TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIENCIA ESTAGIO

Por:   •  4/4/2020  •  Artigo  •  2.585 Palavras (11 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1][pic 2]

PRÓ- REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A ISTANCIA

SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB

DISCENTES: Camila Ferreira Mota, Elisandra Batista da Silva Neves, Elizabete       Silva Medeiros, Irani da Conceição Lima Cavalcante e Maria Ferreira de Souza.

ARTIGO “RELATO DE EXPERIÊNCIA”

Jauru-MT                                                                                                     Novembro

DISCENTES: Camila Ferreira Mota, Elisandra Batista da Silva Neves, Elizabete       Silva Medeiros, Irani da Conceição Lima Cavalcante e Maria Ferreira de Souza.

[pic 3]

ARTIGO “RELATO DE EXPERIÊNCIA”

Jauru-MT                                                                                                     Novembro

 RESUMO

  1. INTRODUÇÃO

2.METODOLOGIA

2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A presente experiência fundamenta-se com atividade na prática de ensino do estágio supervisionado da disciplina de biologia, com a classificação dos fungos na Escola Estadual de 1º e 2º grau Rainha da Paz, (salas anexas), que funciona nas dependências da Escola Municipal de 1º grau Padre Nazareno Lanciott, com a turma do 2º ano do ensino médio no qual se fez presente a professora regente e da disciplina e apenas nove alunos, pois os demais faltaram, por uma questão de ônibus quebrado. A estrutura física conta com 16 salas de aula um refeitório, 4 banheiros, 1 quadra esportiva, 1 biblioteca, 1 secretaria.  Localizada na AV. José Medeiros s/n na Vila Adrianópolis que é distrito da cidade de Vale de São Domingos - MT, com o CEP 78.253-000. (Figura -01)

Figura 01 Entrada da Escola Padre Nazareno Lanciott, Localizada na AV. José Medeiros s/n na Vila Adrianópolis que é distrito da cidade de Vale de São Domingos - MT, com o CEP 78.253-000

FOTO DA ESCOLA 

A escola na qual desenvolvemos nossa experiência funciona os três períodos, sendo com a modalidade de ensino regular no período diurno e EJA no noturno e emprega 23 funcionários municipal e 9 funcionários estadual. Percebemos que a logística é uma problemática enfrentada pela gestão escolar que procura adequar as atividades desenvolvida no dia a dia da melhor forma possível, para atender as especificidades de cada educando que chega no espaço escolar trazendo consigo saberes que precisa ser trabalhado num contexto para a vivencia social (Figura -02).

Figura -02

Foto dos alunos =na escola

     2.2. CONTEÚDOS TEÓRICOS APLICADOS NO ENSINO DA CIÊNCIAS 

As turmas ao qual ocorreram as observações e práticas do ensino de Ciências foram as turmas do 2º ano. O conteúdo estruturante foram classificar os Tipos de Fungos: Myxomycetes, Oomycetes, Zygomycetes, Ascomycetes, Basidiomycetes, Identificar as características dos principais fungos, informar quais as importâncias dos fungos para o meio ambiente.  Estes conteúdos foram escolhidos, pois já haviam estudado ou apresentado trabalhos a respeito. Por questão de logística não foi possível sair em atividade a campo com os alunos, mas como já havia sido trabalhado com os alunos o tema em questão.

         De acordo com as orientações que recebemos da gestão escolar, vimos que a experiência que queríamos trabalhar com os alunos teria que ser mudada, pois necessitaríamos de transporte para a coleta do material, aceitamos os desafios propostos pela direção da escola, fomos em grupo de acadêmicas a procura de material para ser estudado.  Para desenvolver a atividade em sala de aula, foram coletados os fungos. Fomos para sala de aula desenvolver o conteúdo proposto. Figura -03,

                 Figura -03[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

 

2.3. O PLANEJAMENTO, CONSTRUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL     DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Para o material didático-pedagógico da turma, a escolha se deu conforme os conteúdos já vistos em sala, sendo esse cabível para realização da prática e objetiva (devido a curta demanda de tempo e a logística e contratempo na coleta do material.)

Iniciamos a nossa aula nos apresentando para os alunos e a professora, em seguida explicamos dos equipamentos necessários para a coleta dos fungos e liquens, os recursos utilizados para a coleta foram; sacos plásticos, objetos cortantes (faca ou canivete), mascara, touca, câmera fotográfica ou celular, caderno para anotações, lápis, caneta, sapato fechado caneleiras e chapéu.  Utilizaremos com os alunos uma lupa de um aplicativo baixado em dispositivo móvel.

FIGURA 4                                                          [pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

                                                           

Apesar de não termos um laboratório equipado propício para o momento, vimos o quanto foi prazeroso a nossa aula, tanto para nós quanto para os alunos, que ficaram deslumbrado com as espécies de fungos que eles já tinham visto na teoria, mas na prática era uma experiência nova e motivadora, percebemos pelas perguntas que eles faziam, por eles socializar uns com os outros o que eles estavam vendo, fomos indagado sobre o microscópio se poderia ver uma imagem melhor, ou seja aqueles alunos que tiveram  oportunidade de participar naquele momento despertaram neles interesse de conhecer um laboratório e fazer experiência com equipamentos que proporciona uma melhor visão e identificação do material observado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (817.2 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com