TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  7/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.044 Palavras (25 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3        PLANEJAMENTO ANUAL        3

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        4

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        5

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        6

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        7

8        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        8

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        9

10        PLANOS DE AULA        10

11        REGIMENTO ESCOLAR        11

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        12

13        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

No presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades e considerações do Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, apresentado ao 6º semestre de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Norte do Paraná-UNOPAR.

 O presente trabalho se encontra componentes relacionados ao estágio curricular do curso de pedagogia na educação infantil que teve pôr propósito de apurar a formação e a prática do profissional. Observamos o papel do desenvolvimento na prática educativa do professor e o interesse que ele outorga a essa formação para melhoria de seu fazer docente. A escola propõe uma educação com destino a convivência democrática; para a constituição de cidadãos com atitudes sociais, intencionando que respeitem o outro e que estejam preparadas para considerarem seus pontos de vista e sentimentos a ponto de alterarem suas próprias concepções a respeito de assuntos de significância e de permitirem conscientemente que suas próprias perspectivas sejam alteradas por terceiros.

Distinguimos o contexto da Educação Infantil, e atentamos a forma como as crianças se correlatam entre si e com os adultos com os quais residem. Examinamos em todos os pontos relativos ao espaço escolar e à formação do ensino para educação infantil. Pelas averiguações encontradas através da perquisição, vimos que, assim como está organizado a escola e o currículo na didática infantil, são favorecidos os requisitos de formação necessárias para o lecionador e o aprendiz. Equivalente com a estrutura da atividade pedagógico e da coordenação educacional, dessa forma produtivo para a educação, é necessário esforçasse todo momento em direção renovar as metas e construir competências.

A intencionalidade do método educativo é necessária proporcionar o estudo da figura corporal e a ordenação do recinto e as primeiras noções geométricas. A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o domínio de estimular na criança a vontade pela leitura, escrita e matemática e assim por diante. Isso vai depender da forma como essa criança é estimulada e incentivada. Nessa perspectiva, essa etapa em que as crianças começam a frequentar o colégio deve ser marcada com muita empolgação, através de brincadeiras e atividades estimulantes. Os estágios têm como objetivo: fornecer a oportunidade de viver de forma prática, todos os procedimentos aprendidos no caminho percorrido na vida acadêmica; dar-nos toda a segurança para que ao concluir o estágio, estejamos preparados para seguir a função que escolhemos e que nos será confiada; promover, através do exercício do pensamento crítico, a percepção das possibilidades e limitações do campo de atividades específico e a criação de escolhas para superá-las. E, sobretudo observaram-se os métodos ativos usados pelo professor as ações exercidas com os discentes.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O texto procura entender o que é desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação escolar pode atuar em seu auxílio, tendo como foco os papéis do educador e do ensino, esclarecidos por Vygotsky, Leontief e Elkonin. É analisada a literatura contemporânea sobre educação infantil e sua veia ante escolar e o que diz a psicologia histórico-cultural sobre desenvolvimento infantil e o ensino. Primeiro é levantada a questão de que a educação para crianças pequenas era vistaessencialmente como ferramenta de assistência ou para preparar o aluno para o ensino fundamental e não tinha um valor próprio.

Então, cresceram os debates acerca da função do ensino para crianças pequenas e chegou-se à conclusão que ela tem que ter como propósito cuidar e educar, tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo. Para Vigotski, não se pode utilizar, como principal determinante, a biologia para explicar o desenvolvimento da criança, sendo esse desprovido de leis naturais universais pré-definidas pelagem ética e dado em um contexto social e cultural. Leontiev e Elkonin tem pensamentos parecidos ao concordarem que é preciso levar em consideração, principalmente, a relação da criança com o meio que a mesma é exclusiva para cada situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (204.5 Kb)   docx (236.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com