TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA E O PROCESSO EDUCACIONAL

Por:   •  20/8/2017  •  Dissertação  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

UniAGES

CENTRO UNIVERSITÁRIO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

JOSÉ PINTO DIAS NETO

EDUCAÇÃO FISICA E O PROCESSO EDUCACIONAL

Produção única apresentada no curso de licenciatura em Educação Física 4º período A noturno  na UniAGES Centro universitário , como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial nas disciplinas Atividades Rítmicas e Expressivas (Cleiton Antônio Oliveira); Fundamentos da Educação ( Ana Paula Souza); Prática Educativa: Natação  (Ana Paula  Souza); Bases Biológicas Aplicada a Educação Física ( Camila Dantas)  e Prática Educativa: Atletismo (Ana Paula Souza).

Orientador: Professor esp. Cleiton Antônio Oliveira

Paripiranga/BA

2016

1. INTRODUÇÃO

1.1APRESENTAÇÃO DO CASO

        De acordo com a LDB com a lei 9.394/96 afirma que a Educação Física é obrigatória na educação básica. Diante disso, é perceptivo as mazelas educacionais referente a esta disciplina que em uma visão social não é valorizada como tão quantos as outras disciplinas exatas.

        Na escola estadual Cesar Borges, encontra-se um profissional de Educação Física sem formação na área para suprir a necessidade desse profissional, pois para a gestora o importante é que seus alunos não fiquem sem ter a aula de Educação Física e lembrando que para esta gestora o importante são as aulas dentro da dimensão procedimental. Dando inicio ao ano letivo de 2016 todos os docentes deverão entregar na semana pedagógica o seu plano de ensino, porem como o professor não tem conhecimento da disciplina a gestora disse que ele iria apenas nessa primeira unidade trabalhar o conteúdo de natação no ensino médio.

        Excepcionalmente este ano a escola inicia um projeto de inclusão, entraram alguns alunos com necessidades especiais. Da educação infantil ao médio, neste projeto a inclusão será desde a sala de aula ate as aulas de educação física.

        Durante os encontros na semana pedagógica, a diretora dialogou com o professor de Educação Física:

Diretora- professor marcos, daqui a dois meses acontecera uma competição de natação estadual na qual os alunos do ensino médio irão participar e durante suas aulas necessitara os melhores para competição.

Marcos- gestora como irei fazer esta seleção?

Diretora- suas aulas serão apenas praticas e claro dentro do método tradicional, ou seja um método voltado para o rendimento da aptidão física. Sua seleção vai ser feita dentro das quatro modalidades, peito, costa, borboleta e crawl.

Marcos- como não tenho conhecimento na área, irei fazer uma busca epistemológica e como também todo acesso aos meios de comunicação para esta apto a preparar os alunos para competição.

Diretora- muito bem professor, pois nosso objetivo é ser destaque estadual de natação.

        Portanto, lembrando que o instrumento de trabalho do profissional de educação física é a cultura corporal do movimento, em pleno século XXI         ainda encontra-se em construção e temos muitos desafios pela frente.

2. DESENVOLVIMENTO

        De acordo com o caso apresentado alguns problemas surgem no processo educacional, mais especificamente dentro das aulas de Educação Física, evidenciando a atuação de profissionais incapacitados que são responsáveis pela medicação dos conhecimentos das aulas teóricas e praticas.

        Os profissionais atuantes aderem em alguns casos ao método tradicional que prioriza a competitividade, promovendo assim a exclusão de parte dos alunos que não estão aptos a participarem de atividades físicas ou ate mesmo por não se familiarizarem com determinadas praticas. Os gestores das escolas não compreendem na maioria das vezes a importância da disciplina no contexto escolar, fazendo com que a disciplina se torne irrelevante.

        A educação é um processo muito antigo, que faz parte de diversas culturas que possuem suas normas e costumes para o convívio em sociedade. Piletti e Piletti  (2013) afirmam que a educação era iniciada através da família, onde os pais eram responsáveis pelos ensinamentos naturais de um ser humano, alem dos deveres para o convívio em sociedade.

        Piletti e Piletti (2013) afirmam ainda que no pensamento platônico nem todos possuíam uma capacidade de desenvolvimento intelectual, alem de ressaltar a importância da educação na formação moral do homem como uma dependência do estado no seu caráter de justiça.

        O processo educacional com suas contribuições para a vida em sociedade também pode trazer pontos negativos enquanto ao seu alcance de ensino de qualidade democrático, ou mesmo da integração de todos os cidadãos. Delors e Eufrazio entendem que a educação pode fazer surgir a exclusão pela diversidade sociocultural existente em toda sociedade.

        Bracht (1999) afirma que a Educação Física nasceu com objetivos estéticos, na busca por corpos bonitos e saudáveis para atender as necessidades produtivas, com o auxilio da medicina.

        Para Kunz (1991) apud Marques e Iora (2009) a Educação Física possui três objetivos, que vai desde a função biológica desenvolvendo as qualidades físicas, além da sinestésica que resulta no desenvolvimento motor, como também a integradora promovendo o contato social através dos esportes.

        Dentro da educação formal mais especificamente no currículo escolar, a Educação Física surge como uma possibilidade de estudarmos o corpo em movimento, pensando numa educação integral. Contando com o apoio da LDB com a lei 9.394/96  a disciplina se tornou obrigatória dentro do processo educacional.        

        Os esportes como conteúdo próprio da educação física no currículo escolar tem um importante papel na formação do cidadão. Para Santin (1999) esta educação é a mais importante para a vida, onde aprendemos a saber viver.

        O método tradicional  o qual muitos profissionais trabalham acaba promovendo um processo de exclusão de determinados alunos que não são familiarizados com os diversos esportes envolvidos na disciplina.

        Praticas educativas como Dança, Natação e Atletismo estão dentro dos esportes que podem ser utilizados na escola estando previsto pelos PCNs para o desenvolvimento do ser humano na sua integralidade como corpo e mente.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com