TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDUCAR ATRAVÉS DE JOGOS

Por:   •  30/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

                         PROJETO DE ENSINO 8º SEMESTRE :

  EDUCANDO COM O LÚDICO (BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE)

                                                                      “ROSÂNGELA C. CAMARGO”

1 - Processo de desenvolvimento

 

                          Na semana anterior as atividades, o (a) professor (a)  deve preparar os materiais que serão utilizados durante os jogos e brincadeiras. Como não serão feitos com a ajuda das crianças, cabe ao professor (a), eleger o melhor dia e horário para  faze-los.

Para a atividade:

- Acerte o desenho- preparar figuras de objetos, recortadas de revistas.

- Bingo do alfabeto- imprimir palavras em folhas de sulfite, com letras de tamanho bem grande, aproximadamente 5 cm, em quantidade suficiente de uma palavra diferente para cada aluno. Recortar e colocar numa sacola todas as letras do alfabeto.

- Arremesso de peso- decorar e encher com areia seca, uma garrafa pet com capacidade para 600 ml.

- Jogo de memória com fotografia- fotografar todas as crianças da sala, imprimir, colar na cartolina e cortar em quadrados ou retângulos de tamanhos iguais. Cada quebra-cabeça deve conter duas fotos da mesma criança, na quantidade que julgar necessário para montar o jogo.

- Teatro (atividades com sons, gestos)- imprimir ou recortar de revistas, fotos de animais, aves e insetos conhecidos pelas crianças.

 

Atividade I

                        Para o Acerte o desenho, o (a) professor (a), organiza duplas, uma criança desenha na lousa, o objeto que ela pegou a foto ou a figura recortada dentro da sacola, enquanto a outra tenta adivinhar o que está sendo desenhado em menos tentativas e o mais rápido possível.

Atividade II

                    No Bingo do alfabeto, o (a) professor (a), distribui juntamente com algumas tampinhas, folhas contendo palavras diversas, uma para cada criança. Em seguida inicia o jogo pegando uma letra de cada vez e falando em voz alta, quem tiver na palavra a letra sorteada, coloca uma tampinha marcando, ganha o jogo a criança que completar a  palavra primeiro.  

Atividade III

                    Arremesso de peso,  é uma atividade que deve ser aplicada no pátio, pois necessita de um espaço maior. Faz-se um traçado marcando o limite de onde as crianças arremessarão o peso e outra marcação para a direção. O (a) professor (a) marca com giz a distância que atingiu a garrafa arremessada, observando quem tem mais força e senso de direção.

Atividade IV

                     Separar as crianças em duplas. Distribuir os fotos do quebra-cabeça às duplas que após observar, a criança tenta memorizar onde estão os pares, em seguida virar e ocultar as fotos para que encontre os pares, a cada acerto, os pares devem ser retirados do jogo. Quem errar passa a vez para o colega, vence o jogo quem chegar ao fim com mais pares retirados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com