TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de fundamentos da educação

Por:   •  15/2/2016  •  Abstract  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  1.965 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentos da Educação 1

Aula 1

A profissão docente esta em crise pois se discute se o papel do professor e a questão das tecnologias; porem a profissão é primordial para o desenvolvimento do individuo e da sociedade mas precisa se adaptar.

A revolução tecnológica e o domínio universal dos mercados, tem profundos impactos na escola e toda a instituição escolar precisa passar por uma reciclagem.

A escola tem que transformar-se num lugar de analises criticas alunos devem procurar informações e analisa-las criticamente.

O docente não deve se sentir ameaçado pela tecnologia, mas entender que ela veio para somar sua tarefa.

Aula 2

Paideia- formação integral do homem grego.

Com os gregos surgiu a profissão docente pois eles inovaram e transmitiram de forma decisiva o saber e os costumes.

Homero e Hesíodo mostraram uma concepção heroica de homem, guerreiro, coragem, lealdade e seus valores intelectuais.

Os aedos não eram profissionais da educação eles transmitiam valores ideias da cultura helênica, sua tarefa era o aspecto artístico e ético.

Os sofistas com a participação dos cidadãos em atividades politicas houve a necessidade de convencer nas disputas verbais, recitar historia e poemas não convenciam mais. Entra o orador que podia influenciar nas decisões e vencer uma disputa verbal o orador toma o lugar poeta com a necessidade de mestres na arte da retórica surgem os primeiros professores os sofistas (são técnicos em retórica). Eles recebiam salários sem clientes eram políticos e artistas, ensinavam éticas jurídicas e politicas e sabre o que é conhecimento.

Relativismo afirma não haver verdades universais, mas opiniões individuais; ao defensor uma tese ela precisa ser aceita por todos. Tudo é relativo depende do ponto de vista de cada um.

Ceticismos todas as teses podem ser influenciadas ou improváveis, não há valores universais, só opiniões individuais. Característica dos Sofistas- questionava a verdade, técnica do bem falar, persuadir: retorica, visando o lucro e não a verdade.

Sócrates- achava que todo cidadão para se transformar era preciso cuidar da alma e do conhecimento, que cada um se perguntasse quem era e quais eram seus valores conhece-te a ti mesmo. Ele acreditava que a docência era uma missão, uma vocação.

Dialética- a verdade e o conhecimento surgem no dialogo.

Maiêutica- ajuda o outro a obter seus próprios conhecimentos, por meio de perguntas. O docente e o discente aprendem juntos na pratica do ensino aprendizagem.

Aula 3

Paidéia- formação é ação integral do homem, relação com coisas do mundo, com outros homens e consigo mesmo. È o ideal de formação do homem.

Areté- quer dizer excelência, o melhor entre todos. É algo conquistado ate um ideal. Porém a partir do século V A.C. o homem é também preparado para a cidadania. Os primeiros educadores foram os poetas. Surge a Pandeia como ideal educativo de desenvolvimento do homem como cidadão que vai se ampliando ainda mais para formar o homem para a Pólis que se dá origem ao termo político.

Os sofistas vendiam sem ensinamentos que desenvolveriam nos jovens o espírito crítico e argumentativo, dominando a arte da oratória para o exercício da vida política. Eles foram acusados de iludir os ouvintes sem comprometimento com a verdade.

Sócrates- buscava a essência do homem que residia na alma. Educava nas praças sem cobrar nada, pois achava que ensinar era uma tarefa divana. A razão humana deve buscar respostas às questões que formulava para chegar ao verdadeiro conhecimento, uma busca por si mesmo do que é universal e essencial e comum para todos os homens ou seja o que é ser homem. Ele nunca dava resposta ao que formulava. Pandeia socrática é a ação educativa voltada para a reflexão racional, do autoconhecimento com um Estado constituído por homens livres.

Platão- discípulo de Sócrates, porém desenvolve sua própria doutrina filosófica. A educação consiste na formação do homem como homem. A sociedade deveria ser governada por reis filosóficos e as crianças criadas pelo estado e com a mesma formação ate os 20 anos. Pelo fato de serem diferentes ocupariam lugares distintos na sociedade. Os com “almas de bronze” iriam para a agricultura, artesanato e comércios os com “alma de prata” os com coragem iriam para a defesa do Estado, os com “alma de ouro” estudariam filosofia para governar o Estado. A Paidéia de Platão despertava no homem o desejo de se tornar perfeito. E é pela filosofia que se discerne as formas políticas e individuais em que o poder é para os sábios e filósofos. O processo educativo do homem nunca acaba e esta presente nos tempos atuais.

Aula 4

Filosofia significava amizade pela sabedoria. Ela julga, avalia, pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com