TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Rítmica e Expressiva

Por:   •  24/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Simone Lara Brandão de Oliveira

GINÁSTICAS, ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

                                       BATATAIS  2020

Descrição da atividade

A Educação Física escolar tem a finalidade de estimular e incentivar os alunos a produzirem movimentos próprios e trabalhar a dança de uma forma criativa e autônoma que ira possibilitar a exploração da criatividade e de novas formas de movimentação corporal. Para viabilizar a educação rítmica pela diversidade, deve se utilizar música para aumentar a motivação e a criatividade a ser explorado através dos movimentos.

A dança é uma forma que o individuo tem de canalizar e expressar seus sentimentos, pensamentos e emoções de forma individual ou coletivamente.

O professor tem um papel importante como mediador de novos movimentos, seja por meio de sugestões verbais, corporais , ampliando o vocabulário motor e o senso perceptivo, aumentar os horizontes e formar pensamentos críticos do aluno. Levar os alunos a apreciação e valorização artísticas, manifestações rítmicas e expressivas da cultura popular, dando ênfase as contribuições culturais e históricas contidas nos trabalhos de dança.

Desenvolver e aprimorar habilidades e capacidades físicas, coordenação motora, equilíbrio dinâmico, flexibilidade, resistência, agilidade e a elasticidade muscular. Importante ressaltar a intensa integração dos domínios cognitivos, afetivos, sociais e motores, pois permitem a memorização para movimentos, onde se expressa sentimentos, personalidades e a estética das habilidades motoras. Importante o trabalho grupal em atividades rítmicas e expressivas, pois facilita a socialização.

Segue abaixo as oito metas com objetivos e finalidades.

        

  1. Possibilitar a exploração da criatividade por meio da descoberta e da busca de novas formas de movimentação corporal.

A educação física em âmbito escolar tem como objetivo estimular a criatividade, envolto a um espaço controlado, com menor risco e com incentivo a criatividade, conhecimento corporal, acesso a musicalidade e diferentes expressões que somadas, são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades motoras, criativas, culturais e intelectuais.

  1. - Viabilizar a educação rítmica, pela diversificação na dinâmica das ações motoras e por utilizar a música, a percussão, o canto e outros recursos como instrumentos para aumentar a motivação.

O ritmo faz parte da natureza biológica do ser humano, desde os batimentos cardíacos da mãe sentidos pelo feto, o balançar rítmico do andar, do balanço da infância e do ninar, associado a instrumentos musicais o ritmo se faz presente no cotidiano e na essência cultural do ser humano, fonte de pertencimento cultural e associação social.

Associar o ritmo, as batidas percepcionais e o canto com os movimentos corporais constitui parte da estrutura de treinamento do movimento físico, e sugere a essência motivacional que preenche a mente e fortalece o corpo além de empoderar as características culturais, fomentando a resistência, o orgulho e a identidade de um país, um povo, uma comunidade, entre outros.

  1. - Canalizar para a expressividade, por refletir sentimentos, pensamentos e emoções.

As atividades expressivas sendo individuais ou coletivas identificam a essência humana com ênfase nos valores de empatia, trabalho em grupo, sentimento de pertencimento, além de desenvolver e aprimorar sentimentos de ordem coletiva ou de amor próprio, estando na essência da aula de Educação física a possibilidade de variadas expressões de ordem verbal e sensorial, além de emocional, enaltecendo a sensação do controle ,noção de força, capacidade, auto estima e comunicação. 

  1. - Ampliar o vocabulário motor e o senso perceptivo.

O docente das práticas relacionadas às variadas modalidades da Educação física age como intermediário entre o conhecimento das estratégias educacionais e a motivação na efetivação da aula, essa motivação pode ser ampliada por diferentes recursos, tais como (apresentação de filmes, vídeos, referências nas áreas, apresentações, entre outros), estratégias que servem como condutor, não para padronização, mas para inspiração ou contextualização das ações a serem aplicadas.

  1. Ampliar os horizontes e formar pensamentos críticos, conduzindo á  participação, compreensão, desfrute e reconstrução das atuais conjunturas das artes e também das condições de cidadania.

Cabe ao professor explorar ao máximo e de forma expressiva a amplitude das expressões culturais que fomentam e enaltecem os valores culturais que integram uma sociedade e ou explorar e tomar conhecimento das demais culturas de outras sociedades, comunidades, países, entre outros. No mesmo intuito o docente pode proporcionar ao indivíduo uma melhor autenticidade de sua identidade e conhecimento próprio enfatizando sua capacidade de escolha e identificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com