TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relato de Experiência Estágio

Por:   •  9/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 10

RELATO DE EXPERIÊNCIA

TÍTULO Uma professora em treinamento

Aline Cristina Maziero

1 INTRODUÇÃO

Esse relato de experiência é um requisito da disciplina de Estágio Obrigatório em Língua Portuguesa II. Devido à pandemia de covid-19 este é o primeiro estágio que foi possível realizar presencialmente, o que se mostrou bastante enriquecedor para minha futura prática docente. Por ser cadeirante, confesso que houve momentos em que temi este momento da graduação, mas mus medos se provaram infundados frente à reação de acolhimento dos alunos.

Foram realizadas 12 horas de observação na disciplina de Língua Portuguesa em escola de Campo Grande – MS. Trata-se de uma insttuição privada de ensino, com turmas desde a educação infantil até o Ensino Médio. O estágio foi realizado no período matutino, nos meses de maio e junho de 2022, sob a supervisão local da coordenadora pedagógica da escola, Cristiane Fernandes e da da professora regente de Língua Portuguesa, Edivânia Matos e abrangeu turmas dos três anos de Ensino Médio.  A regência foi realizada em dois encontros, às segundas-feiras, na turma do primeiro ano, e nela trabalhou-se o gênero autobiografia, pois tratava-se de conteúdo ´que já vinha sendo explorado pela profesora titular da turma.

Tratou-se, sem dúvida, de momento de incomparável aprendizado, de troca com os alunos e de perseverança no sonho de exercer a profissão docente.  

2 DESENVOLVIMENTO

Trata-se de escola da rede particular de ensino do município de Campo Grande. Nela são atendidas todas as faixas etárias, desde a educação infantil até o Enino Médio. As aulas de Ensino Médio são realizadas numa espécie de “filial da escola principal, em prédio ao lado.  Atualmente, existe apenas uma turma para cada série do Ensino Médio, e elas variam de 38 a 42 alunos, o que considera-se um número alto por sala, sobretudo em época de restrições por cuidados à saúde.  

A escola segue método de Ensino Positivo (apostilado) e cada turma tem cinco aulas de Língua Portuguesa por semana, em que também são tratados temas de Literatura e Produção de Texto. O material escolar já está, desde o início do ano, adequado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas apresenta divisão patente entre o estudo de gêneros textuais, de um lado, e do componente gramatical de outro. Os dois não estão interligados, na prática docente. Uma análise do dito material didático demonstra, nas palavras da professora regente de língua portuguesa “preocupação com o aprender fazendo”, por meio de poucos textos e focado na resolução de exercícios.

Escola de porte grande, com laboratório de informática, anfiteatro, biblioteca, oferece aos alunos a opção por mais de uma língua estrangeira, inglês ou espanhol. Por tratar-se de escola de vários andares, tem elevadores, além de escadas e rampas acessíveis.

2.1 OBSERVAÇÃO

        A observação, de 12 horas/aula foi realizada durante o período matutino, entre os dias 23 e 30 de maio de 2022. No primeiro dia na escola, foi-me possível observar as três turmas de Ensino Médio. No 1º ano, a professora regente estava trabalhando conteúdos de acentuação gráfica, notadamente as exceções às regras gerais que já haviam sido apresentadas. Então, ao mesmo tempo em que ensinava as exceções, a professora revisava algumas regras gerais e tirava dúvidas dos alunos sobre acentuação de palavras que eles imaginavam ter outra tonicidade. Por essa razão, foi abordado suscintamente em aula o “ Novo Acordo Ortográfico”, de 1990, que padronizou a grafia do Português Brasileiro e do Português de Portugal. Os alunos citaram exemplos de palavras que ainda geravam algum tipo de confusão – devido ao corretor dos celulares especialmente, tais como geleia, joia, linguiça, entre outros. Discutiu-se a acentuação de nomes próprios. Foram duas horas com essa turma, que se mostrou um pouco perdida sobrecaracterísticas básicas da língua materna, mas ao mesmo tempo com muita vontade de aprender; notava-se que ainda estavam sob o choque inicial de frequentar o Ensino Médio. A seguir, no mesmo dia, estive no segundo ano, que conforme me informou a professoram estavam estudando gêndero oipnativo e os termos das orações: sujeito e predicado. No entanto, naquele dia e em outro subsequente, assistimos a projeção do filme brasileiro “O ano em que meus país saíram de férias”, uma vez que o conteúdo literário abordado na apostila era de “Literatura contemporânea: os anos de ditadura civil-militar” e este é um flme baseado em texto literário. Somente na última oportunidade que tive de observar a turma do 2º ano, foi que tratou-se realmente do conteúdo descrito para mim pela professora-regente: sujeito e predicado, e mais pormenorizadamente sobre o verbo transitivo direto. O segundo ano, devido à exibição do filme, foi a série com a qual tive menos contato, mas percebia-se a empolgação deles por estarem fazendo algo que não estava programado na apostila, mesmo que tivessem de produzir uma pequena crítica sobre o filme visto relacionando-o com o período da ditadura brasileira.

        Naquele primeiro dia, observeei ainda a turma do 3º ano, cujo conteúdo estudado foi o de elementos ligados sintaticamente aos verbos; naquele dia, a professora tratou de advérbios e suas várias possibilidades de adequação a uma oração e lembrou aos alunos que tratava-se do mesmo advébio que tinham visto anteriormente como classe de palavra (morfologia), desempenhando agora sua função sintática. A turma do 3º ano me oarece a mais interessada entre as três observadas, talvez por causa da preparação pré-vestibular. No segundo dia de observvação, só assisti uma aula, no 1º ano, sobre revisão das classes gramaticais com ênfase nos substantivos. A professora, algumas vezes, utilizava o celular como recurso de pesquisa; chamava bastante a atenção de alguns alunos desatentos e demonstrava bom conhecimento do conteúdo ministrado. No dia seguinte, voltei ao segundo e terceiro anos, onde continuou-se a ser tabalhado, em um, o filme, em outro, exercícios sobre adjunto adverbial. No dia seguinte, o tema já era adjunto adnominal, sempre numa sequência de exercícios de múltipla escolha e pequenos textos sobre o conteúdo gramatical teoricamente abordado. No dia 30, assisti às últimas aulas sobre as classes gramaticais de adjetivo e substativo, transitvidade verbal, e no 3º ano a correção dos exercícios anteriormente propostos. Foi bastante   enriquecedor e saí da escola naquele último dia muito ansiosa para a regência das duas primeiras aulas no dia seguinte.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com