TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Por:   •  8/9/2022  •  Dissertação  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Zenilda Felix da Silva

01296841

Nutrição

O que é e como atua uma enzima?

Enzimas são moléculas biológicas que atuam como catalisadores, ou seja, substâncias capazes de acelerar a velocidade das reações químicas que ocorrem nos organismos vivos sem serem consumidas nessas reações. A principal função das enzimas é participar de uma reação química, dentro ou fora da célula. Essa reação pode ser a quebra de um componente alimentar, como o amido encontrado no pão.

Como é feito o controle de sua atividade?

As enzimas podem ser reguladas por outras moléculas que aumentam ou diminuem sua atividade, (por modificações covalentes), como a adição de um grupo fosfato a resíduos de serina, treonina ou tirosina. As moléculas que aumentam a atividade enzimática são chamadas de ativadoras, e as moléculas que diminuem a atividade da enzima são chamadas de inibidoras. Como as enzimas guiam e regulam o metabolismo celular, elas tendem a ser cuidadosamente controladas. Os fatores que podem afetar ou controlar a atividade enzimática, incluindo pH e temperatura, bem como: Moléculas Reguladoras - A atividade enzimática pode ser "aumentada" ou "diminuída" pela ativação e inibição de moléculas que se ligam especificamente à enzima. Cofatores - Muitas enzimas funcionam apenas quando ligadas a moléculas auxiliares não proteicas, chamadas cofatores. Compartimentalização- O armazenamento de enzimas em compartimentos específicos evita que elas causem danos ou forneçam condições favoráveis ​​para sua atividade. Inibição retroativa - As principais enzimas metabólicas são geralmente inibidas pelo produto final da via que controlam (inibição retroativa).

O que são inibidores enzimáticos e como eles agem?

Os inibidores enzimáticos são moléculas que reduzem a atividade de uma enzima, ou seja, a taxa de uma reação enzimática causada por uma molécula causando essa atividade inibitória, chamados de inibidores e podem ser tanto componentes da própria célula quanto possivelmente suas substâncias estranhas. Os inibidores podem se ligar a uma enzima e impedir que o substrato se ligue ao sítio ativo. Isso é chamado de inibição competitiva porque o inibidor compete com o substrato da enzima.

Explique como uma modificação genética pode influenciar a atividade enzimática:

A edição de genes é responsável por recombinar estruturas de genes para criar novos organismos ou corrigir defeitos através da transferência de genes. As enzimas de restrição são importantes nesse processo porque com elas podem identificar, copiar, sequenciar e cortar pontos específicos isolados do DNA, que podem ser introduzidos no genoma, permitindo a edição genética, e até mesmo desativá-los ou silenciá-los.

Escolha um tipo de erro inato do metabolismo e redija uma redação de no mínimo 20 linhas descrevendo a doença, principais sinais e sintomas, as alterações metabólicas provocadas pelo erro inato e uma maneira de diagnosticá-lo.

As doenças genéticas são as mais complexas e difíceis, porque não podem ser completamente erradicadas. Uma dessas doenças é a porfiria aguda intermitente. Isso é causado por doenças genéticas que aumentam a quantidade de porfirias no sangue, embora existam formas adquiridas. As porfirias hereditárias são, portanto, difíceis de prevenir. O teste de DNA dos pais pode ser feito para descobrir se a criança tem porfiria. Evitar os desencadeantes de porfiria é a melhor medida preventiva contra ataques agudos. Doença autossômica dominante rara caracterizada por deficiência parcial da porfobilinogênio deaminase, que leva ao acúmulo de precursores de porfirina no organismo. A maioria dos pacientes permanece assintomática, mas os sintomas podem ser induzidos pelo uso de certos medicamentos, níveis elevados de progesterona ou alterações no estado nutricional, história familiar, sexo feminino.  Os sintomas mais comuns são dores no abdômen, braços, pernas, costas e tórax; taquicardia; hipertensão; náusea e vomito; constipação e neuropatia motora periférica, não  acompanhada de inflamação. A urina vermelha ou marrom ocorre como resultado de um aumento significativo na produção de urina de agentes hemoterapêuticos.  As porfirias são divididas em hematopoiéticas, hepáticas agudas e hepáticas crônicas. Os subtipos clinicamente mais importantes são a porfiria cutânea tardia e a porfiria aguda intermitente. A precisão do diagnóstico depende da medição das porfirinas urinárias e fecais, da análise da atividade enzimática eritrocitária e, possivelmente, da busca de mutações. O material biológico para pesquisa deve ser coletado durante o período em que apresentar os sintomas compatíveis com crises de porfiria. Esse momento é imprescindível para fazer o teste e a interpretação do diagnóstico de porfiria aguda intermitente. O tratamento da porfiria aguda consiste no tratamento imediato dos sintomas e na prevenção de possíveis complicações. Em casos graves, a hospitalização pode ser necessária. Interromper medicamentos que podem estar causando sintomas, tomar medicamentos para controlar a dor, náusea e vômito, tratamento imediato de infecções ou outras condições subjacentes que possam estar causando sintomas, manter ingestão adequada de carboidratos para prevenir desidratação por administração intravenosa ou oral injeção de hemina, a droga que é um tipo de heme que limita a produção de porfirinas do corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com