TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Glicação da Hemoglobina

Por:   •  5/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Processo de Glicação da Hemoglobina

Introdução sobre a hemoglobina glicada.

A hemoglobina é uma proteína presente nas células vermelhas do sangue chamadas hemácias, e é a principal responsável no transporte do oxigênio dos pulmões para os demais tecidos do organismo. As hemácias entretanto tem seu período de vida em torno de 90 dias presentes na corrente sanguínea dentro desse período a hemoglobina fica exposta a glicose também presente na circulação sanguínea se liga à hemoglobina formando a hemoglobina glicada. A hemoglobina glicada consegue ser medida o que mais ou menos uma estimativa da glicemia (quantidade de glicose no sangue) daquele paciente permitindo assim uma rápida diagnosticação de doenças como diabetes (níveis muito elevados de glicose no sangue).

Processo de formação.

A glicação da hemoglobina com a glicose não é enzimática, ou seja, não é uma reação acelerada pelas enzimas (proteínas) com funções catalisadoras, com isso consequentemente ela é lenta e contínua, é também um processo irreversível, com exceção da primeira etapa. Essa ação é composta por etapas. A primeira delas é tida como a única que é reversível, e tem como produto um composto intermediário chamado de “base de Schiff” que é um grupo funcional que leva o nome de seu descobridor e que se consiste em uma dupla ligação entre um carbono e um nitrogênio em que o nitrogênio esteja conectado a um grupo arila ou alquila. Na segunda etapa o composto “base de Schiff” sofre uma série de rearranjos para obtenção de um produto estável que resulta na cetoamina, esse composto por sua vez acaba ciclizando que é o que origina o produto final: a hemoglobina glicada. As reações posteriores geram compostos secundários denominados de “produtos finais de glicação avançada” dos quais se ligam de forma cruzada as proteínas ali presentes danificando-as e gerando alterações patológicas no indivíduo.

Fonte: NELSON, D.L; COX, M.M. Princípios da Bioquímica de Lehninger. 6ªed. Artmed. 2014. 251 p.[pic 1]

Glicoproteínas e a migração dos neutrófilos para local de inflamação tecidual

Introdução sobre as Glicoproteínas:

Glicoproteínas são proteínas que possuem ligações covalentes a uma ou mais cadeias de oligossacarídeos (polissacarídeos pequenos). Podem ser encontradas dentro das células, em grânulos de secreção, na superfície externa da membrana plasmática, no sangue, na matriz celular e formam a maioria das proteínas secretadas, nos lisossomos ou no complexo de Golgi. São formadas por cadeias heterogêneas, que ajudam no dobramento e na estabilidade da proteína trazendo informações sobre seu destino. As glicoproteínas se aderem muito bem com outras proteínas. Após o processo de traduçao elas podem passar por várias modificaçoes como por exemplo a glicosilação. (COSTA, Yanna Dias. Glicoproteinas. 2019.)

Processo de migração dos neutrófilos pra o local de inflamação tecidual:

Normalmente em um fluxo regular as células sanguíneas percorrem seu caminho no meio dos vasos aonde a resistência é menor e a velocidade do fluxo, maior. Havendo vasodilatação a velocidade do fluxo sanguíneo diminui podendo ocorrer assim uma maior incidência de colisões das células endoteliais ativadas. (ANDRADE6, Wilson de Melo Cruvinel. Sistema Imunitário – Parte I: Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória. 2010. 16 f. São Paulo,2010.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (76.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com