TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DE EXPERIÊNCIA ESTÁGIO

Por:   •  19/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]        

RELATO DE EXPERIÊNCIA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  II

 

 

 

 

 

 

CARLOS ABRAÃO LIMA DE MACEDO, 200125016

 

 

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

2022

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAEL - UNIFAEL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO  II

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado II, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FAEL - UNIFAEL.

Orientador: Prof. (a). ARIADNA DE OLIVEIRA SANTOS.

 

 

CARLOS ABRAÃO LIMA DE MACEDO, 200125016

 

 

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

[pic 3]2022


RELATO DE EXPERIÊNCIA

O estágio supervisionado promove inúmeros benefícios na vida acadêmica e profissional de um licenciando em Pedagogia que busca a conquista de novas experiências e o aprendizado prático dos assuntos estudados nas aulas ou leitura de livros do curso de licenciatura em Pedagogia.

Desta maneira, o diálogo entre a teoria e a prática propiciado por este componente curricular é de incontestável relevância na preparação do pedagogo em formação (SILVA, GASPAR, 2018).

Em virtude disso, o estágio torna-se etapa indispensável na edificação do profissional de educação em formação. A construção do ser Pedagogo forjada na práxis do labor escolar, constitui por si só, imensa relevância na formação do futuro docente.

Sendo assim, “considerar o estágio como campo de conhecimento significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supere sua tradicional redução à atividade prática instrumental.” (PIMENTA e LIMA, 2012, p.29).

Além disso, muitos estudantes, que somente conhecem o papel de aluno, se surpreendem quando passam a se colocar no papel de professor. Nesse contexto, o estágio contribui para a solidificação profissional do licenciando, conforme explica Lima e Silva :

Os cursos de licenciaturas são cenários e contextos de formação docente para  a  Educação  Básica,  sendo  um  de  seus  objetivos propiciar  subsídios  teóricos  e  práticos, cuja articulação mostra-se necessária à prática profissional. (2021, p. 6).

Nesta esteira, como licenciando do Curso de Licenciatura em Pedagogia pela UNIFAEL, levando em consideração as vantagens supracitadas, busquei atuar como estagiário. Em resultado deste exercício de observação e prática, foi elaborado este Relato de Experiência, o qual busca exteriorizar a percepção do estagiário em relação à práxis docente.

Dito isto, o relato de experiência descrito neste trabalho realizou-se em meados do mês de maio de 2022 na Escola Municipal José Francisco da Costa, localizada na comunidade de Poço de Pedra, Zona Rural de São Gonçalo do [pic 4]Amarante, RN.

Esta instituição escolar faz parte da rede municipal de ensino e atende centenas de alunos em três turnos, manhã, tarde e noite. Esta escola dispõe de um espaço físico bem restrito, dividido em  08 (oito) salas de aula, 01 (uma) cantina, 05 (cinco) banheiros masculino, feminino, especial, funcionários e professores, 01 (uma) diretoria, 01 (uma) secretaria, 01 (um) almoxarifado, 01 (uma) despensa, 02 (duas) bibliotecas, 01 (uma) sala de informática.

No que se diz respeito aos recursos multimídias e pedagógicos a escola dispõe de 02 (dois) computadores de uso administrativo, 01 (uma) impressora, 01 (uma) TV,  01 (um) projetor multimídia, ventiladores em todas as salas de aula e da gestão, 01 (um) aparelho de som, carteiras, brinquedos e jogos pedagógicos, 01 (um) bebedouro, entre outros materiais de uso permanente.

O corpo administrativo conta com a diretora, vice-diretora e coordenadora, no docente a escola dispõe de 23 (vinte e três) professores(as). No corpo técnico e de apoio, a escola dispõe de cerca de 08 (oito) funcionários que exercem as tarefas de merendeiras, auxiliares de serviços gerais, porteiros e tarefas administrativas.

O primeiro contato com a instituição de ensino, através da diretora, para o estágio descrito neste trabalho, se deu no dia 16 de fevereiro de 2022. O estágio deu-se início conhecendo o professor e a turma sob a sua regência (5º Ano do Ensino Fundamental). Logo após, houve um encontro com a diretora, no qual foi-se conversado sobre a instituição e apresentação do Projeto Político Pedagógico (PPP).

No decorrer de todo o período de estágio, pude observar as dificuldades que o professor enfrenta ao reger uma sala de aula. Ainda que ao longo da nossa vida tenhamos passado boa parte do nosso tempo na escola e tenhamos vivenciado a realidade escolar, porém fizemos isto como alunos. Entretanto, agora como professor corregente, no exercício das funções que, como estagiário, a mim foram encumbidas, passo a ter um novo olhar acerca da docência.

Todavia, apesar de todas as lutas, o ato de ensinar é um gesto prazeroso, principalmente para quem ama o que faz. Foi o que ficou constatado do professor que auxiliei nesse estágio. Suas aulas são dinâmicas, criativas e sempre conduzem [pic 5]os alunos a questionarem, pesquisarem e interagirem com o conteúdo ministrado.

Além disso, foi possível perceber que o professor regente possui ótima bagagem teórica, além de grande desenvoltura na aplicação dos conteúdos. Sua criatividade fazia das suas aulas um encontro entre a curiosidade e o saber. Seus conhecimentos, mais do que encher a mente dos educandos de informações, despertava neles o pensamento crítico e reflexivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (354 Kb)   docx (301 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com