TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Febre Tifoide

Por:   •  24/9/2022  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

Epidemia de Febre Tifoide

Em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul foi constatada uma epidemia de casos de febre tifoide que contaminou 37% da população de 5.000 habitantes. A febre tifoide é uma doença grave  causada pela ingestão de água contaminada com a bactéria Salmonella enterica typhi. Quando a bactéria cai na corrente sanguínea de um indivíduo, ela precisa ser combatida de imediato, caso isso não aconteça, a pessoa pode desenvolver complicações sérias em órgãos como o fígado, o baço, a vesícula e até mesmo a medula óssea, podendo levar o ser humano ao óbito. As ocorrências da doença são mais frequentes em locais onde a higiene é precária e a água potável possui baixa qualidade.

Na cidade a maioria dos moradores são grandes exportadores de soja que possuem enormes propriedades e casas de luxo, o restante da população é de classe média e baixa cerca de 64%. A água potável da região provém de fontes subterrâneas e poços artesianos existentes nas propriedades privadas, a comunidade de baixa renda consome em sua maioria a água do chafariz da cidade que advém do fluxo de águas subterrâneas existente na região.

O cemitério da cidade é uma construção antiga realizada pelos primeiros moradores, ele está situado próximo ao centro da cidade há uma distância de 10 km do chafariz. No cemitério são feitos em média 5 sepultamentos por mês, sendo a maioria das catacumbas sem nenhum tipo de proteção entre o solo e o caixão sepultado. O cemitério conta com 1200 catacumbas sendo apenas 10% delas do tipo jazigo, onde são postas placas pré moldadas formando uma “gaveta” onde os corpos são sepultados.

Estudos feitos ao redor do mundo alertam que os cemitérios são um risco potencial ao meio ambiente devido a produção de necrochorume que é proveniente do processo de decomposição dos corpos. O necrochorume é uma solução viscosa e de cheiro forte composta por água, sais minerais e substâncias orgânicas degradáveis além de bactérias, vírus e protozoários. Após o óbito, cada corpo decomposto libera em torno de 30 a 40 litros de necrochorume que se dissemina no subsolo e segue o fluxo subterrâneo podendo contaminar águas subterrâneas e superficiais. Para evitar esse problema a implantação dos cemitérios deve levar em consideração os critérios geológicos (características litológicas e estrutura do terreno) e hidrogeológicos (nível do lençol freático), a fim de garantir a qualidade das águas subterrâneas e superficiais que estão ao redor desse cemitério.

Sendo você o responsável para dar uma explicação a sociedade sobre o que causou epidemia, qual seria seu argumento?

Referências

KEMERICH, Pedro Daniel da Cunha et al. Anomalous values of heavy metals in soil of cemetery. Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 140-156, apr. 2012. ISSN 1980-993X. Available at: <http://www.ambi-agua.net/seer/index.php/ambi-agua/article/view/838>. Date accessed: 31 may 2021. 

BACIGALUPO, Rosiane. CEMITÉRIOS: FONTES POTENCIAIS DE IMPACTOS AMBIENTAIS. História, Natureza e Espaço - Revista Eletrônica do Grupo de Pesquisa NIESBF, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 05, dez. 2012. ISSN 2317-8361. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/niesbf/article/view/4461>. Acesso em: 31 maio 2021. doi:https://doi.org/10.12957/hne.2012.4461. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (355.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com