TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.485 Palavras (14 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]FRANCISCA SILVIA FIGUERÊDO VENTURIN    RA:2948207903

 

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .......................................................................................................  04

1.  LEITURAS OBRIGATÓRIAS.............................................................................    05

2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).....................................................    07

3. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA

BNCC ......................................................................................................................  09

4. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA......................................................................  10

5. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS................................................................................................................... 12  

6. PLANOS DE AULA..............................................................................................  13

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................  15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................  16

[pic 10]

INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio na área de professor da educação infantil por requisito do curso de licenciatura em pedagogia da instituição de ensino Anhanguera Educacional teve que infelizmente sofrer alterações, pois devido a pandemia do covid-19 foi necessário que houvesse uma adaptação na realização do estágio e do relatório, visando as mudanças pré-estabelecidas pela instituição de ensino Anhanguera seguimos com o relatório adaptado.

O estágio supervisionado trata-se de um trabalho no qual se relata todo o aprendizado vivido dentro de uma sala de aula, é o passo a passo do que foi elaborado e desenvolvido na pratica didática como pedagogo [a] na vida real. Tudo que foi feito, todas as atividades trabalhadas com os alunos, e todo l seu planejamento e ideias desenvolvidas ao longo do trabalho.

O trabalho foi feito utilizando de uma metodologia que foi elaborada por meio dos textos disponibilizados para analise e construção do trabalho, os vídeos assistidos, também nesse processo, as buscam em sites de estudos na internet, com abordagem qualitativa que visa analisar as realidades sociais, assim como esclarecer a ação no âmbito da organização escolar, e desenvolver o relatório com mais conhecimento. Estudo feito com base no PPP da escola, pesquisas realizadas com embasamento na BNCC, para ter mais precisão e ser mais condizente e ter veridicidade no conteúdo exposto. Planejamento de aulas, visando a proposta elaborada para intervir como plano de ação proposto par resolver a problemática existente na escola.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A perspectiva de Vigotski, Leontieve e Elkonin sobre o papel do professor

O respectivo texto aborda um tema muito relevante que teve como objetivo investigar e analisar as relações entre desenvolvimento infantil e ensino na faixa etária de 0 a 6 anos, envolvendo o pensamento e as ideias dos autores L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin.

O referido trabalho dos autores neste texto aborda os seguintes temas: O ideário ante escolar na Educação Infantil. Esse tópico vem falar a respeito da forma de educar as crianças da faixa etária de 0 6  anos, na linha de pensamento dos autores a criança dessa faixa etária não deve passar por um processo de “ensino” e sim uma educação um cuidado com o desenvolver da criança nessa faixa etária. “ O     binômio cuidar-educar expressaria o objetivo principal do trabalho pedagógico junto à faixa etária atendida pela educação infantil (Faria, 2005; Cerisara, 2004; Rocha, 1999) e aparece na literatura como algo que marcaria a identidade desse segmento educacional, concepção essa que se mostra presente também na documentação oficial.”

Em seguida é abordado o assunto: “a concepção histórico-cultural do desenvolvimento infantil”, neste outo tópico do texto o autor relata sobre a questão da formação biológico-social da personalidade da criança, esclarece que não há uma mistura entre esses dois fatores, ele também fala que a formação do desenvolvimento infantil esta ligada ao processo natural, porem o desenvolvimento cultural incorpora, transforma e supera a dimensão natural do desenvolvimento da criança.

Dando continuidade no assunto abordada o trabalho desenvolvido no texto vai abordar também o seguinte assunto: cultura e desenvolvimento psíquico, Vigotski (1995, p.150) irá postular que “toda função psíquica superior passa inevitavelmente por uma etapa externa de desenvolvimento porque a função, a princípio, é social”, o texto fala que o a criança o ser humana tende a desenvolver o seu psicológico por meio histórico cultural, porem tem algumas parte desse desenvolvimento que envolve o biológico natural do humano, como as reações de atenção de reflexo. Mas a cultura e a sociedade a qual a criança esta inserida permite e gera a formação psicológica da criança. Dessa forma, ao longo de seu desenvolvimento, a criança assimila as formas sociais da conduta e as transfere para si mesma, ou seja, a criança começa a aplicar a si própria as mesmas formas de comportamento que a princípio outros aplicavam a ela.

Partindo para outro tópico vimos que foi falado sobre: Desenvolvimento, ensino e aprendizagem, este tópico explica que para uma criança se desenvolver deve haver o processo de ensino por meio do professor. O autor Vigotiski fala sobre a ZDP que é a zona de desenvolvimento potencial, e que por sua vez, corresponde às funções psíquicas que estão iniciando seu ciclo de desenvolvimento, as quais a criança só é capaz de empregar com auxílio do educador (ou de crianças mais experientes).

Foi abordado também o tema: a importância da imitação. O processo de imitação implica no desenvolvimento da criança, e através da imitação que ela aprende a entender o significado da ação do outro, e repetir isso ajuda os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (221.9 Kb)   docx (62.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com