TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.248 Palavras (13 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4] 

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 LEITURA OBRIGATÓRIA        5

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        8

6 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        10

7 PLANOS DE AULA        12

9 REFERÊNCIAS        16

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório curricular obrigatório foi realizado de forma adaptada pois devido ao período de pandemia impossibilitou que o processo fosse realizado de forma presencial em alguma instituição de ensino, porem isso não desmerece o conteúdo a seguir pois a modalidade de ensino a distância tem tomado proporções gigantesca, e a necessidade de mais profissionais da educação preparados para essa modalidade.

Ao decorrer das atividades propostas poderemos utilizar todo conteúdo pedagógico que aprendemos até o presente momento, diante de questões problemáticas que acontece no cotidiano de uma escola e propor metodologias para sanar essas tais questões, contribuindo com a ampliação do conhecimento no campo da Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental  possibilitando a reflexão nas práticas pedagógicas como educadora, contribuindo para a formação do curso e com certeza uma experiência rica para o desenvolvimento como uma futura pedagoga.

2 LEITURA OBRIGATÓRIA

A interdisciplinaridade é um conceito que geralmente é colocada como algo novo porem esse tema já vem sendo debatido desde dos meados do século XX.

Continua ainda em pauta por conta das dificuldades de ser colocada em pratica nas instituições de ensino.

A ideia de construir pontes entre as disciplinas já fora estudada ao longo do tempo e é notório entender a capacidade de transformação no processo de ensino aprendizagem. Um dos impactos maiores será na construção do senso crítico dos alunos formando cidadãos mais conscientes.

O objetivo principal da interdisciplinaridade é criar ferramentas para enriquecer a visão dos alunos em relação ao mundo a transversalidade entre as disciplinas estimula o saber de todas as fases de estudo deste do básico até o ensino superior.

Grandes nomes importantes aderiram ao movimento da interdisciplinaridade autores como Kapp, Piaget Vygostsky e Gusdorf aqui no Brasil um dos maiores defensores da interdisciplinaridade é o autor de vários livros e artigos sobre o assunto Hilton Japiassu segundo ele O sonho de transdisciplinar

Nas palavras de Japiassu:

Podemos dizer que nós reconhecemos diante de um empreendimento interdisciplinar todas as vezes em que ele conseguir incorporar os resultados de várias especialidades, que tomar de empréstimo a outras disciplinas certos instrumentos e técnicas metodológicos, fazendo uso dos esquemas conceituais e das análises que se encontram nos diversos ramos do saber, a fim de fazê-los integrarem e convergirem, depois de terem sido comparados e julgados. Donde podermos dizer que o papel específico da atividade interdisciplinar consiste, primordialmente, em lançar uma ponte para ligar as fronteiras que haviam sido estabelecidas anteriormente entre as disciplinas com o objetivo preciso de assegurar a um seu caráter propriamente positivo, segundo modos particulares e com resultados específicos. (1976, p. 75)

Aqui no Brasil a partir da Lei N°5.692/71 sua presença tem se tormando mas presente recentemente a Lei de Diretrizes e bases N°9.394/96 e com parâmetros além da sua influência na legislação e nas propostas curriculares a interdisciplinaridade está cada vez mais atuante nos discursos e não pratica dos educadores apesar da resistência de alguns educadores e ser ainda desconhecido por alguns.

Alguns já se arriscam em trabalhar nesta perspectiva que exige uma postura que vai além do que está contido nos descritos PCNS sendo necessário uma atitude endógena.

Que faça uso de metodologias didáticas adequadas através do uso do ensino interdisciplinar dentro do aspecto critico os professores forneceram os alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental a uma aprendizagem plena na consciência da nossa realidade e sua complexidade

Todavia, o interdisciplinar não pode ser praticado sem o cumprimento de certas exigências. Por exemplo, a criação de uma nova inteligência e de uma razão aberta capazes de formar uma nova espécie de cientistas e educadores, utilizando uma nova pedagogia e ousando pensar de outra. Forma. Por isso, o candidato a ingressar nessa aventura deveria preencher (entre outros) os seguintes pré-requisitos:

· ter a coragem de fazer a seguinte prece: "Fome nossa de cada dia nos daí hoje"
· ter a coragem de devolver, à sua razão, sua função turbulenta e agressiva
· ter a coragem de, no domínio do pensamento, fazer da imprudência um método
· saber colocar questões (não só buscar respostas) e não ousar "pensar antes de estudar"
· estar consciente de que ninguém se educa (como não cria) com ideias alheias
· ter a coragem de sempre fornecer à sua razão razões (e motivos) para mudar
· não cultivar o gosto pelo "porto seguro" ou pela certeza do sistema, porque nosso conhecimento nasce da dúvida e se alimenta de incertezas
· não fazer concessões ao Saber, etc. Segundo JAPIASSU “

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP, e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

PPP (Projeto Político Pedagógico) é documento que deve ser elaborado por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) nele são registrados as ações e projetos que a comunidade escolar deseja para ano letivo.

É o fruto da interação de equipe pedagógica por professores alunos e familiares aonde é possível criar prioridades e objetivos criando atividades pedagógicas que auxiliam no processo de ensino –aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com