobre as ações formuladas no trabalho.

Estudar o município é importante e necessário para o aluno, na medida em que ele está desenvolvendo o processo de conhecimento e de crítica da realidade em que está vivendo. Ali estão os espaços e o tempo delimitados, permitindo que se faça a análise de todos os aspectos da complexidade do lugar. É uma escala de análise que permite que tenhamos próximos de nós todos aqueles elementos que expressam as condições sociais, econômicas, políticas do nosso mundo. É uma totalidade considerada no seu conjunto, de todos os elementos ali existentes, mas que, como tal não pode perder de vista a dimensão de outras escalas de análise. Callai e Zarth (1988) (apud CASTROGIOVANNI, 2006, p. 124-125).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (884.6 Kb)   docx (763.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com