TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme "O Óleo de Lorenzo"

Por:   •  6/11/2016  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

Por Cristiane Bárbara M. de Araújo

Resenha do Filme “O Óleo de Lorenzo”

O filme retrata a história real de Augusto e Michaela Odone na luta incansável para salvar a vida do seu filho Lorenzo Odone, que foi diagnosticado com uma doença degenerativa denominada adrenoleucodistrofia (ALD).  Também nos mostra as etapas metodológicas que são utilizadas durante o desenvolvimento de pesquisas e experimentos científicos.

Lorenzo Odone era uma criança comum que aos 6 anos começou a apresentar sintomas de irritabilidade, surdez e desequilíbrio corporal. Após vários exames e visitas ao médico, foi diagnosticado com adrenoleucodistrofia, uma doença rara e degenerativa que destrói a bainha de mielina (capa membranosa que atua como um isolamento elétrico nas células nervosas),  devido a um acumulo de ácidos graxos na cadeia longa, que causa degeneração cerebral. É uma doença de ordem genética, transmitida pela mãe e acomete quase sempre indivíduos do sexo masculino.

Após o diagnostico, os médicos condenaram Lorenzo a no máximo dois anos de vida. Como a doença era pouco conhecida e recém-descoberta, não havia tratamentos eficazes e nem cura estimada para a mesma. Os médicos mal sabiam explicar como a doença funcionava no corpo. Enquanto isso, os sintomas da ALD em Lorenzo só se agravavam. Ele começou a apresentar dificuldades para falar, andar, se mexer e engolir a saliva. Alguns médicos cientistas fizeram experimentos em Lorenzo, utilizando um tratamento novo que estava em fase de teste, o que apresentou alguns efeitos positivos inicialmente, mas funcionou apenas como paliativo para os sintomas, pois os níveis de ácidos graxos no sangue de Lorenzo não estavam diminuindo. Diante do sofrimento do filho, que só piorava a cada dia mais e a incapacidade e descaso dos médicos em procurar um tratamento mais eficaz, Augusto e Michaela Odone resolvem “sair do escuro” e tentar achar um meio de estagnar a progressão da doença e salvar seu filho.

Começa então uma luta árdua e persistente em busca de alternativas. Eles começaram a estudar a ALD e todas as questões inerentes a ela, tais como a genética, bioquímica, anatomia, neurologia e etc. Para tal, utilizaram as etapas do método cientifico para realizar a pesquisa e chegar a um resultado. Eles já possuíam o objeto de estudo, que era Lorenzo, o tema a ser estudado, que era a ALD e a questão problema: Reduzir os níveis de ácidos graxos do sangue de Lorenzo, para estacionar a progressão da degeneração cerebral e proporcionar melhor qualidade de vida ao seu filho. A partir daí eles começaram a levantar hipóteses, estudar a literatura ligada ao tema e estudos de casos de outros pacientes. Discutiram com vários especialistas, debateram, confrontaram, até finalmente chegar a um possível tratamento a base de óleo de oliva. Os Odones descobriram que quando o organismo de Lorenzo não recebia ácido graxo do alimento, ele produzia sozinho, através da biossíntese. Então, resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano e enganasse o organismo, para que este não produzisse os ácidos graxos. Para isso eles receberam ajuda de empresas químicas e um cientista que resolveu ajuda-los nessa busca por um tratamento eficaz.

Então, eles testaram esse óleo em Lorenzo, e os resultados foram satisfatórios. Lorenzo começou a apresentar níveis baixos de ácidos graxos, até se normalizar completamente. O óleo não o curou, os danos sofridos no sistema nervoso foram irreversíveis, mas a doença foi paralisada. Ele voltou a engolir a saliva normalmente e conseguia se comunicar com as pessoas através dos olhos, abrindo e fechando em sinal de negação ou afirmação.

O filme retrata também uma questão importante referente à ética. Durante os tratamentos experimentais feitos por alguns cientistas, Lorenzo era tratado como um objeto, no seu sentido literal. Durante uma cena do filme, Michaela nos traz essa questão quando fala que sempre pensou que a ciência médica estava a serviço dos sofredores, mas na verdade era o contrário, seu filho é que estava a serviço da ciência. Isso reflete uma realidade comum no meio cientifico onde os seres humanos muitas vezes são tratados como cobaias pelos cientistas, que se esquecem que os mesmos possuem sentimentos e estão sofrendo com o todo o processo da doença e tratamento. Os pais de Lorenzo mostraram que é possível realizar pesquisas e experimentos científicos sem esquecer que estamos lidando com vidas, com pessoas que merecem respeito e atenção não somente enquanto objetos de estudo, mas também como seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com