TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ergonomia e Ginástica Laboral

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

                                   

Ergonomia e Ginástica Laboral

LUCAS CAMARA DA SILVEIRA

R.A.: 8055844

CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – 2018

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR    

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

 PORTFÓLIO SOBRE

Ergonomia e Ginástica Laboral

Atividade sobre:  Ergonomia e Ginástica Laboral, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano –   EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Ergonomia e Ginástica Laboral

Aluno (a): LUCAS CAMARA DA SILVEIRA

R.A.: 8055844

                                               Professor (a) /Tutor (a) a Distância:

Carmen Aparecida Malagutti de Barros

CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ – 2018


Disciplina: Ergonomia e Ginástica Laboral

Tarefa: Atividade no portfólio

Nome: Lucas Câmara da Silveira

RA: 8055844

Turma: DGEFB1801CGZA4S

Parecer do Tutor:

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:

1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.

2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.

3) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.

4) A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) permite identificar e ajustar as condições de trabalho que possam trazer prejuízos a saúde do trabalhador. Baseado no protocolo de identificação de fatores de riscos dos postos de trabalho, elaborada pelo grupo Ergo & Ação e SimuCad da UFSCAR, descreva o que é recomendado nas tarefas relacionado a:

a) Visão.

b) Espaço para pernas.

c) Assento.

d) Posturas de trabalho e movimento.

1 OS DOMÍNIOS DA ERGONOMIA

        Os 3 domínios da ergonomia são: Ergonomia Física, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia Organizacional. Descreveremos e exemplificaremos esses domínios no dia a dia de um professor de academia. 

1.1 ERGONOMIA FÍSICA

        Lida com as respostas do corpo humano (anatomia humana), à carga física e psicológica. Nesse domínio se inclui a manipulação de materiais e pesos (anilhas, barras, caneleiras), arranjo físico de estações de trabalho, demandas do trabalho e fatores tais como repetição, força e postura estática, relacionada com lesões musculoesqueléticas. Nesse domínio também se incluem os ruídos da sala de musculação, volume da música e temperatura (PADOVEZ 2015).

1.2 ERGONOMIA COGNITIVA

        Se trata do domínio mais complicado de se avaliar pois refere-se aos processos mentais, como percepção, raciocínio e atenção, a cognição, controle motor, armazenamento e recuperação de memória e como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. O foco dessa abordagem está no estudo da carga mental de trabalho, na tomada de decisões, a abordagem dos alunos, nas estratégias, no estresse ocupacional e nos efeitos do treinamento (PADOVEZ 2015).

1.3 ERGONOMIA ORGANIZACIONAL

        Domínio que aborda a otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo as estruturas organizacionais, regras e processos. Tópicos relevantes incluem trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética. Trata-se de conhecer as regras do ambiente e conhecer e utilizar as ferramentas no seu trabalho (PADOVEZ 2015).

2 TAYLORISMO, E SEUS PRINCÍPIOS

        

        No final do século XIX nos Estados Unidos, surgiu um movimento elaborado por Frederick Winslow Taylor que tinha a característica de organizar, e também a dividir as tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.

        De acordo com Ribeiro (2015), alguns autores da economia clássica da época já tinham a ideia que era necessário estratégias de organização e controle do trabalho, porém Frederick Winslow Taylor foi quem, nas últimas décadas do século XIX, desenvolveu a ideia de gerência científica, surgindo na cadeia de desenvolvimento desses métodos e organização do trabalho.

        Frederick Winslow Taylor propôs uma ideia de uma gerência que criasse, através de métodos de experimentação do trabalho, regras e maneiras padrões de executar o trabalho. Essas regras padrões seriam obtidas pela melhor equação possível entre tempo e movimento. Para Taylor a garantia da eficiência era papel fundamental da gerência. Assim, criava-se métodos padronizados de execução que deveriam otimizar a relação entre tempo e movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (220.2 Kb)   docx (73.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com