TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

Por:   •  9/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.881 Palavras (24 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

   

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO…………………………………………………………………………4

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS…………………………………………………………5

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)……………………………………...7

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA

BNCC………………………………………………………………………………….

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE

ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA…………………………………………….10

5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM O USO DE TECNOLOGIAS

DIGITAIS………………………………………………………………….…………….11

6 PLANOS DE AULA………………………………………………………………….12

CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………...14

REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………15

INTRODUÇÃO

O objetivo deste presente trabalho é apresentar os resultados do estágio de pedagogia, realizado de maneira adaptada, devido a pandemia de Covid-19, conforme o Plano de trabalho. Diante do momento pelo qual o mundo passa a metodologia utilizada foi a leitura de textos e vídeos e pesquisas, que tratam acerca da prática pedagógica e ainda sobre a importância do trabalho do pedagogo, atendendo as necessidades do alunado de forma remota de modo a contribuir com a aprendizagem, minimizando os impactos da suspensão das aulas presenciais, favorecendo novos direcionamentos pedagógicos para a Ensino Fundamental Anos Iniciais, além de servir como embasamento para as práticas de construção de conhecimento teórico.

Para uma formação ser qualificada o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio com eficiência e responsabilidade, porém o estagiário deve observar, para adquirir conhecimentos acerca da realidade que irá enfrentar no dia a dia possibilitando um maior aprendizado para o estagiário para assim ter uma visão ampla a carreira profissional. O estágio é uma chance que os estagiários tem para aprofundar seus conhecimentos e ‘habilidades nas áreas de interesse do aluno. Sendo assim possível vivenciar de modo prático todo o conteúdo ministrado durante a graduação no curso de pedagogia tornando uma experiência relevante para a formação de um profissional competente.  

Através das observações no estágio, podemos ampliar conhecimentos de teoria com a prática, encontrar   pontos   construtivos   a   melhorar   e   observar   a   forma como   as crianças se relacionam com os colegas de sala e adultos com os quais convivem.  Além disso, durante o período em que se é estagiário, é possível compreender melhor as áreas de atuação da própria profissão e, assim exercitar o autoconhecimento e seguir o caminho profissional que mais tem a ver com o seu perfil.

Neste relatório de estágio estão descritas as atividades com o estudo desenvolvido sobre a Educação Infantil, promovendo a busca da qualidade e visando maior eficiência na atuação como docente. Mesmo com nossa realidade nos dias de hoje devido a pandemia, ainda pode-se aprender muito com as aulas remotas, principalmente buscando o incentivo a leitura e uso de novas tecnologias desta forma é possível despertar a atenção dos alunos para o melhor desempenho de todos.  


1-LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Com base nas leituras, observa-se que é imprescindível para os futuros educadores de qualquer área de conhecimento. Faz com que os estágios tenham uma aproximação maior com seu futuro ambiente de trabalho e fique mais próximo dos alunos em seu processo de aprendizagem, além de visualizar todas as práticas pedagógicas envolvidas no decorrer do processo educativo.

A participação no estágio, portanto, permite reflexão e debates entre os participantes. Nesse sentido para  Osteto( 2000,p.22 )afirma que as estagiárias, profissionais em formação, ganham possibilidades de experimentar e construir seu papel de “professor-pesquisador”, exercitando sua capacidade de ler a realidade, visualizar ou detectar as necessidades e, no processo coletivo de reflexão, ir arriscando propostas e alternativas de encaminhamentos.

 Portanto, o processo de estágio exige um olhar contextualizado de quem o faz, buscando romper preconceitos e aplicar uma intervenção que contribua para a aprendizagem das crianças presentes nesse processo e ainda, para a aprendizagem no campo de ensino de quem o realiza. Apresentando entendimento da relevância   dessa fase universitária, é onde se consegue assegurar que é de grande importância o  futuro professor conclua cada fase do estágio, uma  vez que desta maneira, poderá  elevar sua instrução, gerada no cenário real do seu venturo âmbito profissional, desta forma, adquire  práticas e métodos fundamentais para o exercício da sua profissão.

Ao assumir o lugar de regência de uma sala é possível ao estagiário perceber as dificuldades que ele observava quando o professor regente estava ministrando a aula, desta forma, o estagiário torna-se capaz de compreender o outro, tentando, portanto, realizar seu ensino com o auxílio de estratégias diferenciadas na tentativa de conseguir melhores resultados em sala.

Ao reconhecer a importância do estágio, é possível compreender que ele é para o aluno fonte de muita aprendizagem, tornando-se um momento privilegiado sob o ponto de vista de  Fernandes (2007, p.2).o aluno se coloca como cientista e pesquisador da realidade; a ele cabe indagar e questionar a realidade discordando dela, caso esta se mostre em oposição às questões fundamentais para efetivação da educação, principalmente nos casos de licenciaturas.

 De maneira crítica e ética, é possível que o estagiário ao perceber as dificuldades em determinados momentos do ensino do professor regente, contribua de maneira colaborativa com este professor, lembrando que o professor constrói conhecimento a partir de uma problemática, fazendo a relação entre teoria e prática. É importante que o aluno contate ao professor regente sobre conteúdos e estratégias estudados na graduação, como forma de subsidiar ao regente novas práticas a serem adentradas em sala de aula, sempre focando a aprendizagem dos alunos. Uma outra questão acerca dos estágios na graduação é que nos cursos de licenciatura são frequentes as inquietações acerca da separação entre teoria e prática, sendo um discurso muito presente a ser contradito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (730.9 Kb)   docx (563.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com